Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Sergipe
|
Programa de Pós-Graduação: |
Pós-Graduação Profissional em Letras
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/6473 |
Resumo: | This work aims to present the digital quiz Reading in Action, in which defends the conception of language as social interaction, promotes the teaching of the imperative and the linguistic-discursive interpretative analysis having as a guiding model, the three-dimensional model of Fairclough (2001) . The methodology used was action research, qualitative and interpretative approach and interventional nature. The views held by Kleiman (2002), Nascimento (2004), Rojo (2009), Scherre (2007), among others, were used as theoretical basis. In this digital quiz, are comic strips, cartoons and songs that serve as textual supports for the interpretative analysis during critical reading. It is multimodality texts and promotes interaction between student-game-learning dynamically. It was developed in order to enable the teacher an auxiliary tool in building the knowledge of their students and to enable both the student and the teacher feedback on the development of critical reading competence of students. It was applied in Public School President Costa e Silva, in 9th grade C2. Data analysis revealed that the inclusion of digital objects during the teaching-learning process is necessary as a complementary tool to the already existing in the construction of knowledge interactively. |
id |
UFS-2_2c5475bf84ac491aa459db8f72c4f849 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/6473 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Menezes, Marylin Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/7530602327122028Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souzahttp://lattes.cnpq.br/14730726076476592017-09-27T19:44:51Z2017-09-27T19:44:51Z2015-07-27MENEZES, Marylin Vieira de. Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.https://ri.ufs.br/handle/riufs/6473This work aims to present the digital quiz Reading in Action, in which defends the conception of language as social interaction, promotes the teaching of the imperative and the linguistic-discursive interpretative analysis having as a guiding model, the three-dimensional model of Fairclough (2001) . The methodology used was action research, qualitative and interpretative approach and interventional nature. The views held by Kleiman (2002), Nascimento (2004), Rojo (2009), Scherre (2007), among others, were used as theoretical basis. In this digital quiz, are comic strips, cartoons and songs that serve as textual supports for the interpretative analysis during critical reading. It is multimodality texts and promotes interaction between student-game-learning dynamically. It was developed in order to enable the teacher an auxiliary tool in building the knowledge of their students and to enable both the student and the teacher feedback on the development of critical reading competence of students. It was applied in Public School President Costa e Silva, in 9th grade C2. Data analysis revealed that the inclusion of digital objects during the teaching-learning process is necessary as a complementary tool to the already existing in the construction of knowledge interactively.Este trabalho tem como objetivo apresentar o quiz digital Leitura em Ação, no qual se defende a concepção de linguagem como interação social, promove o ensino do imperativo e a análise interpretativa linguístico-discursiva, tendo como norteador o modelo tridimensional de Fairclough (2001). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e de naturezas interpretativa e interventiva. As concepções defendidas por Kleiman (2002), Nascimento (2004), Rojo (2009), Scherre (2007), dentre outros, foram utilizadas como embasamento teórico. Neste quiz digital, encontram-se tirinhas, charges e canções que servem de suportes textuais para a análise interpretativa durante a leitura crítica. Encontra-se a multimodalidade de textos e promove a interação entre aluno-jogo-aprendizagem de forma dinâmica. Foi elaborado com o intuito de possibilitar ao professor uma ferramenta auxiliar na construção do conhecimento de seus alunos e de possibilitar tanto para o aluno quanto para o professor o feedback sobre o desenvolvimento da competência leitora crítica dos discentes. Foi aplicado no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, no 9º ano C2. A análise dos dados revelou que a inserção de objetos digitais, durante o processo de ensino-aprendizagem, se faz necessária como uma ferramenta complementar às já existentes na construção do conhecimento de forma interativa.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação Profissional em LetrasUFSBRQuiz digitalLeitura críticaImperativoInteração socialCríticaInternet na educaçãoJogos educativosMaterial didáticoDigital quizCritical readingImperativeInteractionCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASQuiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental IIQuiz digital reading in action : learning object in critical reader training in elementary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALMARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdfapplication/pdf3462194https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6473/1/MARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdff2bd11ea14d51a196b54a925590ef5fbMD51TEXTMARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdf.txtMARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdf.txtExtracted texttext/plain169553https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6473/2/MARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdf.txt72c483c5ba96d2504781147731d2da04MD52THUMBNAILMARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdf.jpgMARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6473/3/MARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdf.jpg1986fe06fb0a5247574d3c0dfcd77e5eMD53riufs/64732018-02-15 12:37:46.43oai:ufs.br:riufs/6473Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-02-15T15:37:46Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Quiz digital reading in action : learning object in critical reader training in elementary school |
title |
Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II |
spellingShingle |
Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II Menezes, Marylin Vieira de Quiz digital Leitura crítica Imperativo Interação social Crítica Internet na educação Jogos educativos Material didático Digital quiz Critical reading Imperative Interaction CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II |
title_full |
Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II |
title_fullStr |
Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II |
title_full_unstemmed |
Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II |
title_sort |
Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II |
author |
Menezes, Marylin Vieira de |
author_facet |
Menezes, Marylin Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Marylin Vieira de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7530602327122028 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1473072607647659 |
contributor_str_mv |
Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quiz digital Leitura crítica Imperativo Interação social Crítica Internet na educação Jogos educativos Material didático |
topic |
Quiz digital Leitura crítica Imperativo Interação social Crítica Internet na educação Jogos educativos Material didático Digital quiz Critical reading Imperative Interaction CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital quiz Critical reading Imperative Interaction |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
This work aims to present the digital quiz Reading in Action, in which defends the conception of language as social interaction, promotes the teaching of the imperative and the linguistic-discursive interpretative analysis having as a guiding model, the three-dimensional model of Fairclough (2001) . The methodology used was action research, qualitative and interpretative approach and interventional nature. The views held by Kleiman (2002), Nascimento (2004), Rojo (2009), Scherre (2007), among others, were used as theoretical basis. In this digital quiz, are comic strips, cartoons and songs that serve as textual supports for the interpretative analysis during critical reading. It is multimodality texts and promotes interaction between student-game-learning dynamically. It was developed in order to enable the teacher an auxiliary tool in building the knowledge of their students and to enable both the student and the teacher feedback on the development of critical reading competence of students. It was applied in Public School President Costa e Silva, in 9th grade C2. Data analysis revealed that the inclusion of digital objects during the teaching-learning process is necessary as a complementary tool to the already existing in the construction of knowledge interactively. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-07-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-27T19:44:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-27T19:44:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MENEZES, Marylin Vieira de. Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6473 |
identifier_str_mv |
MENEZES, Marylin Vieira de. Quiz digital Leitura em Ação : objeto de aprendizagem na formação do leitor crítico no ensino fundamental II. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação Profissional em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6473/1/MARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6473/2/MARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6473/3/MARYLIN_VIEIRA_MENEZES.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f2bd11ea14d51a196b54a925590ef5fb 72c483c5ba96d2504781147731d2da04 1986fe06fb0a5247574d3c0dfcd77e5e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1793351066880835584 |