A capoeira na sociedade do capital: a docência como mercadoria-chave na transformação da capoeira no século XX

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Araújo, Benedito Carlos Libório Caires
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1612
Resumo: A capoeira, desde sua primeira menção nos registros oficiais em 1789 até o final da primeira república (1930), sempre esteve relacionada ao que havia de mais discriminado na sociedade brasileira. Após as grandes transformações sociais no mundo e seus efeitos na política brasileira no século XX, essa manifestação ganha espaço social, assumindo uma nova dinâmica. Esse processo se inicia quando a docência da capoeira passa a ser estruturada sob o signo da mercadoria, expresso nas ações concretas de duas escolas de capoeiras baianos, que transformaram o conhecimento da capoeira em propriedade. Dessa forma, atribui-se uma relação de troca entre mercadorias que, nas décadas de 1980 e 1990, viriam a se concretizar sob a lógica do trabalho produtivo. Destaca-se, como marco, desse processo, a atuação do Centro de Cultura Física Regional (1936), que, sob forte influência do pensamento positivista e da forma taylorista de trabalho, materializou, nas relações diretas, a fragmentação da capoeira. Esses marcos se concretizam nos dias atuais, quando a capoeira aparta-se do seu produtor, relegando-lhe papéis secundários na sua construção. São as esferas da sociedade civil onde a capoeira se insere, a gerência na lógica dos interesses privados, em uma estrutura que une a ideologia burguesa, o estado liberal e as parcerias privadas de financiamento público. O objetivo deste trabalho é se aproximar das formas que articulam respostas contra a dinâmica da sociedade capitalista, onde a capoeira se encontra de forma alienada. Para compreender esse fenômeno, concentramos a atenção na mercadoria prática docente da capoeira, destacando nela as contradições que evidenciem a lógica da mercadoria e suas determinações. Por reconhecer mudanças nos dados concretos do trabalho pedagógico, nos espaços e tempos formativos na capoeira, assumimos uma postura de confronto, para avançar na compreensão dos limites e das possibilidades que se põem aos capoeiras, assim como a outros formadores populares de conscientização de classe e de ações revolucionárias._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The capoeira, since its first mention in the official records in 1789 by the end of the first republic (1930), has always been related to that there was more broken in Brazilian society. After the great social transformations in the world and its effects on Brazilian politics in the twentieth century, this manifestation takes social space, assuming a new dynamic. This process begins when the teaching of capoeira will be structured under the sign of the commodity, expressed in concrete actions of two schools of capoeiras baianos, which transform the knowledge of the poultry a property. Thus, gives up a relationship of exchange between goods, which in the decades of 1980 and 1990 would come to realize under the logic of productive work. It is as milestone of that process, the actions of the Centro de Cultura Física Culture Regional (1936), which under strong influence of positivist thinking in the way taylorista of work, the centre, materialized in relations direct the fragmentation of capoeira. These milestones are embody nowadays, when the poultry withdraw itself from its producer, relegating it to secondary roles in its construction. The spheres of civil society, where the poultry falls, manages the logic of private interests, in a structure that unites the bourgeois ideology, the liberal state and private partnerships of public funding. The objective of this work is to bring the forms that articulate answers to the dynamics of capitalist society, where poultry is so alienated. To understand this phenomenon, focus on commodity teaching practice of capoeira, highlighting the contradictions therein showing that the logic of the goods and their determinations. By believing in areas such as training locus irradiator, assume a posture of confrontation for progress in the understanding of the limits and possibilities to capoeiras, as well as other trainers popular awareness of the possibility of class action and revolutionary._________________________________________________________________________________________ RESUMEN: La capoeira, desde su primera mención en los documentos oficiales en 1789 por el final de la primera república (1930), siempre ha estado relacionada con que había roto más en la sociedad brasileña. Después de las grandes transformaciones sociales en el mundo y sus efectos en la política brasileña en el siglo XX, esta manifestación gaña espacio social, en el supuesto de una nueva dinámica. Este proceso comienza en el momento en que la enseñanza de la capoeira se estructurará bajo el signo de la mercancía, expresada en acciones concretas de las dos escuelas de capoeiras baianos, que transforman el conocimiento de las aves de corral de una propiedad. Por lo tanto, da una relación de intercambio entre productos, que en los decenios de 1980 y 1990 dado cuenta de que bajo la lógica del trabajo productivo. Es como hito de ese proceso, las acciones del Centro de Cultura Física Regional (1936), que bajo la fuerte influencia del pensamiento positivista en el modo taylorista del trabajo, el centro, materializado en las relaciones directas de la fragmentación de la capoeira. Estos hitos se encarnan hoy en día, cuando las aves de corral en caso de retirar su productor, relegando a un papel secundario en su construcción. Son las esferas de la sociedad civil, donde las aves de corral caídas, gestiona la lógica de los intereses privados, en una estructura que une a la ideología burguesa, el Estado liberal y privadas de financiación pública. El objetivo de este trabajo es lograr que las formas de articular respuestas a la dinámica de la sociedad capitalista, donde las aves de corral es tan alienados. Para entender este fenómeno, se centra en la enseñanza práctica de la capoeira, poniendo de relieve las contradicciones que muestran que en él la lógica de la mercancía y de sus determinaciones. Por creer en áreas como la formación locus irradiador, asumir una postura de enfrentamiento para avanzar en la comprensión de los límites y posibilidades de capoeiras, así como otros formadores de la conciencia popular la posibilidad de la acción de clase y revolucionario.
id UFS-2_3a9ffd3177cd1057183f6da29a8bfcc2
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/1612
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Araújo, Benedito Carlos Libório Caires2016-02-01T13:41:08Z2016-02-01T13:41:08Z2008ARAÚJO, B. C. L. C. A capoeira na sociedade do capital: a docência como mercadoria-chave na transformação da capoeira no século XX. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91592>. Acesso em: 01 fev. 2016.https://ri.ufs.br/handle/riufs/1612Direitos autorais pertencentes ao(s) autor(es)A capoeira, desde sua primeira menção nos registros oficiais em 1789 até o final da primeira república (1930), sempre esteve relacionada ao que havia de mais discriminado na sociedade brasileira. Após as grandes transformações sociais no mundo e seus efeitos na política brasileira no século XX, essa manifestação ganha espaço social, assumindo uma nova dinâmica. Esse processo se inicia quando a docência da capoeira passa a ser estruturada sob o signo da mercadoria, expresso nas ações concretas de duas escolas de capoeiras baianos, que transformaram o conhecimento da capoeira em propriedade. Dessa forma, atribui-se uma relação de troca entre mercadorias que, nas décadas de 1980 e 1990, viriam a se concretizar sob a lógica do trabalho produtivo. Destaca-se, como marco, desse processo, a atuação do Centro de Cultura Física Regional (1936), que, sob forte influência do pensamento positivista e da forma taylorista de trabalho, materializou, nas relações diretas, a fragmentação da capoeira. Esses marcos se concretizam nos dias atuais, quando a capoeira aparta-se do seu produtor, relegando-lhe papéis secundários na sua construção. São as esferas da sociedade civil onde a capoeira se insere, a gerência na lógica dos interesses privados, em uma estrutura que une a ideologia burguesa, o estado liberal e as parcerias privadas de financiamento público. O objetivo deste trabalho é se aproximar das formas que articulam respostas contra a dinâmica da sociedade capitalista, onde a capoeira se encontra de forma alienada. Para compreender esse fenômeno, concentramos a atenção na mercadoria prática docente da capoeira, destacando nela as contradições que evidenciem a lógica da mercadoria e suas determinações. Por reconhecer mudanças nos dados concretos do trabalho pedagógico, nos espaços e tempos formativos na capoeira, assumimos uma postura de confronto, para avançar na compreensão dos limites e das possibilidades que se põem aos capoeiras, assim como a outros formadores populares de conscientização de classe e de ações revolucionárias._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The capoeira, since its first mention in the official records in 1789 by the end of the first republic (1930), has always been related to that there was more broken in Brazilian society. After the great social transformations in the world and its effects on Brazilian politics in the twentieth century, this manifestation takes social space, assuming a new dynamic. This process begins when the teaching of capoeira will be structured under the sign of the commodity, expressed in concrete actions of two schools of capoeiras baianos, which transform the knowledge of the poultry a property. Thus, gives up a relationship of exchange between goods, which in the decades of 1980 and 1990 would come to realize under the logic of productive work. It is as milestone of that process, the actions of the Centro de Cultura Física Culture Regional (1936), which under strong influence of positivist thinking in the way taylorista of work, the centre, materialized in relations direct the fragmentation of capoeira. These milestones are embody nowadays, when the poultry withdraw itself from its producer, relegating it to secondary roles in its construction. The spheres of civil society, where the poultry falls, manages the logic of private interests, in a structure that unites the bourgeois ideology, the liberal state and private partnerships of public funding. The objective of this work is to bring the forms that articulate answers to the dynamics of capitalist society, where poultry is so alienated. To understand this phenomenon, focus on commodity teaching practice of capoeira, highlighting the contradictions therein showing that the logic of the goods and their determinations. By believing in areas such as training locus irradiator, assume a posture of confrontation for progress in the understanding of the limits and possibilities to capoeiras, as well as other trainers popular awareness of the possibility of class action and revolutionary._________________________________________________________________________________________ RESUMEN: La capoeira, desde su primera mención en los documentos oficiales en 1789 por el final de la primera república (1930), siempre ha estado relacionada con que había roto más en la sociedad brasileña. Después de las grandes transformaciones sociales en el mundo y sus efectos en la política brasileña en el siglo XX, esta manifestación gaña espacio social, en el supuesto de una nueva dinámica. Este proceso comienza en el momento en que la enseñanza de la capoeira se estructurará bajo el signo de la mercancía, expresada en acciones concretas de las dos escuelas de capoeiras baianos, que transforman el conocimiento de las aves de corral de una propiedad. Por lo tanto, da una relación de intercambio entre productos, que en los decenios de 1980 y 1990 dado cuenta de que bajo la lógica del trabajo productivo. Es como hito de ese proceso, las acciones del Centro de Cultura Física Regional (1936), que bajo la fuerte influencia del pensamiento positivista en el modo taylorista del trabajo, el centro, materializado en las relaciones directas de la fragmentación de la capoeira. Estos hitos se encarnan hoy en día, cuando las aves de corral en caso de retirar su productor, relegando a un papel secundario en su construcción. Son las esferas de la sociedad civil, donde las aves de corral caídas, gestiona la lógica de los intereses privados, en una estructura que une a la ideología burguesa, el Estado liberal y privadas de financiación pública. El objetivo de este trabajo es lograr que las formas de articular respuestas a la dinámica de la sociedad capitalista, donde las aves de corral es tan alienados. Para entender este fenómeno, se centra en la enseñanza práctica de la capoeira, poniendo de relieve las contradicciones que muestran que en él la lógica de la mercancía y de sus determinaciones. Por creer en áreas como la formación locus irradiador, asumir una postura de enfrentamiento para avanzar en la comprensión de los límites y posibilidades de capoeiras, así como otros formadores de la conciencia popular la posibilidad de la acción de clase y revolucionario.CapoeiraPrática docenteProjeto histórico socialistaPractical teachingSocialist historical projectPráctica del enseñanzaProyecto histórico socialistaA capoeira na sociedade do capital: a docência como mercadoria-chave na transformação da capoeira no século XXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCapoeiraCapitalDocencia.pdf.jpgCapoeiraCapitalDocencia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1306https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1612/4/CapoeiraCapitalDocencia.pdf.jpg61cb41852b9704699bd143152d671184MD54TEXTCapoeiraCapitalDocencia.pdf.txtCapoeiraCapitalDocencia.pdf.txtExtracted texttext/plain293487https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1612/3/CapoeiraCapitalDocencia.pdf.txtbf85f714d1505108f9a14937895d870bMD53ORIGINALCapoeiraCapitalDocencia.pdfCapoeiraCapitalDocencia.pdfapplication/pdf801346https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1612/1/CapoeiraCapitalDocencia.pdf8b85b6755d69d9aa93a91364ed6c9106MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1612/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufs/16122017-12-13 19:33:54.826oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-12-13T22:33:54Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A capoeira na sociedade do capital: a docência como mercadoria-chave na transformação da capoeira no século XX
title A capoeira na sociedade do capital: a docência como mercadoria-chave na transformação da capoeira no século XX
spellingShingle A capoeira na sociedade do capital: a docência como mercadoria-chave na transformação da capoeira no século XX
Araújo, Benedito Carlos Libório Caires
Capoeira
Prática docente
Projeto histórico socialista
Practical teaching
Socialist historical project
Práctica del enseñanza
Proyecto histórico socialista
title_short A capoeira na sociedade do capital: a docência como mercadoria-chave na transformação da capoeira no século XX
title_full A capoeira na sociedade do capital: a docência como mercadoria-chave na transformação da capoeira no século XX
title_fullStr A capoeira na sociedade do capital: a docência como mercadoria-chave na transformação da capoeira no século XX
title_full_unstemmed A capoeira na sociedade do capital: a docência como mercadoria-chave na transformação da capoeira no século XX
title_sort A capoeira na sociedade do capital: a docência como mercadoria-chave na transformação da capoeira no século XX
author Araújo, Benedito Carlos Libório Caires
author_facet Araújo, Benedito Carlos Libório Caires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Benedito Carlos Libório Caires
dc.subject.por.fl_str_mv Capoeira
Prática docente
Projeto histórico socialista
Practical teaching
Socialist historical project
Práctica del enseñanza
Proyecto histórico socialista
topic Capoeira
Prática docente
Projeto histórico socialista
Practical teaching
Socialist historical project
Práctica del enseñanza
Proyecto histórico socialista
description A capoeira, desde sua primeira menção nos registros oficiais em 1789 até o final da primeira república (1930), sempre esteve relacionada ao que havia de mais discriminado na sociedade brasileira. Após as grandes transformações sociais no mundo e seus efeitos na política brasileira no século XX, essa manifestação ganha espaço social, assumindo uma nova dinâmica. Esse processo se inicia quando a docência da capoeira passa a ser estruturada sob o signo da mercadoria, expresso nas ações concretas de duas escolas de capoeiras baianos, que transformaram o conhecimento da capoeira em propriedade. Dessa forma, atribui-se uma relação de troca entre mercadorias que, nas décadas de 1980 e 1990, viriam a se concretizar sob a lógica do trabalho produtivo. Destaca-se, como marco, desse processo, a atuação do Centro de Cultura Física Regional (1936), que, sob forte influência do pensamento positivista e da forma taylorista de trabalho, materializou, nas relações diretas, a fragmentação da capoeira. Esses marcos se concretizam nos dias atuais, quando a capoeira aparta-se do seu produtor, relegando-lhe papéis secundários na sua construção. São as esferas da sociedade civil onde a capoeira se insere, a gerência na lógica dos interesses privados, em uma estrutura que une a ideologia burguesa, o estado liberal e as parcerias privadas de financiamento público. O objetivo deste trabalho é se aproximar das formas que articulam respostas contra a dinâmica da sociedade capitalista, onde a capoeira se encontra de forma alienada. Para compreender esse fenômeno, concentramos a atenção na mercadoria prática docente da capoeira, destacando nela as contradições que evidenciem a lógica da mercadoria e suas determinações. Por reconhecer mudanças nos dados concretos do trabalho pedagógico, nos espaços e tempos formativos na capoeira, assumimos uma postura de confronto, para avançar na compreensão dos limites e das possibilidades que se põem aos capoeiras, assim como a outros formadores populares de conscientização de classe e de ações revolucionárias._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The capoeira, since its first mention in the official records in 1789 by the end of the first republic (1930), has always been related to that there was more broken in Brazilian society. After the great social transformations in the world and its effects on Brazilian politics in the twentieth century, this manifestation takes social space, assuming a new dynamic. This process begins when the teaching of capoeira will be structured under the sign of the commodity, expressed in concrete actions of two schools of capoeiras baianos, which transform the knowledge of the poultry a property. Thus, gives up a relationship of exchange between goods, which in the decades of 1980 and 1990 would come to realize under the logic of productive work. It is as milestone of that process, the actions of the Centro de Cultura Física Culture Regional (1936), which under strong influence of positivist thinking in the way taylorista of work, the centre, materialized in relations direct the fragmentation of capoeira. These milestones are embody nowadays, when the poultry withdraw itself from its producer, relegating it to secondary roles in its construction. The spheres of civil society, where the poultry falls, manages the logic of private interests, in a structure that unites the bourgeois ideology, the liberal state and private partnerships of public funding. The objective of this work is to bring the forms that articulate answers to the dynamics of capitalist society, where poultry is so alienated. To understand this phenomenon, focus on commodity teaching practice of capoeira, highlighting the contradictions therein showing that the logic of the goods and their determinations. By believing in areas such as training locus irradiator, assume a posture of confrontation for progress in the understanding of the limits and possibilities to capoeiras, as well as other trainers popular awareness of the possibility of class action and revolutionary._________________________________________________________________________________________ RESUMEN: La capoeira, desde su primera mención en los documentos oficiales en 1789 por el final de la primera república (1930), siempre ha estado relacionada con que había roto más en la sociedad brasileña. Después de las grandes transformaciones sociales en el mundo y sus efectos en la política brasileña en el siglo XX, esta manifestación gaña espacio social, en el supuesto de una nueva dinámica. Este proceso comienza en el momento en que la enseñanza de la capoeira se estructurará bajo el signo de la mercancía, expresada en acciones concretas de las dos escuelas de capoeiras baianos, que transforman el conocimiento de las aves de corral de una propiedad. Por lo tanto, da una relación de intercambio entre productos, que en los decenios de 1980 y 1990 dado cuenta de que bajo la lógica del trabajo productivo. Es como hito de ese proceso, las acciones del Centro de Cultura Física Regional (1936), que bajo la fuerte influencia del pensamiento positivista en el modo taylorista del trabajo, el centro, materializado en las relaciones directas de la fragmentación de la capoeira. Estos hitos se encarnan hoy en día, cuando las aves de corral en caso de retirar su productor, relegando a un papel secundario en su construcción. Son las esferas de la sociedad civil, donde las aves de corral caídas, gestiona la lógica de los intereses privados, en una estructura que une a la ideología burguesa, el Estado liberal y privadas de financiación pública. El objetivo de este trabajo es lograr que las formas de articular respuestas a la dinámica de la sociedad capitalista, donde las aves de corral es tan alienados. Para entender este fenómeno, se centra en la enseñanza práctica de la capoeira, poniendo de relieve las contradicciones que muestran que en él la lógica de la mercancía y de sus determinaciones. Por creer en áreas como la formación locus irradiador, asumir una postura de enfrentamiento para avanzar en la comprensión de los límites y posibilidades de capoeiras, así como otros formadores de la conciencia popular la posibilidad de la acción de clase y revolucionario.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-01T13:41:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-01T13:41:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, B. C. L. C. A capoeira na sociedade do capital: a docência como mercadoria-chave na transformação da capoeira no século XX. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91592>. Acesso em: 01 fev. 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/1612
dc.identifier.license.pt_BR.fl_str_mv Direitos autorais pertencentes ao(s) autor(es)
identifier_str_mv ARAÚJO, B. C. L. C. A capoeira na sociedade do capital: a docência como mercadoria-chave na transformação da capoeira no século XX. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91592>. Acesso em: 01 fev. 2016.
Direitos autorais pertencentes ao(s) autor(es)
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/1612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1612/4/CapoeiraCapitalDocencia.pdf.jpg
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1612/3/CapoeiraCapitalDocencia.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1612/1/CapoeiraCapitalDocencia.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/1612/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 61cb41852b9704699bd143152d671184
bf85f714d1505108f9a14937895d870b
8b85b6755d69d9aa93a91364ed6c9106
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351082067361792