Leitura e identidade no livro didático de língua espanhola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Tello, Andrés Alberto Soto lattes
Orientador(a): Gomes, Carlos Magno Santos lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Letras
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5790
Resumo: This research makes critical studies in Spanish language textbooks chosen by the PNLD (National Textbook Program, in English) to be used in Brazilian public schools for the year 2012. We have focused on the texts in the following textbooks: Síntesis Curso de Lengua Española, mostly in Texto Principal and Texto Complementario parts, as well as other subjects related to the choice of texts, noticing how culture and identity are presented. Our Dissertation is based mainly on studies such as Canclini (1989, 2008), Almeida Filho (2005, 2007), Hall (2000, 2003). The topics covered and discussed by the theorists are suggested in the National Curriculum PCN S (2006) as a means of approach to foreign language teaching. We chose to split the search into three sections: in the first, we have presented a historical overview of Spanish language in Brazil, especially major changes in its teaching up to the rise of PNLD, our research object; in the second chapter, we have pointed out the concepts of culture and identity observed in the courseware Síntesis Curso de Lengua Española; finally, in the third chapter, we have examined reading strategies proposed, from design and cultural identity as a corpus of research in order to verify whether they are in agreement with the guidelines of the Ministry of Education (MEC), guided by the PCN S, and the importance related to the texts investigated.
id UFS-2_15ff9ece21ea880be00b98eb36b7aa1c
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/5790
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Tello, Andrés Alberto Sotohttp://lattes.cnpq.br/9873075052052995Gomes, Carlos Magno Santoshttp://lattes.cnpq.br/56159704374719752017-09-27T13:40:28Z2017-09-27T13:40:28Z2012-09-28https://ri.ufs.br/handle/riufs/5790This research makes critical studies in Spanish language textbooks chosen by the PNLD (National Textbook Program, in English) to be used in Brazilian public schools for the year 2012. We have focused on the texts in the following textbooks: Síntesis Curso de Lengua Española, mostly in Texto Principal and Texto Complementario parts, as well as other subjects related to the choice of texts, noticing how culture and identity are presented. Our Dissertation is based mainly on studies such as Canclini (1989, 2008), Almeida Filho (2005, 2007), Hall (2000, 2003). The topics covered and discussed by the theorists are suggested in the National Curriculum PCN S (2006) as a means of approach to foreign language teaching. We chose to split the search into three sections: in the first, we have presented a historical overview of Spanish language in Brazil, especially major changes in its teaching up to the rise of PNLD, our research object; in the second chapter, we have pointed out the concepts of culture and identity observed in the courseware Síntesis Curso de Lengua Española; finally, in the third chapter, we have examined reading strategies proposed, from design and cultural identity as a corpus of research in order to verify whether they are in agreement with the guidelines of the Ministry of Education (MEC), guided by the PCN S, and the importance related to the texts investigated.Esta pesquisa faz reflexões críticas sobre questões culturais nos textos do livro didático de língua espanhola escolhido pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a ser utilizado nas escolas públicas do Brasil, a partir do ano letivo de 2012. Nele nos concentraremos na abordagem dada aos textos no material didático Síntesis Curso de Lengua Española, como Texto Principal e Texto Complementario, assim como os demais assuntos que se relacionem com a escolha dos textos citados acima. Observaremos como a relação entre cultura e identidade estão apresentados no material escolhido para análise e a forma como são abordados. O nosso estudo fundamenta-se, principalmente, na importância dada ao tema segundo Canclini (1989, 2008), Almeida Filho (2005, 2007), Hall (2000, 2003). Os temas tratados nesta pesquisa e abordados pelos teóricos acima estão sugeridos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (2006) como forma de abordagem para o ensino de língua estrangeira. Escolhemos dividir a pesquisa em três capítulos: o primeiro apresenta um panorama geral da evolução da língua espanhola no Brasil, no qual observamos as principais mudanças ocorridas no ensino de espanhol até o surgimento do PNLD, que se localiza o nosso objeto de pesquisa; no segundo capítulo apontamos os conceitos de cultura e identidade a serem observados no material didático Síntesis Curso de Lengua Española; e, enfim, no nosso terceiro capítulo fazemos análise da proposta de leitura nos livros escolhidos, a partir da concepção cultural e identitária como corpus da pesquisa e buscamos verificar se eles estão de acordos com as diretrizes do Ministério de Educação (MEC), norteadas através dos PCN S, bem como, a importância relacionada com os textos pesquisados.application/pdfporLíngua espanhola (estudo e ensino)Livros didáticosLeitura (estudo e ensino)Spanish languageTextbooksCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLeitura e identidade no livro didático de língua espanholainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPós-Graduação em Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALANDRES_ALBERTO_SOTO_TELLO.pdfapplication/pdf5468802https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5790/1/ANDRES_ALBERTO_SOTO_TELLO.pdf85f1c3bed4790ad1456d7eb596e7568fMD51TEXTANDRES_ALBERTO_SOTO_TELLO.pdf.txtANDRES_ALBERTO_SOTO_TELLO.pdf.txtExtracted texttext/plain224766https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5790/2/ANDRES_ALBERTO_SOTO_TELLO.pdf.txtf5bb503743130c5e50d352594a35395fMD52THUMBNAILANDRES_ALBERTO_SOTO_TELLO.pdf.jpgANDRES_ALBERTO_SOTO_TELLO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5790/3/ANDRES_ALBERTO_SOTO_TELLO.pdf.jpg30728589e693361760473768c176dbadMD53riufs/57902018-01-15 19:49:42.869oai:ufs.br:riufs/5790Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-01-15T22:49:42Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Leitura e identidade no livro didático de língua espanhola
title Leitura e identidade no livro didático de língua espanhola
spellingShingle Leitura e identidade no livro didático de língua espanhola
Tello, Andrés Alberto Soto
Língua espanhola (estudo e ensino)
Livros didáticos
Leitura (estudo e ensino)
Spanish language
Textbooks
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Leitura e identidade no livro didático de língua espanhola
title_full Leitura e identidade no livro didático de língua espanhola
title_fullStr Leitura e identidade no livro didático de língua espanhola
title_full_unstemmed Leitura e identidade no livro didático de língua espanhola
title_sort Leitura e identidade no livro didático de língua espanhola
author Tello, Andrés Alberto Soto
author_facet Tello, Andrés Alberto Soto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tello, Andrés Alberto Soto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9873075052052995
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Carlos Magno Santos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5615970437471975
contributor_str_mv Gomes, Carlos Magno Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola (estudo e ensino)
Livros didáticos
Leitura (estudo e ensino)
topic Língua espanhola (estudo e ensino)
Livros didáticos
Leitura (estudo e ensino)
Spanish language
Textbooks
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Spanish language
Textbooks
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This research makes critical studies in Spanish language textbooks chosen by the PNLD (National Textbook Program, in English) to be used in Brazilian public schools for the year 2012. We have focused on the texts in the following textbooks: Síntesis Curso de Lengua Española, mostly in Texto Principal and Texto Complementario parts, as well as other subjects related to the choice of texts, noticing how culture and identity are presented. Our Dissertation is based mainly on studies such as Canclini (1989, 2008), Almeida Filho (2005, 2007), Hall (2000, 2003). The topics covered and discussed by the theorists are suggested in the National Curriculum PCN S (2006) as a means of approach to foreign language teaching. We chose to split the search into three sections: in the first, we have presented a historical overview of Spanish language in Brazil, especially major changes in its teaching up to the rise of PNLD, our research object; in the second chapter, we have pointed out the concepts of culture and identity observed in the courseware Síntesis Curso de Lengua Española; finally, in the third chapter, we have examined reading strategies proposed, from design and cultural identity as a corpus of research in order to verify whether they are in agreement with the guidelines of the Ministry of Education (MEC), guided by the PCN S, and the importance related to the texts investigated.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-09-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T13:40:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-27T13:40:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/5790
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/5790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5790/1/ANDRES_ALBERTO_SOTO_TELLO.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5790/2/ANDRES_ALBERTO_SOTO_TELLO.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5790/3/ANDRES_ALBERTO_SOTO_TELLO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 85f1c3bed4790ad1456d7eb596e7568f
f5bb503743130c5e50d352594a35395f
30728589e693361760473768c176dbad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351137405960192