Convite às equações diofantinas: uma abordagem para a educação básica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Altino da Silva Neto lattes
Orientador(a): Alberto Martin Martinez Castaneda lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Roraima
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=343
Resumo: Nesta dissertação, apresentamos os resultados de uma ampla pesquisa bibliográfica sobre as equações diofantinas e seus métodos de solução mais utilizados. A mais simples desta classe de equações é a da forma ax + by = c, com a, b e c números inteiros e ab 6= 0, chamada equação diofantina linear nas duas incógnitas x e y. No trabalho, expomos diversos métodos de resolução destas equações, em duas e três incógnitas. Para tanto, utilizamos conceitos de divisibilidade, divisão euclidiana, máximo divisor comum, números primos, dentre outros, que formam parte do currículo do Ensino Fundamental. No Brasil, as equações diofantinas não são comumente exploradas na Educação Básica, embora sejam perfeitamente compreensíveis nesse nível, como se mostra no texto do professor A. Guelfond, consultado na redação do trabalho. Na dissertação, incluímos, também, um capítulo sobre as contribuições de Diofanto para a Aritmética, que pode ser uma fonte de motivação para o estudo das equações diofantinas; e outro capítulo, ampliando as perspectivas sobre equações diofantinas não lineares. Esperamos que o trabalho seja uma fonte bibliográfica facilmente acessível aos professores da Educação Básica, e estimule seu interesse e criatividade para a introdução elementar desses conteúdos na prática docente e na preparação dos alunos para as Olimpíadas de Matemática.
id UFRR_10ba7206c5a95d849c9b340a771bbe08
oai_identifier_str oai:bdtd.ufrr.br:271
network_acronym_str UFRR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisConvite às equações diofantinas: uma abordagem para a educação básica2016-08-24Alberto Martin Martinez Castanedahttp://lattes.cnpq.br/4672567020559479 http://lattes.cnpq.br/4403870376012104555Altino da Silva NetoUniversidade Federal de RoraimaPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATUFRRBRteoria dos números equações diofantinas equações lineares equações não linearesnumber theory diophantine equations linear equations nonlinear equationsMATEMATICANesta dissertação, apresentamos os resultados de uma ampla pesquisa bibliográfica sobre as equações diofantinas e seus métodos de solução mais utilizados. A mais simples desta classe de equações é a da forma ax + by = c, com a, b e c números inteiros e ab 6= 0, chamada equação diofantina linear nas duas incógnitas x e y. No trabalho, expomos diversos métodos de resolução destas equações, em duas e três incógnitas. Para tanto, utilizamos conceitos de divisibilidade, divisão euclidiana, máximo divisor comum, números primos, dentre outros, que formam parte do currículo do Ensino Fundamental. No Brasil, as equações diofantinas não são comumente exploradas na Educação Básica, embora sejam perfeitamente compreensíveis nesse nível, como se mostra no texto do professor A. Guelfond, consultado na redação do trabalho. Na dissertação, incluímos, também, um capítulo sobre as contribuições de Diofanto para a Aritmética, que pode ser uma fonte de motivação para o estudo das equações diofantinas; e outro capítulo, ampliando as perspectivas sobre equações diofantinas não lineares. Esperamos que o trabalho seja uma fonte bibliográfica facilmente acessível aos professores da Educação Básica, e estimule seu interesse e criatividade para a introdução elementar desses conteúdos na prática docente e na preparação dos alunos para as Olimpíadas de Matemática.In this dissertation, the results of a wide bibliographic research about Diophantine equations and their most used solution methods are exposed. The simplest equation of these class is the one in the form ax + by = c, with a, b and c integers numbers and ab 6= 0, called Diophantine linear equation in the unknowns x and y. Divers solutions methods for these equations, in two or three unknowns are discussed. Therefore, concepts like divisibility, Euclidean division, grated common divisor, prime numbers, among others, that are included in the Elementary Schools curriculum. In Brazil, Diophantine equations are not commonly exploited in Basic Education, even though they are perfectly understandable at this educational level, like Professor A. Guelfond shows in his book consulted in the redaction of the dissertation. There are also a chapter about Diophantuss contributions to Arithmetic, which can be a source of motivation to study the Diophantine equations; and another chapter, extending perspectives, about nonlinear Diophantine equations. We hope that the dissertation becomes a suitable easy accessible bibliographic font for Basic Education teachers and stimulates their interest and creativity for an elemental introducing of these contents in their teaching and in the students training for Math Olympiads. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorhttp://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=343application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRR2024-04-22T16:48:55Zoai:bdtd.ufrr.br:271Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/index.phpPUBhttp://www.bdtd.ufrr.br/tde_oai/oai3.phpbiblioteca.central@ufrr.br||biblioteca.central@ufrr.bropendoar:2016-12-02T06:43:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.pt.fl_str_mv Convite às equações diofantinas: uma abordagem para a educação básica
title Convite às equações diofantinas: uma abordagem para a educação básica
spellingShingle Convite às equações diofantinas: uma abordagem para a educação básica
Altino da Silva Neto
title_short Convite às equações diofantinas: uma abordagem para a educação básica
title_full Convite às equações diofantinas: uma abordagem para a educação básica
title_fullStr Convite às equações diofantinas: uma abordagem para a educação básica
title_full_unstemmed Convite às equações diofantinas: uma abordagem para a educação básica
title_sort Convite às equações diofantinas: uma abordagem para a educação básica
author Altino da Silva Neto
author_facet Altino da Silva Neto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alberto Martin Martinez Castaneda
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4672567020559479
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4403870376012104555
dc.contributor.author.fl_str_mv Altino da Silva Neto
contributor_str_mv Alberto Martin Martinez Castaneda
description Nesta dissertação, apresentamos os resultados de uma ampla pesquisa bibliográfica sobre as equações diofantinas e seus métodos de solução mais utilizados. A mais simples desta classe de equações é a da forma ax + by = c, com a, b e c números inteiros e ab 6= 0, chamada equação diofantina linear nas duas incógnitas x e y. No trabalho, expomos diversos métodos de resolução destas equações, em duas e três incógnitas. Para tanto, utilizamos conceitos de divisibilidade, divisão euclidiana, máximo divisor comum, números primos, dentre outros, que formam parte do currículo do Ensino Fundamental. No Brasil, as equações diofantinas não são comumente exploradas na Educação Básica, embora sejam perfeitamente compreensíveis nesse nível, como se mostra no texto do professor A. Guelfond, consultado na redação do trabalho. Na dissertação, incluímos, também, um capítulo sobre as contribuições de Diofanto para a Aritmética, que pode ser uma fonte de motivação para o estudo das equações diofantinas; e outro capítulo, ampliando as perspectivas sobre equações diofantinas não lineares. Esperamos que o trabalho seja uma fonte bibliográfica facilmente acessível aos professores da Educação Básica, e estimule seu interesse e criatividade para a introdução elementar desses conteúdos na prática docente e na preparação dos alunos para as Olimpíadas de Matemática.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=343
url http://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRR
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@ufrr.br||biblioteca.central@ufrr.br
_version_ 1797065792011894784