Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012)
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Sergipe
|
Programa de Pós-Graduação: |
Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4656 |
Resumo: | This dissertation approachs Social Studies states prescribed curriculum at United States of America, produced between 1995 and 2012 - specifically in regard to the learning progression of history. Using the concepts of "school subject‖ (Chervel), "curriculum" (Silva; Apple) and content analysis tools as Microsoft Office Access software, this dissertation analyzes public documents captured at the departments of education of the 50 states of US, which indicate what should be taught in terms of historical knowledge, skills and values. By the chapter I, I describe the decentralized USA education system and its impact on history education. By the chapter II, I indicate the relations between teaching history and Social Studies, as well as the nature of this school subject and the importance conferred to the historical knowledge in these curricula. By the last chapter, I describe how history learning expectations are organized, and I also discuss the learning progressions principles that conduct their careful organization. Finally, this research indicates that historical knowledge is the integration core of Social Studies curricula, and supports the relation between the study of history and the ability of decision-making and self-government. Furthermore, history contents are organized mainly according to the learning progression model known as "expanding horizons", called "círculos concêntricos" (―concentric circles‖) in Brazil. |
id |
UFS-2_24e1876513496a8110438ec7fdf623b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/4656 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Maíra Ielena Cerqueirahttp://lattes.cnpq.br/5606084251637102Freitas, Itamarhttp://lattes.cnpq.br/60190242327780702017-09-26T17:48:03Z2017-09-26T17:48:03Z2015-02-23NASCIMENTO, Maíra Ielena Cerqueira. Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012). 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.https://ri.ufs.br/handle/riufs/4656This dissertation approachs Social Studies states prescribed curriculum at United States of America, produced between 1995 and 2012 - specifically in regard to the learning progression of history. Using the concepts of "school subject‖ (Chervel), "curriculum" (Silva; Apple) and content analysis tools as Microsoft Office Access software, this dissertation analyzes public documents captured at the departments of education of the 50 states of US, which indicate what should be taught in terms of historical knowledge, skills and values. By the chapter I, I describe the decentralized USA education system and its impact on history education. By the chapter II, I indicate the relations between teaching history and Social Studies, as well as the nature of this school subject and the importance conferred to the historical knowledge in these curricula. By the last chapter, I describe how history learning expectations are organized, and I also discuss the learning progressions principles that conduct their careful organization. Finally, this research indicates that historical knowledge is the integration core of Social Studies curricula, and supports the relation between the study of history and the ability of decision-making and self-government. Furthermore, history contents are organized mainly according to the learning progression model known as "expanding horizons", called "círculos concêntricos" (―concentric circles‖) in Brazil.Este texto trata de currículos estaduais prescritos para os Social Studies (Estudos Sociais) nos Estados Unidos da América produzidos entre os anos 1995 e 2012, especificamente no que diz respeito às formas de progressão anunciadas para a aprendizagem da história. Empregando os conceitos de ―disciplina escolar‖ de André Chervel, ―currículo‖ de Tomaz Tadeu da Silva e Michael Apple, e os instrumentos da análise de conteúdo com uso do software Microsoft Office Access, o trabalho analisa uma série de documentos públicos capturados nos endereços eletrônicos de departamentos de educação dos 50 estados da aludida nação, os quais indicam o que deve ser ensinado em termos de conhecimentos, habilidades e valores. Na seção I, descreve-se o funcionamento do sistema educacional descentralizado dos EUA e seus impactos sobre o ensino de história no país. Na seção II, indicam-se as relações entre o ensino de história e os Social Studies, bem como a natureza desta disciplina escolar e a importância adjudicada ao conhecimento histórico nos currículos. Já na última seção, se descreve como as expectativas de aprendizagem relativas à história são elaboradas, bem como se analisa os princípios de progressão da aprendizagem que regem a disposição das mesmas. Por fim, a pesquisa indica que o conhecimento histórico é o núcleo integrador dos currículos dos Social Studies, e preconiza a relação entre o estudo da História e a formação da habilidade de tomada de decisões e autogoverno. Outrossim, seus conteúdos são organizados majoritariamente conforme esquema de progressão ―horizontes em expansão‖ (expanding horizons), no Brasil denominado de ―círculos concêntricos‖.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em EducaçãoUFSBRHistóriaCurrículosDisciplina escolarCiências sociaisEducaçãoEstados Unidos da AméricaEnsino de históriaEstudos Sociais CurriculaSchool subjectSocial studiesTeaching historyUnited States of AmericaSocial StudiesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProgressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALMAIRA_IELENA_CERQUEIRA_NASCIMENTO.pdfapplication/pdf1065147https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4656/1/MAIRA_IELENA_CERQUEIRA_NASCIMENTO.pdf78292afe642379bfb130ceb5caab7ba0MD51TEXTMAIRA_IELENA_CERQUEIRA_NASCIMENTO.pdf.txtMAIRA_IELENA_CERQUEIRA_NASCIMENTO.pdf.txtExtracted texttext/plain271224https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4656/2/MAIRA_IELENA_CERQUEIRA_NASCIMENTO.pdf.txtfce8868582cbb79080c9bd5b0f87ab93MD52THUMBNAILMAIRA_IELENA_CERQUEIRA_NASCIMENTO.pdf.jpgMAIRA_IELENA_CERQUEIRA_NASCIMENTO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1314https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4656/3/MAIRA_IELENA_CERQUEIRA_NASCIMENTO.pdf.jpg25a846a73c3a5104973d6922e43e72e1MD53riufs/46562017-11-24 20:20:32.754oai:ufs.br:riufs/4656Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T23:20:32Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012) |
title |
Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012) |
spellingShingle |
Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012) Nascimento, Maíra Ielena Cerqueira História Currículos Disciplina escolar Ciências sociais Educação Estados Unidos da América Ensino de história Estudos Sociais Curricula School subject Social studies Teaching history United States of America Social Studies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012) |
title_full |
Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012) |
title_fullStr |
Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012) |
title_full_unstemmed |
Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012) |
title_sort |
Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012) |
author |
Nascimento, Maíra Ielena Cerqueira |
author_facet |
Nascimento, Maíra Ielena Cerqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Maíra Ielena Cerqueira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5606084251637102 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas, Itamar |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6019024232778070 |
contributor_str_mv |
Freitas, Itamar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Currículos Disciplina escolar Ciências sociais Educação Estados Unidos da América Ensino de história Estudos Sociais |
topic |
História Currículos Disciplina escolar Ciências sociais Educação Estados Unidos da América Ensino de história Estudos Sociais Curricula School subject Social studies Teaching history United States of America Social Studies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curricula School subject Social studies Teaching history United States of America Social Studies |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This dissertation approachs Social Studies states prescribed curriculum at United States of America, produced between 1995 and 2012 - specifically in regard to the learning progression of history. Using the concepts of "school subject‖ (Chervel), "curriculum" (Silva; Apple) and content analysis tools as Microsoft Office Access software, this dissertation analyzes public documents captured at the departments of education of the 50 states of US, which indicate what should be taught in terms of historical knowledge, skills and values. By the chapter I, I describe the decentralized USA education system and its impact on history education. By the chapter II, I indicate the relations between teaching history and Social Studies, as well as the nature of this school subject and the importance conferred to the historical knowledge in these curricula. By the last chapter, I describe how history learning expectations are organized, and I also discuss the learning progressions principles that conduct their careful organization. Finally, this research indicates that historical knowledge is the integration core of Social Studies curricula, and supports the relation between the study of history and the ability of decision-making and self-government. Furthermore, history contents are organized mainly according to the learning progression model known as "expanding horizons", called "círculos concêntricos" (―concentric circles‖) in Brazil. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-26T17:48:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-26T17:48:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Maíra Ielena Cerqueira. Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012). 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/4656 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Maíra Ielena Cerqueira. Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012). 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/4656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4656/1/MAIRA_IELENA_CERQUEIRA_NASCIMENTO.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4656/2/MAIRA_IELENA_CERQUEIRA_NASCIMENTO.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4656/3/MAIRA_IELENA_CERQUEIRA_NASCIMENTO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
78292afe642379bfb130ceb5caab7ba0 fce8868582cbb79080c9bd5b0f87ab93 25a846a73c3a5104973d6922e43e72e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1793351094264397824 |