Diagn?stico e perspectivas de desenvolvimento s?cio-educacional dos assentados rurais da comunidade de Vila Nova, Santa Rosa do Sul - SC e a participa??o do IFECTC - Campus Sombrio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Reinke, Adalberto lattes
Orientador(a): Costa Neto, Canrobert Penn Lopes lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o Agr?cola
Departamento: Instituto de Agronomia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/160
Resumo: Nosso objetivo geral foi diagnosticar a comunidade de Vila Nova, no Munic?pio de Santa Rosa do Sul - SC, em termos s?cio-educacionais; e os objetivos espec?ficos foram: realizar o levantamento das necessidades da comunidade, identificar as poss?veis quest?es que impe?am ou inviabilizem o desenvolvimento local e subsidiar futuras a??es de desenvolvimento da comunidade. A comunidade de Vila Nova, pr?xima ? institui??o, foi a ?rea escolhida para ser diagnosticada, nesta Disserta??o, por ser uma comunidade muito carente e que busca a melhoria de vida dos assentados rurais ali estabelecidos. ? apenas de maneira participativa e dial?gica que a institui??o de ensino pode se propor a apoiar a comunidade a enfrentar os seus problemas da forma mais adequada ? sua realidade particular. A pesquisa participante contribui diretamente para a resolu??o de problemas de interesse coletivo. As fam?lias do assentamento rural de Vila Nova e o Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia Catarinense - Campus Sombrio s?o os protagonistas. Sessenta e seis fam?lias residem no assentamento de Vila Nova, distribu?das numa agrovila, onde ocupam um pequeno lote urbano que ? destinado tamb?m para o cultivo de hortali?as e a cria??o de pequenos e m?dios animais para subsist?ncia. Os lotes rurais, com ?rea m?dia de dez hectares, se localizam ao redor da agrovila. Muitos residentes n?o possuem mais, ou nunca possu?ram, um lote rural. Temos como meta realizar a pesquisa participativa, que ? a condi??o ideal para realiza??o de um bom diagn?stico, e por conseq??ncia ter o apoio da comunidade escolhida para que se sinta envolvida e compartilhando com os mesmos objetivos e a firme busca da melhoria de seu lugar de viv?ncia. Para a coleta de dados aplicaremos um question?rio, entrevistaremos os l?deres, faremos anota??es baseadas em observa??es in loco e registraremos o cotidiano em fotografias. O Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia Catarinense - Campus Sombrio, institui??o de ensino predominantemente agr?cola da regi?o do extremo sul de Santa Catarina, auxilia a promover o desenvolvimento local e a busca da melhoria da qualidade de vida da regi?o de abrang?ncia. No entanto, para realizar estas colabora??es, faz-se necess?rio que se disponha de conhecimento maior da realidade local para subsidiar futuras a??es de apoio. A disserta??o consta de quatro cap?tulos assim denominados: o primeiro, que vem ap?s a introdu??o, ? uma busca de referencial te?rico sobre Educa??o para o Trabalho; O segundo mostra a localiza??o e o hist?rico do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia Catarinense - Campus Sombrio; O terceiro cap?tulo descreve e busca o referencial te?rico sobre a popula??o rural, assentamentos, hist?rico e localiza??o do Assentamento de Vila Nova e o diagn?stico realizado no referido assentamento; O quarto cap?tulo apresentar? a participa??o do Instituto no processo de desenvolvimento s?cio-educacional dos assentados rurais de Vila Nova. Logo ap?s est?o a conclus?o da pesquisa, depois as refer?ncias bibliogr?ficas e, por fim, os anexos.
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