As TIC como facilitadoras da aprendizagem significativa no ensino de física

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Moraes, José Uibson Pereira lattes
Orientador(a): Barbosa, Celso José Viana lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
TIC
Palavras-chave em Inglês:
ICT
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5202
Resumo: Starting from the reality of physics teaching today, and that this teaching is sometimes criticized, then it is thought to contribute to its improvement. With this motivation this research is intended to understand how the use of Information and Communication Technologies can contribute to the facilitation of The Meaningful Learning in the physics teaching. Therefore, it was used as theoretical support The Meaningful Learning of Ausubel in itself, The Education Theory of Novak and Gowin‟s Teaching and Learning Model. The methodology used was the action research. Data collection was obtained from the concept maps created by the students as well as notes and audio recordings. For quantitative analysis of the maps was used the score suggested by Gowin and Alvarez (2005), generating a score for each map. As for the qualitative analysis we used the classification levels of the Taxonomy Cañas et al. (2006). From these analyzes, we observed evidence of significant learning tied to the contribution of ICT.
id UFS-2_00c748e0546e2de642c1f62c0f0efb05
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/5202
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Moraes, José Uibson Pereirahttp://lattes.cnpq.br/9286730522002930Barbosa, Celso José Vianahttp://lattes.cnpq.br/46803585559435002017-09-26T18:15:46Z2017-09-26T18:15:46Z2012-05-14https://ri.ufs.br/handle/riufs/5202Starting from the reality of physics teaching today, and that this teaching is sometimes criticized, then it is thought to contribute to its improvement. With this motivation this research is intended to understand how the use of Information and Communication Technologies can contribute to the facilitation of The Meaningful Learning in the physics teaching. Therefore, it was used as theoretical support The Meaningful Learning of Ausubel in itself, The Education Theory of Novak and Gowin‟s Teaching and Learning Model. The methodology used was the action research. Data collection was obtained from the concept maps created by the students as well as notes and audio recordings. For quantitative analysis of the maps was used the score suggested by Gowin and Alvarez (2005), generating a score for each map. As for the qualitative analysis we used the classification levels of the Taxonomy Cañas et al. (2006). From these analyzes, we observed evidence of significant learning tied to the contribution of ICT.Partindo da realidade do ensino de Física atualmente, e que este ensino, em certas ocasiões, é alvo de críticas, pensa-se então em como contribuir para a sua melhoria. Com esta motivação, buscou-se com esta pesquisa compreender como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação pode contribuir para a facilitação da Aprendizagem Significativa no ensino de Física. Para tanto, foi usada como suporte teórico a própria Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, além da Teoria de Educação de Novak e do modelo de ensino-aprendizagem de Gowin. A metodologia usada foi a pesquisa-ação. A coleta de dados foi obtida a partir de mapas conceituais criados pelos alunos, assim como anotações e gravações em áudio. Para a análise quantitativa dos mapas, utilizou-se a pontuação sugerida por Gowin e Alvarez (2005), gerando um escore de cada mapa. Já para a análise qualitativa, utilizaram-se os níveis de classificação da Taxonomia de Cañas et al. (2006). A partir destas análises, foram observados indícios de aprendizagem significativa atrelada à contribuição das TIC.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFSBRTICAprendizagem significativaEnsino de físicaICTMeaningful learningPhysics teachingCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAs TIC como facilitadoras da aprendizagem significativa no ensino de físicaThe ICT facilitate meaningful learning in physics teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALJOSE_UIBSON_PEREIRA_MORAES.pdfapplication/pdf10762989https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5202/1/JOSE_UIBSON_PEREIRA_MORAES.pdfb8a38c3ef17aeb0412e5082804a8810dMD51TEXTJOSE_UIBSON_PEREIRA_MORAES.pdf.txtJOSE_UIBSON_PEREIRA_MORAES.pdf.txtExtracted texttext/plain370991https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5202/2/JOSE_UIBSON_PEREIRA_MORAES.pdf.txt6834ee4cec3346b97a63012c440c1d9dMD52THUMBNAILJOSE_UIBSON_PEREIRA_MORAES.pdf.jpgJOSE_UIBSON_PEREIRA_MORAES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5202/3/JOSE_UIBSON_PEREIRA_MORAES.pdf.jpg48d826637ef746ff72534975fd28468bMD53riufs/52022017-11-28 17:25:56.289oai:ufs.br:riufs/5202Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-28T20:25:56Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv As TIC como facilitadoras da aprendizagem significativa no ensino de física
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The ICT facilitate meaningful learning in physics teaching
title As TIC como facilitadoras da aprendizagem significativa no ensino de física
spellingShingle As TIC como facilitadoras da aprendizagem significativa no ensino de física
Moraes, José Uibson Pereira
TIC
Aprendizagem significativa
Ensino de física
ICT
Meaningful learning
Physics teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short As TIC como facilitadoras da aprendizagem significativa no ensino de física
title_full As TIC como facilitadoras da aprendizagem significativa no ensino de física
title_fullStr As TIC como facilitadoras da aprendizagem significativa no ensino de física
title_full_unstemmed As TIC como facilitadoras da aprendizagem significativa no ensino de física
title_sort As TIC como facilitadoras da aprendizagem significativa no ensino de física
author Moraes, José Uibson Pereira
author_facet Moraes, José Uibson Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, José Uibson Pereira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9286730522002930
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Celso José Viana
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4680358555943500
contributor_str_mv Barbosa, Celso José Viana
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Aprendizagem significativa
Ensino de física
topic TIC
Aprendizagem significativa
Ensino de física
ICT
Meaningful learning
Physics teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv ICT
Meaningful learning
Physics teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Starting from the reality of physics teaching today, and that this teaching is sometimes criticized, then it is thought to contribute to its improvement. With this motivation this research is intended to understand how the use of Information and Communication Technologies can contribute to the facilitation of The Meaningful Learning in the physics teaching. Therefore, it was used as theoretical support The Meaningful Learning of Ausubel in itself, The Education Theory of Novak and Gowin‟s Teaching and Learning Model. The methodology used was the action research. Data collection was obtained from the concept maps created by the students as well as notes and audio recordings. For quantitative analysis of the maps was used the score suggested by Gowin and Alvarez (2005), generating a score for each map. As for the qualitative analysis we used the classification levels of the Taxonomy Cañas et al. (2006). From these analyzes, we observed evidence of significant learning tied to the contribution of ICT.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/5202
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/5202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5202/1/JOSE_UIBSON_PEREIRA_MORAES.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5202/2/JOSE_UIBSON_PEREIRA_MORAES.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5202/3/JOSE_UIBSON_PEREIRA_MORAES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b8a38c3ef17aeb0412e5082804a8810d
6834ee4cec3346b97a63012c440c1d9d
48d826637ef746ff72534975fd28468b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351078426705920