A figura dos professores nas histórias em quadrinhos : paralelos entre a produção de Maurício de Souza e Charles Schulz

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Macedo Filho, Manoel Dantas lattes
Orientador(a): Teixeira, Ana Maria Freitas lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4662
Resumo: The present work has as proposal expose the representation of teachers in comic books, introducing the relevant research line studies teacher training: knowledge and skills, graduate program in education of the UFS. For both the analysis turns to the work of Maurício de Souza, with the character´s comic Chico Bento; and Charles Schulz, with strips of Snoopy and the gang (Peanuts), considering the look of high school students from a school in the public school system in Aracaju (SE) with reference to the contribution of the theory of social representations. The qualitative research was chosen to exhibit and interpret the relationships recorded in data collection with the use of the fanzine and the questionnaires. The main problem being considered does not seem to be checking whether the current production of comics strives and/or discusses educational issues in a transparent manner and understandable by anyone who creates and for whom the consumes, since several projects checked already pored over this, but understand if the images themselves that feature teachers in comics may also allow a legitimate print showing somehow just their representations. For generation and coherent dissemination of this exhibition |graphic-figurative|, the focus is set by probable similarities observed between two sets different compositional elements with regard to authorship and origins, but with a similar orientation, referencing the same thematic and segment.
id UFS-2_12add30e74dd56c3b4bb827864cb024f
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/4662
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Macedo Filho, Manoel Dantashttp://lattes.cnpq.br/1789337412917532Teixeira, Ana Maria Freitashttp://lattes.cnpq.br/58964039497349222017-09-26T17:48:06Z2017-09-26T17:48:06Z2014-02-21https://ri.ufs.br/handle/riufs/4662The present work has as proposal expose the representation of teachers in comic books, introducing the relevant research line studies teacher training: knowledge and skills, graduate program in education of the UFS. For both the analysis turns to the work of Maurício de Souza, with the character´s comic Chico Bento; and Charles Schulz, with strips of Snoopy and the gang (Peanuts), considering the look of high school students from a school in the public school system in Aracaju (SE) with reference to the contribution of the theory of social representations. The qualitative research was chosen to exhibit and interpret the relationships recorded in data collection with the use of the fanzine and the questionnaires. The main problem being considered does not seem to be checking whether the current production of comics strives and/or discusses educational issues in a transparent manner and understandable by anyone who creates and for whom the consumes, since several projects checked already pored over this, but understand if the images themselves that feature teachers in comics may also allow a legitimate print showing somehow just their representations. For generation and coherent dissemination of this exhibition |graphic-figurative|, the focus is set by probable similarities observed between two sets different compositional elements with regard to authorship and origins, but with a similar orientation, referencing the same thematic and segment.O presente trabalho tem como proposta analisar a representação social dos professores nos quadrinhos, introduzindo-se nos relevantes estudos da linha de pesquisa Formação de Educadores: saberes e competências, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. O interesse desta investigação não se trata, no entanto, de debater as definições inerentes a esta função ou analisar as considerações dos próprios docentes sobre a sua condição elementar na docência, mas diz respeito às significações relacionadas ao professor que precisam ser discutidas e, nesta pesquisa, com o viés se originando nos quadrinhos e com o olhar mais específico dos estudantes de ensino médio da Escola Estadual Santos Dumont (Aracaju - SE), e de suas apropriações e opiniões a partir de verificações pontuais ao trabalho de Maurício de Souza, com os quadrinhos do personagem Chico Bento; e de Charles Schulz, com tirinhas do Snoopy e sua turma. A busca primordial, evidenciando paralelos entre estes dois artistas, é por constatar se as imagens próprias que caracterizam os professores nos quadrinhos podem também permitir uma impressão legítima que evidencie uma representação coerente.application/pdfporMaurício de SousaCharles SchulzEducaçãoProfessoresHistórias em quadrinhosRepresentações sociaisComic books, strips, etcEducationSocial representationsTeachersCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA figura dos professores nas histórias em quadrinhos : paralelos entre a produção de Maurício de Souza e Charles Schulzinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALMANOEL_DANTAS_MACEDO_FILHO.pdfapplication/pdf2796822https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4662/1/MANOEL_DANTAS_MACEDO_FILHO.pdfc664a8e59926671e29179bc171323fbcMD51TEXTMANOEL_DANTAS_MACEDO_FILHO.pdf.txtMANOEL_DANTAS_MACEDO_FILHO.pdf.txtExtracted texttext/plain294112https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4662/2/MANOEL_DANTAS_MACEDO_FILHO.pdf.txt20d4da9eb6ae4d4e7ac0b31e27c9e48dMD52THUMBNAILMANOEL_DANTAS_MACEDO_FILHO.pdf.jpgMANOEL_DANTAS_MACEDO_FILHO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1240https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4662/3/MANOEL_DANTAS_MACEDO_FILHO.pdf.jpg34b7b16294a6747d33bdab50fde35228MD53riufs/46622017-11-24 19:36:55.358oai:ufs.br:riufs/4662Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T22:36:55Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv A figura dos professores nas histórias em quadrinhos : paralelos entre a produção de Maurício de Souza e Charles Schulz
title A figura dos professores nas histórias em quadrinhos : paralelos entre a produção de Maurício de Souza e Charles Schulz
spellingShingle A figura dos professores nas histórias em quadrinhos : paralelos entre a produção de Maurício de Souza e Charles Schulz
Macedo Filho, Manoel Dantas
Maurício de Sousa
Charles Schulz
Educação
Professores
Histórias em quadrinhos
Representações sociais
Comic books, strips, etc
Education
Social representations
Teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A figura dos professores nas histórias em quadrinhos : paralelos entre a produção de Maurício de Souza e Charles Schulz
title_full A figura dos professores nas histórias em quadrinhos : paralelos entre a produção de Maurício de Souza e Charles Schulz
title_fullStr A figura dos professores nas histórias em quadrinhos : paralelos entre a produção de Maurício de Souza e Charles Schulz
title_full_unstemmed A figura dos professores nas histórias em quadrinhos : paralelos entre a produção de Maurício de Souza e Charles Schulz
title_sort A figura dos professores nas histórias em quadrinhos : paralelos entre a produção de Maurício de Souza e Charles Schulz
author Macedo Filho, Manoel Dantas
author_facet Macedo Filho, Manoel Dantas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo Filho, Manoel Dantas
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1789337412917532
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Teixeira, Ana Maria Freitas
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5896403949734922
contributor_str_mv Teixeira, Ana Maria Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Maurício de Sousa
Charles Schulz
Educação
Professores
Histórias em quadrinhos
Representações sociais
topic Maurício de Sousa
Charles Schulz
Educação
Professores
Histórias em quadrinhos
Representações sociais
Comic books, strips, etc
Education
Social representations
Teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Comic books, strips, etc
Education
Social representations
Teachers
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present work has as proposal expose the representation of teachers in comic books, introducing the relevant research line studies teacher training: knowledge and skills, graduate program in education of the UFS. For both the analysis turns to the work of Maurício de Souza, with the character´s comic Chico Bento; and Charles Schulz, with strips of Snoopy and the gang (Peanuts), considering the look of high school students from a school in the public school system in Aracaju (SE) with reference to the contribution of the theory of social representations. The qualitative research was chosen to exhibit and interpret the relationships recorded in data collection with the use of the fanzine and the questionnaires. The main problem being considered does not seem to be checking whether the current production of comics strives and/or discusses educational issues in a transparent manner and understandable by anyone who creates and for whom the consumes, since several projects checked already pored over this, but understand if the images themselves that feature teachers in comics may also allow a legitimate print showing somehow just their representations. For generation and coherent dissemination of this exhibition |graphic-figurative|, the focus is set by probable similarities observed between two sets different compositional elements with regard to authorship and origins, but with a similar orientation, referencing the same thematic and segment.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T17:48:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T17:48:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/4662
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/4662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4662/1/MANOEL_DANTAS_MACEDO_FILHO.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4662/2/MANOEL_DANTAS_MACEDO_FILHO.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4662/3/MANOEL_DANTAS_MACEDO_FILHO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c664a8e59926671e29179bc171323fbc
20d4da9eb6ae4d4e7ac0b31e27c9e48d
34b7b16294a6747d33bdab50fde35228
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351107465969664