Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Nascimento, Maíra Ielena Cerqueira lattes
Orientador(a): Freitas, Itamar lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4656
Resumo: This dissertation approachs Social Studies states prescribed curriculum at United States of America, produced between 1995 and 2012 - specifically in regard to the learning progression of history. Using the concepts of "school subject‖ (Chervel), "curriculum" (Silva; Apple) and content analysis tools as Microsoft Office Access software, this dissertation analyzes public documents captured at the departments of education of the 50 states of US, which indicate what should be taught in terms of historical knowledge, skills and values. By the chapter I, I describe the decentralized USA education system and its impact on history education. By the chapter II, I indicate the relations between teaching history and Social Studies, as well as the nature of this school subject and the importance conferred to the historical knowledge in these curricula. By the last chapter, I describe how history learning expectations are organized, and I also discuss the learning progressions principles that conduct their careful organization. Finally, this research indicates that historical knowledge is the integration core of Social Studies curricula, and supports the relation between the study of history and the ability of decision-making and self-government. Furthermore, history contents are organized mainly according to the learning progression model known as "expanding horizons", called "círculos concêntricos" (―concentric circles‖) in Brazil.
id UFS-2_24e1876513496a8110438ec7fdf623b3
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/4656
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Nascimento, Maíra Ielena Cerqueirahttp://lattes.cnpq.br/5606084251637102Freitas, Itamarhttp://lattes.cnpq.br/60190242327780702017-09-26T17:48:03Z2017-09-26T17:48:03Z2015-02-23NASCIMENTO, Maíra Ielena Cerqueira. Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012). 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.https://ri.ufs.br/handle/riufs/4656This dissertation approachs Social Studies states prescribed curriculum at United States of America, produced between 1995 and 2012 - specifically in regard to the learning progression of history. Using the concepts of "school subject‖ (Chervel), "curriculum" (Silva; Apple) and content analysis tools as Microsoft Office Access software, this dissertation analyzes public documents captured at the departments of education of the 50 states of US, which indicate what should be taught in terms of historical knowledge, skills and values. By the chapter I, I describe the decentralized USA education system and its impact on history education. By the chapter II, I indicate the relations between teaching history and Social Studies, as well as the nature of this school subject and the importance conferred to the historical knowledge in these curricula. By the last chapter, I describe how history learning expectations are organized, and I also discuss the learning progressions principles that conduct their careful organization. Finally, this research indicates that historical knowledge is the integration core of Social Studies curricula, and supports the relation between the study of history and the ability of decision-making and self-government. Furthermore, history contents are organized mainly according to the learning progression model known as "expanding horizons", called "círculos concêntricos" (―concentric circles‖) in Brazil.Este texto trata de currículos estaduais prescritos para os Social Studies (Estudos Sociais) nos Estados Unidos da América produzidos entre os anos 1995 e 2012, especificamente no que diz respeito às formas de progressão anunciadas para a aprendizagem da história. Empregando os conceitos de ―disciplina escolar‖ de André Chervel, ―currículo‖ de Tomaz Tadeu da Silva e Michael Apple, e os instrumentos da análise de conteúdo com uso do software Microsoft Office Access, o trabalho analisa uma série de documentos públicos capturados nos endereços eletrônicos de departamentos de educação dos 50 estados da aludida nação, os quais indicam o que deve ser ensinado em termos de conhecimentos, habilidades e valores. Na seção I, descreve-se o funcionamento do sistema educacional descentralizado dos EUA e seus impactos sobre o ensino de história no país. Na seção II, indicam-se as relações entre o ensino de história e os Social Studies, bem como a natureza desta disciplina escolar e a importância adjudicada ao conhecimento histórico nos currículos. Já na última seção, se descreve como as expectativas de aprendizagem relativas à história são elaboradas, bem como se analisa os princípios de progressão da aprendizagem que regem a disposição das mesmas. Por fim, a pesquisa indica que o conhecimento histórico é o núcleo integrador dos currículos dos Social Studies, e preconiza a relação entre o estudo da História e a formação da habilidade de tomada de decisões e autogoverno. Outrossim, seus conteúdos são organizados majoritariamente conforme esquema de progressão ―horizontes em expansão‖ (expanding horizons), no Brasil denominado de ―círculos concêntricos‖.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em EducaçãoUFSBRHistóriaCurrículosDisciplina escolarCiências sociaisEducaçãoEstados Unidos da AméricaEnsino de históriaEstudos Sociais CurriculaSchool subjectSocial studiesTeaching historyUnited States of AmericaSocial StudiesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProgressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALMAIRA_IELENA_CERQUEIRA_NASCIMENTO.pdfapplication/pdf1065147https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4656/1/MAIRA_IELENA_CERQUEIRA_NASCIMENTO.pdf78292afe642379bfb130ceb5caab7ba0MD51TEXTMAIRA_IELENA_CERQUEIRA_NASCIMENTO.pdf.txtMAIRA_IELENA_CERQUEIRA_NASCIMENTO.pdf.txtExtracted texttext/plain271224https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4656/2/MAIRA_IELENA_CERQUEIRA_NASCIMENTO.pdf.txtfce8868582cbb79080c9bd5b0f87ab93MD52THUMBNAILMAIRA_IELENA_CERQUEIRA_NASCIMENTO.pdf.jpgMAIRA_IELENA_CERQUEIRA_NASCIMENTO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1314https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4656/3/MAIRA_IELENA_CERQUEIRA_NASCIMENTO.pdf.jpg25a846a73c3a5104973d6922e43e72e1MD53riufs/46562017-11-24 20:20:32.754oai:ufs.br:riufs/4656Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T23:20:32Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012)
title Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012)
spellingShingle Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012)
Nascimento, Maíra Ielena Cerqueira
História
Currículos
Disciplina escolar
Ciências sociais
Educação
Estados Unidos da América
Ensino de história
Estudos Sociais 
Curricula
School subject
Social studies
Teaching history
United States of America
Social Studies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012)
title_full Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012)
title_fullStr Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012)
title_full_unstemmed Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012)
title_sort Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012)
author Nascimento, Maíra Ielena Cerqueira
author_facet Nascimento, Maíra Ielena Cerqueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Maíra Ielena Cerqueira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5606084251637102
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Itamar
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6019024232778070
contributor_str_mv Freitas, Itamar
dc.subject.por.fl_str_mv História
Currículos
Disciplina escolar
Ciências sociais
Educação
Estados Unidos da América
Ensino de história
Estudos Sociais 
topic História
Currículos
Disciplina escolar
Ciências sociais
Educação
Estados Unidos da América
Ensino de história
Estudos Sociais 
Curricula
School subject
Social studies
Teaching history
United States of America
Social Studies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Curricula
School subject
Social studies
Teaching history
United States of America
Social Studies
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This dissertation approachs Social Studies states prescribed curriculum at United States of America, produced between 1995 and 2012 - specifically in regard to the learning progression of history. Using the concepts of "school subject‖ (Chervel), "curriculum" (Silva; Apple) and content analysis tools as Microsoft Office Access software, this dissertation analyzes public documents captured at the departments of education of the 50 states of US, which indicate what should be taught in terms of historical knowledge, skills and values. By the chapter I, I describe the decentralized USA education system and its impact on history education. By the chapter II, I indicate the relations between teaching history and Social Studies, as well as the nature of this school subject and the importance conferred to the historical knowledge in these curricula. By the last chapter, I describe how history learning expectations are organized, and I also discuss the learning progressions principles that conduct their careful organization. Finally, this research indicates that historical knowledge is the integration core of Social Studies curricula, and supports the relation between the study of history and the ability of decision-making and self-government. Furthermore, history contents are organized mainly according to the learning progression model known as "expanding horizons", called "círculos concêntricos" (―concentric circles‖) in Brazil.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T17:48:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T17:48:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Maíra Ielena Cerqueira. Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012). 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/4656
identifier_str_mv NASCIMENTO, Maíra Ielena Cerqueira. Progressão da aprendizagem do conhecimento histórico nos currículos prescritos de Social Studies dos Estados Unidos da América (1995-2012). 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/4656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4656/1/MAIRA_IELENA_CERQUEIRA_NASCIMENTO.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4656/2/MAIRA_IELENA_CERQUEIRA_NASCIMENTO.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4656/3/MAIRA_IELENA_CERQUEIRA_NASCIMENTO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 78292afe642379bfb130ceb5caab7ba0
fce8868582cbb79080c9bd5b0f87ab93
25a846a73c3a5104973d6922e43e72e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351094264397824