A Reforma da Educação Profissionalizante no Brasil (1995-2002): O Caso CEFET-BA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Ribeiro, Ricardo Torres
Orientador(a): Aranha, Maria Lúcia Machado lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4869
Resumo: This work analyses the Professional Education Reform in Brazil and Implantation of the National Curriculum Directress for the Professional Education in the Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET-BA) ambit, in the period of 1995 to 2002, in Building Technicist Course, in the area of Building and Means of Hostess Technicist in the area of Tourism and Hostess, in Salvador city. It is a Subject Matter within an investigative perspective and qualitative exploration. This work reaffirms as essential element the understanding of capitalist system. Elucidate the relation between education and social reproduction in this system. Identify several concepts of competence, discern these notions as main structure of this Reform. In the formal aspect of the course plane analyzed, there was an acceptance of references of the Professional Education Reform in CEFET-BA. In the teachers' knowledge, the competences are not developed in full and universal form, as it is foreseen by teorical references of the Reform. It is stated that there was an accommodation in relation to the standard of competence, because the large majority, 70,6% of total 17 questionnaires applied, showed extreme difficult in connecting the competences, due to the impositive circumstances of changes, the lack of an executable plan and systematized discussions in Salvador's Unit of Teaching.
id UFS-2_14e3bf95894de5193139fcbe1acbebff
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/4869
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Ricardo Torreshttp://lattes.cnpq.br/9728938504795066Aranha, Maria Lúcia Machado2017-09-26T17:51:00Z2017-09-26T17:51:00Z2008-05-04RIBEIRO, Ricardo Torres. A Reforma da Educação Profissionalizante no Brasil (1995-2002): O Caso CEFET-BA. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.https://ri.ufs.br/handle/riufs/4869This work analyses the Professional Education Reform in Brazil and Implantation of the National Curriculum Directress for the Professional Education in the Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET-BA) ambit, in the period of 1995 to 2002, in Building Technicist Course, in the area of Building and Means of Hostess Technicist in the area of Tourism and Hostess, in Salvador city. It is a Subject Matter within an investigative perspective and qualitative exploration. This work reaffirms as essential element the understanding of capitalist system. Elucidate the relation between education and social reproduction in this system. Identify several concepts of competence, discern these notions as main structure of this Reform. In the formal aspect of the course plane analyzed, there was an acceptance of references of the Professional Education Reform in CEFET-BA. In the teachers' knowledge, the competences are not developed in full and universal form, as it is foreseen by teorical references of the Reform. It is stated that there was an accommodation in relation to the standard of competence, because the large majority, 70,6% of total 17 questionnaires applied, showed extreme difficult in connecting the competences, due to the impositive circumstances of changes, the lack of an executable plan and systematized discussions in Salvador's Unit of Teaching.Este trabalho analisa a Reforma da Educação Profissionalizante no Brasil e a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional no âmbito do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET-BA), no período de 1995 a 2002, nos Cursos - Técnico em Edificações, da área de Construção Civil, e Técnico em Meios de Hospedagem, da área de Turismo e Hospitalidade, do município de Salvador. Trata-se de Estudo de Caso, estruturado numa perspectiva de investigação qualitativa e exploratória. Reafirma-se a categoria do trabalho como elemento fundamental para a compreensão do sistema capitalista. Explicita-se a relação educação e reprodução social neste sistema. Identificam-se vários conceitos de competência, e percebe-se esta noção como eixo estruturador da reforma. No aspecto formal dos planos de curso analisados, houve uma aceitação dos referenciais postos pela Reforma da Educação Profissional no CEFET-BA. No entendimento de docentes, as competências não são desenvolvidas de forma integral e universal, tal como prevê os referenciais teóricos da reforma. Afirma-se que houve uma acomodação em relação ao modelo de competência, porque a grande maioria, 70,6% do total de 17 questionários aplicados, apresentou extrema dificuldade em conceituar as competências, dado o caráter impositivo das mudanças, a falta de um planejamento exeqüível e discussões sistematizadas na Unidade de Ensino de Salvador.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em EducaçãoUFSBRTrabalhoEducaçãoEducação profissionalQualificaçãoCompetênciaWorkEducationTechnical educationQualificationCompetenceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA Reforma da Educação Profissionalizante no Brasil (1995-2002): O Caso CEFET-BAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALRICARDO_TORRES_RIBEIRO.pdfapplication/pdf833498https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4869/1/RICARDO_TORRES_RIBEIRO.pdf4fd0e69753c2622a6690b667aa945b0bMD51TEXTRICARDO_TORRES_RIBEIRO.pdf.txtRICARDO_TORRES_RIBEIRO.pdf.txtExtracted texttext/plain278614https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4869/2/RICARDO_TORRES_RIBEIRO.pdf.txt42a0a9f5fe88f1ab0f157600e6e771b5MD52THUMBNAILRICARDO_TORRES_RIBEIRO.pdf.jpgRICARDO_TORRES_RIBEIRO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4869/3/RICARDO_TORRES_RIBEIRO.pdf.jpgec983fcfbc331cfe278dc3ea6d94f32bMD53riufs/48692017-11-24 20:23:14.985oai:ufs.br:riufs/4869Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T23:23:14Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv A Reforma da Educação Profissionalizante no Brasil (1995-2002): O Caso CEFET-BA
title A Reforma da Educação Profissionalizante no Brasil (1995-2002): O Caso CEFET-BA
spellingShingle A Reforma da Educação Profissionalizante no Brasil (1995-2002): O Caso CEFET-BA
Ribeiro, Ricardo Torres
Trabalho
Educação
Educação profissional
Qualificação
Competência
Work
Education
Technical education
Qualification
Competence
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A Reforma da Educação Profissionalizante no Brasil (1995-2002): O Caso CEFET-BA
title_full A Reforma da Educação Profissionalizante no Brasil (1995-2002): O Caso CEFET-BA
title_fullStr A Reforma da Educação Profissionalizante no Brasil (1995-2002): O Caso CEFET-BA
title_full_unstemmed A Reforma da Educação Profissionalizante no Brasil (1995-2002): O Caso CEFET-BA
title_sort A Reforma da Educação Profissionalizante no Brasil (1995-2002): O Caso CEFET-BA
author Ribeiro, Ricardo Torres
author_facet Ribeiro, Ricardo Torres
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ricardo Torres
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9728938504795066
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aranha, Maria Lúcia Machado
contributor_str_mv Aranha, Maria Lúcia Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Educação
Educação profissional
Qualificação
Competência
topic Trabalho
Educação
Educação profissional
Qualificação
Competência
Work
Education
Technical education
Qualification
Competence
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Work
Education
Technical education
Qualification
Competence
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work analyses the Professional Education Reform in Brazil and Implantation of the National Curriculum Directress for the Professional Education in the Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET-BA) ambit, in the period of 1995 to 2002, in Building Technicist Course, in the area of Building and Means of Hostess Technicist in the area of Tourism and Hostess, in Salvador city. It is a Subject Matter within an investigative perspective and qualitative exploration. This work reaffirms as essential element the understanding of capitalist system. Elucidate the relation between education and social reproduction in this system. Identify several concepts of competence, discern these notions as main structure of this Reform. In the formal aspect of the course plane analyzed, there was an acceptance of references of the Professional Education Reform in CEFET-BA. In the teachers' knowledge, the competences are not developed in full and universal form, as it is foreseen by teorical references of the Reform. It is stated that there was an accommodation in relation to the standard of competence, because the large majority, 70,6% of total 17 questionnaires applied, showed extreme difficult in connecting the competences, due to the impositive circumstances of changes, the lack of an executable plan and systematized discussions in Salvador's Unit of Teaching.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-05-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T17:51:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T17:51:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Ricardo Torres. A Reforma da Educação Profissionalizante no Brasil (1995-2002): O Caso CEFET-BA. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/4869
identifier_str_mv RIBEIRO, Ricardo Torres. A Reforma da Educação Profissionalizante no Brasil (1995-2002): O Caso CEFET-BA. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/4869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4869/1/RICARDO_TORRES_RIBEIRO.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4869/2/RICARDO_TORRES_RIBEIRO.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4869/3/RICARDO_TORRES_RIBEIRO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4fd0e69753c2622a6690b667aa945b0b
42a0a9f5fe88f1ab0f157600e6e771b5
ec983fcfbc331cfe278dc3ea6d94f32b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351109564170240