Análise da possibilidade de inclusão de abordagens alternativas para a função cosseno no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Calderaro, André Bispo lattes
Orientador(a): Santos, Fábio dos lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Matemática
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6504
Resumo: This work establishes itself as objective analysis of the process of elaboration of the definitions of the trigonometric functions, particularly the definition of the cosine function. Thus, it is given a guideline regarding the development of a curriculum in which students are not sparked off the concept of trigonometric function based only on the triangle and trigonometric cycle. Therefore, the biggest challenge is to develop arguments for teaching about and investigate further the concepts of trigonometry. Thus, although we like the first chapter a brief explanation about the history of trigonometry, the work focuses on the development of the definition cosine of some forms, namely: the one presented in textbooks as it observes that it is made with support Euler function, setting via power series, the setting based on the exponential function domain in complex and, finally, setting as a solution of an initial value problem, that is, a differential equation that satisfies a given initial condition. From there will be an analysis of these definitions by observing the viability of each to be presented to high school students.
id UFS-2_3856ea3284842ea65a0b9719fd62d805
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/6504
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Calderaro, André Bispohttp://lattes.cnpq.br/4901816524100496Santos, Fábio doshttps://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/programa/alunos.jsf?lc=pt_br&id=1322017-09-27T19:46:21Z2017-09-27T19:46:21Z2013-04-12https://ri.ufs.br/handle/riufs/6504This work establishes itself as objective analysis of the process of elaboration of the definitions of the trigonometric functions, particularly the definition of the cosine function. Thus, it is given a guideline regarding the development of a curriculum in which students are not sparked off the concept of trigonometric function based only on the triangle and trigonometric cycle. Therefore, the biggest challenge is to develop arguments for teaching about and investigate further the concepts of trigonometry. Thus, although we like the first chapter a brief explanation about the history of trigonometry, the work focuses on the development of the definition cosine of some forms, namely: the one presented in textbooks as it observes that it is made with support Euler function, setting via power series, the setting based on the exponential function domain in complex and, finally, setting as a solution of an initial value problem, that is, a differential equation that satisfies a given initial condition. From there will be an analysis of these definitions by observing the viability of each to be presented to high school students.Neste trabalho, se estabelece como objetivo a análise do processo de elaboração das definiçõoes das funçõoes trigonométricas, particularmente, a definição da funçãao cosseno. Desse modo, é dada uma diretriz no que toca a elaboração de um currículo em que os alunos não fiquem ateados ao conceito de função trigonométrica apenas com base no triângulo retângulo e no ciclo trigonométrico. Portanto, o maior desafio é desenvolver argumentos didáticos para tal, bem como investigar mais detalhadamente as concepções da trigonometria. Com isso, apesar de termos como primeiro capítulo uma breve explanação sobre a história da trigonometria, o trabalho tem como foco o desenvolvimento da definição cosseno de algumas formas, sendo elas: a apresentada nos livros didáticos em que se observa que a mesma é feita com suporte da função de Euler, a definição através de séries de potências, a definição com base na função exponencial com domínio nos complexos e, por fim, a definição como solução de um problema de valor inicial, isto é, uma equação diferencial que satisfaz uma determinada condição inicial. A partir daí será feita uma análise dessas definições observando-se a viabilidade de cada uma delas ser apresentada para os alunos do Ensino Médio.application/pdfporTrigonometriaMatemáticaFunções (Matemática)Livros didáticosFunctionsMathematicsTextbooksTrigonometryCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAnálise da possibilidade de inclusão de abordagens alternativas para a função cosseno no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestrado Profissional em Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALANDRE_BISPO_CALDERARO.pdfapplication/pdf742145https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6504/1/ANDRE_BISPO_CALDERARO.pdfa1e7ed5769aae997b6a579f988f1e53cMD51TEXTANDRE_BISPO_CALDERARO.pdf.txtANDRE_BISPO_CALDERARO.pdf.txtExtracted texttext/plain71672https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6504/2/ANDRE_BISPO_CALDERARO.pdf.txteca731cd68b21c6e185f024c836ee5a8MD52THUMBNAILANDRE_BISPO_CALDERARO.pdf.jpgANDRE_BISPO_CALDERARO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1397https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6504/3/ANDRE_BISPO_CALDERARO.pdf.jpg858accf34fc39c0196a7ccd4b84fc78eMD53riufs/65042017-12-18 17:53:51.906oai:ufs.br:riufs/6504Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-12-18T20:53:51Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Análise da possibilidade de inclusão de abordagens alternativas para a função cosseno no ensino médio
title Análise da possibilidade de inclusão de abordagens alternativas para a função cosseno no ensino médio
spellingShingle Análise da possibilidade de inclusão de abordagens alternativas para a função cosseno no ensino médio
Calderaro, André Bispo
Trigonometria
Matemática
Funções (Matemática)
Livros didáticos
Functions
Mathematics
Textbooks
Trigonometry
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Análise da possibilidade de inclusão de abordagens alternativas para a função cosseno no ensino médio
title_full Análise da possibilidade de inclusão de abordagens alternativas para a função cosseno no ensino médio
title_fullStr Análise da possibilidade de inclusão de abordagens alternativas para a função cosseno no ensino médio
title_full_unstemmed Análise da possibilidade de inclusão de abordagens alternativas para a função cosseno no ensino médio
title_sort Análise da possibilidade de inclusão de abordagens alternativas para a função cosseno no ensino médio
author Calderaro, André Bispo
author_facet Calderaro, André Bispo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calderaro, André Bispo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4901816524100496
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Fábio dos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/programa/alunos.jsf?lc=pt_br&id=132
contributor_str_mv Santos, Fábio dos
dc.subject.por.fl_str_mv Trigonometria
Matemática
Funções (Matemática)
Livros didáticos
topic Trigonometria
Matemática
Funções (Matemática)
Livros didáticos
Functions
Mathematics
Textbooks
Trigonometry
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Functions
Mathematics
Textbooks
Trigonometry
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work establishes itself as objective analysis of the process of elaboration of the definitions of the trigonometric functions, particularly the definition of the cosine function. Thus, it is given a guideline regarding the development of a curriculum in which students are not sparked off the concept of trigonometric function based only on the triangle and trigonometric cycle. Therefore, the biggest challenge is to develop arguments for teaching about and investigate further the concepts of trigonometry. Thus, although we like the first chapter a brief explanation about the history of trigonometry, the work focuses on the development of the definition cosine of some forms, namely: the one presented in textbooks as it observes that it is made with support Euler function, setting via power series, the setting based on the exponential function domain in complex and, finally, setting as a solution of an initial value problem, that is, a differential equation that satisfies a given initial condition. From there will be an analysis of these definitions by observing the viability of each to be presented to high school students.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T19:46:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-27T19:46:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/6504
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/6504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissional em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6504/1/ANDRE_BISPO_CALDERARO.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6504/2/ANDRE_BISPO_CALDERARO.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6504/3/ANDRE_BISPO_CALDERARO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a1e7ed5769aae997b6a579f988f1e53c
eca731cd68b21c6e185f024c836ee5a8
858accf34fc39c0196a7ccd4b84fc78e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351098230112256