Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Menezes, Marylin Vieira de lattes
Orientador(a): Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6473
Resumo: This work aims to present the digital quiz Reading in Action, in which defends the conception of language as social interaction, promotes the teaching of the imperative and the linguistic-discursive interpretative analysis having as a guiding model, the three-dimensional model of Fairclough (2001) . The methodology used was action research, qualitative and interpretative approach and interventional nature. The views held by Kleiman (2002), Nascimento (2004), Rojo (2009), Scherre (2007), among others, were used as theoretical basis. In this digital quiz, are comic strips, cartoons and songs that serve as textual supports for the interpretative analysis during critical reading. It is multimodality texts and promotes interaction between student-game-learning dynamically. It was developed in order to enable the teacher an auxiliary tool in building the knowledge of their students and to enable both the student and the teacher feedback on the development of critical reading competence of students. It was applied in Public School President Costa e Silva, in 9th grade C2. Data analysis revealed that the inclusion of digital objects during the teaching-learning process is necessary as a complementary tool to the already existing in the construction of knowledge interactively.
id UFS-2_2c5475bf84ac491aa459db8f72c4f849
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/6473
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Menezes, Marylin Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/7530602327122028Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souzahttp://lattes.cnpq.br/14730726076476592017-09-27T19:44:51Z2017-09-27T19:44:51Z2015-07-27MENEZES, Marylin Vieira de. Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.https://ri.ufs.br/handle/riufs/6473This work aims to present the digital quiz Reading in Action, in which defends the conception of language as social interaction, promotes the teaching of the imperative and the linguistic-discursive interpretative analysis having as a guiding model, the three-dimensional model of Fairclough (2001) . The methodology used was action research, qualitative and interpretative approach and interventional nature. The views held by Kleiman (2002), Nascimento (2004), Rojo (2009), Scherre (2007), among others, were used as theoretical basis. In this digital quiz, are comic strips, cartoons and songs that serve as textual supports for the interpretative analysis during critical reading. It is multimodality texts and promotes interaction between student-game-learning dynamically. It was developed in order to enable the teacher an auxiliary tool in building the knowledge of their students and to enable both the student and the teacher feedback on the development of critical reading competence of students. It was applied in Public School President Costa e Silva, in 9th grade C2. Data analysis revealed that the inclusion of digital objects during the teaching-learning process is necessary as a complementary tool to the already existing in the construction of knowledge interactively.Este trabalho tem como objetivo apresentar o quiz digital Leitura em Ação, no qual se defende a concepção de linguagem como interação social, promove o ensino do imperativo e a análise interpretativa linguístico-discursiva, tendo como norteador o modelo tridimensional de Fairclough (2001). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e de naturezas interpretativa e interventiva. As concepções defendidas por Kleiman (2002), Nascimento (2004), Rojo (2009), Scherre (2007), dentre outros, foram utilizadas como embasamento teórico. Neste quiz digital, encontram-se tirinhas, charges e canções que servem de suportes textuais para a análise interpretativa durante a leitura crítica. Encontra-se a multimodalidade de textos e promove a interação entre aluno-jogo-aprendizagem de forma dinâmica. Foi elaborado com o intuito de possibilitar ao professor uma ferramenta auxiliar na construção do conhecimento de seus alunos e de possibilitar tanto para o aluno quanto para o professor o feedback sobre o desenvolvimento da competência leitora crítica dos discentes. Foi aplicado no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, no 9º ano C2. A análise dos dados revelou que a inserção de objetos digitais, durante o processo de ensino-aprendizagem, se faz necessária como uma ferramenta complementar às já existentes na construção do conhecimento de forma interativa.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação Profissional em LetrasUFSBRQuiz digitalLeitura críticaImperativoInteração socialCríticaInternet na educaçãoJogos educativosMaterial didáticoDigital quizCritical readingImperativeInteractionCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASQuiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental IIQuiz digital reading in action : learning object in critical reader training in elementary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALMARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdfapplication/pdf3462194https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6473/1/MARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdff2bd11ea14d51a196b54a925590ef5fbMD51TEXTMARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdf.txtMARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdf.txtExtracted texttext/plain169553https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6473/2/MARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdf.txt72c483c5ba96d2504781147731d2da04MD52THUMBNAILMARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdf.jpgMARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6473/3/MARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdf.jpg1986fe06fb0a5247574d3c0dfcd77e5eMD53riufs/64732018-02-15 12:37:46.43oai:ufs.br:riufs/6473Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-02-15T15:37:46Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Quiz digital reading in action : learning object in critical reader training in elementary school
title Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II
spellingShingle Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II
Menezes, Marylin Vieira de
Quiz digital
Leitura crítica
Imperativo
Interação social
Crítica
Internet na educação
Jogos educativos
Material didático
Digital quiz
Critical reading
Imperative
Interaction
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II
title_full Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II
title_fullStr Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II
title_full_unstemmed Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II
title_sort Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II
author Menezes, Marylin Vieira de
author_facet Menezes, Marylin Vieira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Marylin Vieira de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7530602327122028
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1473072607647659
contributor_str_mv Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Quiz digital
Leitura crítica
Imperativo
Interação social
Crítica
Internet na educação
Jogos educativos
Material didático
topic Quiz digital
Leitura crítica
Imperativo
Interação social
Crítica
Internet na educação
Jogos educativos
Material didático
Digital quiz
Critical reading
Imperative
Interaction
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital quiz
Critical reading
Imperative
Interaction
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This work aims to present the digital quiz Reading in Action, in which defends the conception of language as social interaction, promotes the teaching of the imperative and the linguistic-discursive interpretative analysis having as a guiding model, the three-dimensional model of Fairclough (2001) . The methodology used was action research, qualitative and interpretative approach and interventional nature. The views held by Kleiman (2002), Nascimento (2004), Rojo (2009), Scherre (2007), among others, were used as theoretical basis. In this digital quiz, are comic strips, cartoons and songs that serve as textual supports for the interpretative analysis during critical reading. It is multimodality texts and promotes interaction between student-game-learning dynamically. It was developed in order to enable the teacher an auxiliary tool in building the knowledge of their students and to enable both the student and the teacher feedback on the development of critical reading competence of students. It was applied in Public School President Costa e Silva, in 9th grade C2. Data analysis revealed that the inclusion of digital objects during the teaching-learning process is necessary as a complementary tool to the already existing in the construction of knowledge interactively.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T19:44:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-27T19:44:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENEZES, Marylin Vieira de. Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/6473
identifier_str_mv MENEZES, Marylin Vieira de. Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/6473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação Profissional em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6473/1/MARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6473/2/MARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6473/3/MARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f2bd11ea14d51a196b54a925590ef5fb
72c483c5ba96d2504781147731d2da04
1986fe06fb0a5247574d3c0dfcd77e5e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351066880835584