Um drama cibercultural

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Silva, Jameson Thiago Farias lattes
Orientador(a): Lopes, Kleber Jean Matos lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Psicologia Social
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5965
Resumo: A condição cibercultural pode ser entendida como uma cultura de circunstâncias operadas por tipos específicos de tecnologia; tecnologias que perigam codificar o pensamento, exagerando a polarização das ideias num duplo frenesi ideológico, e tecnologias que possibilitam a mobilização das pessoas em nome de pautas ignoradas pelos espaços legitimados para o fazer político e a discussão de temas deixados de lado, ou adulterados, pelos meios tradicionais de produzir conhecimento e comunicação. Para o internauta, personagem conceitual caracterizado e definido pelas conexões que articula, é neste segundo sentido que se inserem a Mídia NINJA, o Episódio Cablegate, a Primavera Árabe e o Occupy Wall Street. O OWS, mesmo, é coerente em seu manifesto: de fato, formalizar a política da esquerda é endireitar-se, é tornar-se direita, é transformar esse tempo criador em espaço. Mas, sem um espaço formal e estabelecido, como pode o tempo fruir e frutificar? Aí reside o problema do internauta ou, ao menos, o seu fundamento, problema que o internauta tentará encaminhar e, mesmo, recolocar com a noção de parresía. Através dum uso muito particular e peculiar da mesma feito por Michel Foucault, a noção repensa a relação entre verdade, política e sujeito, colocando o problema do discurso verdadeiro não nas famigeradas condições de possibilidade da veridicção, mas na questão do real da filosofia, da sua realidade. O parresiasta é aquele que, fora do estatuto social ou institucional, faz valer sua própria liberdade e coragem ao falar. Levado ao extremo, o parresiasta é o que aceita morrer pela verdade: aceita morrer em nome da verdade, por ter dito a verdade e por ter a verdade no dizer. O que interessa a Foucault e ao internauta, com a parresía, não é um estudo das performances e do sentido dos enunciados neste ou naquele contexto cibercultural, mas um drama, uma dramática dos discursos, um modo de dizer e pensar que revele o contrato do sujeito falante à verdade que enuncia, sua maneira de se vincular à verdade do que diz. Uma leitura cibercultural da parresía; uma leitura de Foucault por um internauta. Este drama cibercultural, aqui presentificado na escritura burocrática de um trabalho de dissertação, é uma tentativa do internauta em resolver o problema que o acomete, o registro institucional dessa tentativa e o próprio internauta.
id UFS-2_3440c013e48df20053ecad3c80e3151e
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/5965
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Silva, Jameson Thiago Fariashttp://lattes.cnpq.br/2861716415095070Lopes, Kleber Jean Matoshttp://lattes.cnpq.br/49653410514010302017-09-27T13:53:36Z2017-09-27T13:53:36Z2015-02-26SILVA, Jameson Thiago Farias. Um drama cibercultural. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.https://ri.ufs.br/handle/riufs/5965A condição cibercultural pode ser entendida como uma cultura de circunstâncias operadas por tipos específicos de tecnologia; tecnologias que perigam codificar o pensamento, exagerando a polarização das ideias num duplo frenesi ideológico, e tecnologias que possibilitam a mobilização das pessoas em nome de pautas ignoradas pelos espaços legitimados para o fazer político e a discussão de temas deixados de lado, ou adulterados, pelos meios tradicionais de produzir conhecimento e comunicação. Para o internauta, personagem conceitual caracterizado e definido pelas conexões que articula, é neste segundo sentido que se inserem a Mídia NINJA, o Episódio Cablegate, a Primavera Árabe e o Occupy Wall Street. O OWS, mesmo, é coerente em seu manifesto: de fato, formalizar a política da esquerda é endireitar-se, é tornar-se direita, é transformar esse tempo criador em espaço. Mas, sem um espaço formal e estabelecido, como pode o tempo fruir e frutificar? Aí reside o problema do internauta ou, ao menos, o seu fundamento, problema que o internauta tentará encaminhar e, mesmo, recolocar com a noção de parresía. Através dum uso muito particular e peculiar da mesma feito por Michel Foucault, a noção repensa a relação entre verdade, política e sujeito, colocando o problema do discurso verdadeiro não nas famigeradas condições de possibilidade da veridicção, mas na questão do real da filosofia, da sua realidade. O parresiasta é aquele que, fora do estatuto social ou institucional, faz valer sua própria liberdade e coragem ao falar. Levado ao extremo, o parresiasta é o que aceita morrer pela verdade: aceita morrer em nome da verdade, por ter dito a verdade e por ter a verdade no dizer. O que interessa a Foucault e ao internauta, com a parresía, não é um estudo das performances e do sentido dos enunciados neste ou naquele contexto cibercultural, mas um drama, uma dramática dos discursos, um modo de dizer e pensar que revele o contrato do sujeito falante à verdade que enuncia, sua maneira de se vincular à verdade do que diz. Uma leitura cibercultural da parresía; uma leitura de Foucault por um internauta. Este drama cibercultural, aqui presentificado na escritura burocrática de um trabalho de dissertação, é uma tentativa do internauta em resolver o problema que o acomete, o registro institucional dessa tentativa e o próprio internauta.Cybercultural condition is understood as a culture of circumstances operated by the specific types of technology; technologies which endanger to decode thinking, exaggerating the polarization of ideas on a double ideological frenzy, and technologies which enable the mobilization of people in the name of rulings ignored by legitimated spaces to political doing and the discussion of themes left aside, or adulterate, by traditional means of producing knowledge and communication. For netizen, conceptual personage characterized and defined by connections which articulate, it is in this second meaning that is inserted the NINJA Media, the Cablegate Episode, the Arabic Spring and the Occupy Wall Street. The OWS is coherent in its manifest: indeed, formalizing the left-winged politics turns it into right-winged politics, it is transforming this maker-time into space. However, without a formal space and established, how can the time possess and be fruitful? This is the problem of netizen or, at least, its foundation, problem which netizen will try to route and put back with the notion of parrhesia. Through a very particular and peculiar usage of it done by Michel Foucault, the idea rethink the relation between truth, politics and individual, setting the problem of unfeigned discourse not in infamous conditions of responsibility and veridiction, but in the real matter of philosophy, of its reality. |Parrhesiasta| is someone who even being outside of one´s social or institutional statute enforces one´s own liberty and courage when speaking. Taken to the extreme, |parrhesiasta| is someone who is willing to die in the name of the truth, for having said the truth or for having truth in the said. What comes to Foucault interest and the netizen, along with parrhesia, it is not the studies of the performances and the meanings of the enunciation in different cybercultual contexts, but the dramatic of the discourses themselves, a way of saying and thinking that reveals the relation of the speaker with the truth that one annunciates, one´s way of being bound with the truth. A cybercultural reading of Parrhesia; a Foucault´s reading by the netizen. This cyberculltural drama, presented in this bureaucratic thesis, it is an attempt of the netizen to solve the problem which one is attacked by, the institutional registry of this attempt and the netizen himself.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em Psicologia SocialUFSBRCiberculturaParresíaDramática do discursoMichel FoucaultPsicologia socialCiberespaçoTecnologiaTecnologia e civilizaçãoAnálise do discursoCybercultureParrhesiaDramatic of discourseMichel FoucaultSocial PsychologyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALUm drama ciberculturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALJAMESON_THIAGO_FARIAS_SILVA.pdfapplication/pdf2014388https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5965/1/JAMESON_THIAGO_FARIAS_SILVA.pdf4c4250b8303399ea17317bdd0bd79973MD51TEXTJAMESON_THIAGO_FARIAS_SILVA.pdf.txtJAMESON_THIAGO_FARIAS_SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain248751https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5965/2/JAMESON_THIAGO_FARIAS_SILVA.pdf.txt31c343cacda3244d9482fc08c0ac469bMD52THUMBNAILJAMESON_THIAGO_FARIAS_SILVA.pdf.jpgJAMESON_THIAGO_FARIAS_SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1138https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5965/3/JAMESON_THIAGO_FARIAS_SILVA.pdf.jpg40975d74817d37913b6c17587723b855MD53riufs/59652018-01-15 21:27:58.238oai:ufs.br:riufs/5965Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-01-16T00:27:58Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Um drama cibercultural
title Um drama cibercultural
spellingShingle Um drama cibercultural
Silva, Jameson Thiago Farias
Cibercultura
Parresía
Dramática do discurso
Michel Foucault
Psicologia social
Ciberespaço
Tecnologia
Tecnologia e civilização
Análise do discurso
Cyberculture
Parrhesia
Dramatic of discourse
Michel Foucault
Social Psychology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
title_short Um drama cibercultural
title_full Um drama cibercultural
title_fullStr Um drama cibercultural
title_full_unstemmed Um drama cibercultural
title_sort Um drama cibercultural
author Silva, Jameson Thiago Farias
author_facet Silva, Jameson Thiago Farias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jameson Thiago Farias
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2861716415095070
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Kleber Jean Matos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4965341051401030
contributor_str_mv Lopes, Kleber Jean Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Cibercultura
Parresía
Dramática do discurso
Michel Foucault
Psicologia social
Ciberespaço
Tecnologia
Tecnologia e civilização
Análise do discurso
Cyberculture
Parrhesia
Dramatic of discourse
Michel Foucault
Social Psychology
topic Cibercultura
Parresía
Dramática do discurso
Michel Foucault
Psicologia social
Ciberespaço
Tecnologia
Tecnologia e civilização
Análise do discurso
Cyberculture
Parrhesia
Dramatic of discourse
Michel Foucault
Social Psychology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
description A condição cibercultural pode ser entendida como uma cultura de circunstâncias operadas por tipos específicos de tecnologia; tecnologias que perigam codificar o pensamento, exagerando a polarização das ideias num duplo frenesi ideológico, e tecnologias que possibilitam a mobilização das pessoas em nome de pautas ignoradas pelos espaços legitimados para o fazer político e a discussão de temas deixados de lado, ou adulterados, pelos meios tradicionais de produzir conhecimento e comunicação. Para o internauta, personagem conceitual caracterizado e definido pelas conexões que articula, é neste segundo sentido que se inserem a Mídia NINJA, o Episódio Cablegate, a Primavera Árabe e o Occupy Wall Street. O OWS, mesmo, é coerente em seu manifesto: de fato, formalizar a política da esquerda é endireitar-se, é tornar-se direita, é transformar esse tempo criador em espaço. Mas, sem um espaço formal e estabelecido, como pode o tempo fruir e frutificar? Aí reside o problema do internauta ou, ao menos, o seu fundamento, problema que o internauta tentará encaminhar e, mesmo, recolocar com a noção de parresía. Através dum uso muito particular e peculiar da mesma feito por Michel Foucault, a noção repensa a relação entre verdade, política e sujeito, colocando o problema do discurso verdadeiro não nas famigeradas condições de possibilidade da veridicção, mas na questão do real da filosofia, da sua realidade. O parresiasta é aquele que, fora do estatuto social ou institucional, faz valer sua própria liberdade e coragem ao falar. Levado ao extremo, o parresiasta é o que aceita morrer pela verdade: aceita morrer em nome da verdade, por ter dito a verdade e por ter a verdade no dizer. O que interessa a Foucault e ao internauta, com a parresía, não é um estudo das performances e do sentido dos enunciados neste ou naquele contexto cibercultural, mas um drama, uma dramática dos discursos, um modo de dizer e pensar que revele o contrato do sujeito falante à verdade que enuncia, sua maneira de se vincular à verdade do que diz. Uma leitura cibercultural da parresía; uma leitura de Foucault por um internauta. Este drama cibercultural, aqui presentificado na escritura burocrática de um trabalho de dissertação, é uma tentativa do internauta em resolver o problema que o acomete, o registro institucional dessa tentativa e o próprio internauta.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T13:53:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-27T13:53:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Jameson Thiago Farias. Um drama cibercultural. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/5965
identifier_str_mv SILVA, Jameson Thiago Farias. Um drama cibercultural. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/5965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Psicologia Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5965/1/JAMESON_THIAGO_FARIAS_SILVA.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5965/2/JAMESON_THIAGO_FARIAS_SILVA.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5965/3/JAMESON_THIAGO_FARIAS_SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c4250b8303399ea17317bdd0bd79973
31c343cacda3244d9482fc08c0ac469b
40975d74817d37913b6c17587723b855
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351086202945536