Professores migrantes em Aracaju : múltiplas sociabilidades

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Scardini, Maria Luisa lattes
Orientador(a): Silva, Tânia Elias Magno da lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Sociologia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6294
Resumo: The process of urbanization in Brazil has acquired a new face, inserted in the new world migratory pattern, from the increase of population shifts to the cities of medium size, such as the capital of the state of Sergipe. The highly qualified people migration has caught attention. Considering the recent spread of higher education and expressive number of teachers from other cities in the country and even from abroad, this work is a result of a research done with a restricted group of migrant teachers who works in the two major universities in the state. 220 questionnaires were submitted and 10 interviews were held with teachers from various places of the country and with different personal characteristics. The results showed that most teachers came attracted by the opportunity to work and, secondarily, for the welfare that the city still offers. The research also approached the move generated from the cultural shock produced by migration, resulting in different strategies of acculturation and feelings of greater or lesser adaptation to the local society. Ambivalent feelings of the social construction of the foreign person were found in confrontation with other values and cultural practices. In that aspect, we have found strange views proper of the category searched on the culture and sociability.
id UFS-2_4860ff26d514c16a4c314102d611fba4
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/6294
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Scardini, Maria Luisahttp://lattes.cnpq.br/4392730514333344Silva, Tânia Elias Magno dahttp://lattes.cnpq.br/55813057238843222017-09-27T14:13:11Z2017-09-27T14:13:11Z2008-02-29SCARDINI, Maria Luisa. PROFESSORES MIGRANTES EM ARACAJU: MÚLTIPLAS SOCIABILIDADES. 2008. 209 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.https://ri.ufs.br/handle/riufs/6294The process of urbanization in Brazil has acquired a new face, inserted in the new world migratory pattern, from the increase of population shifts to the cities of medium size, such as the capital of the state of Sergipe. The highly qualified people migration has caught attention. Considering the recent spread of higher education and expressive number of teachers from other cities in the country and even from abroad, this work is a result of a research done with a restricted group of migrant teachers who works in the two major universities in the state. 220 questionnaires were submitted and 10 interviews were held with teachers from various places of the country and with different personal characteristics. The results showed that most teachers came attracted by the opportunity to work and, secondarily, for the welfare that the city still offers. The research also approached the move generated from the cultural shock produced by migration, resulting in different strategies of acculturation and feelings of greater or lesser adaptation to the local society. Ambivalent feelings of the social construction of the foreign person were found in confrontation with other values and cultural practices. In that aspect, we have found strange views proper of the category searched on the culture and sociability.Inserido no novo padrão migratório mundial, o processo de urbanização no Brasil vem adquirindo nova configuração, a partir da intensificação dos deslocamentos populacionais para as cidades de porte médio, a exemplo da capital de Sergipe. Nesse contexto, tem chamado a atenção uma migração de perfil cada vez mais qualificado. Considerando a expansão recente do ensino superior e a expressiva representatividade de professores procedentes de outras localidades do país e mesmo do exterior, este trabalho resulta de pesquisa realizada com um grupo delimitado de professores migrantes que atuam nas duas principais universidades do estado. Foram aplicados 220 questionários e realizadas 10 entrevistas, com professores procedentes de diversas localidades do país e com características pessoais diferenciadas. Os resultados apontam que a maioria veio atraída por oportunidade de trabalho e, secundariamente, pela qualidade de vida que a cidade ainda oferece. A pesquisa versou também sobre aproximações e afastamentos gerados a partir do choque cultural produzido pela migração, resultando em estratégias diferenciadas de aculturação e sentimentos de maior ou menor adaptação à sociedade local. Foram constatados sentimentos ambivalentes próprios da construção social do estrangeiro , em confronto com outros valores e práticas culturais. Nesse aspecto, logrou-se ter encontrado estranhamentos muito próprios da categoria pesquisada relativos a cultura e sociabilidades.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em SociologiaUFSBRMigraçãoProfessores universitáriosIdentidade culturalSociabilidadesMigrationUniversity professorsCultural identitySociabilityCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASProfessores migrantes em Aracaju : múltiplas sociabilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALMARIA_LUISA_SCARDINI.pdfapplication/pdf1592931https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6294/1/MARIA_LUISA_SCARDINI.pdf330112f47e9d0532d449950faabed3edMD51TEXTMARIA_LUISA_SCARDINI.pdf.txtMARIA_LUISA_SCARDINI.pdf.txtExtracted texttext/plain550115https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6294/2/MARIA_LUISA_SCARDINI.pdf.txtd4960acef183c02c4f9dd9daf5e83a63MD52THUMBNAILMARIA_LUISA_SCARDINI.pdf.jpgMARIA_LUISA_SCARDINI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1130https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6294/3/MARIA_LUISA_SCARDINI.pdf.jpg0f9f5860ed03eb2c9929155e5fbe93d2MD53riufs/62942018-01-16 20:15:39.568oai:ufs.br:riufs/6294Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-01-16T23:15:39Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Professores migrantes em Aracaju : múltiplas sociabilidades
title Professores migrantes em Aracaju : múltiplas sociabilidades
spellingShingle Professores migrantes em Aracaju : múltiplas sociabilidades
Scardini, Maria Luisa
Migração
Professores universitários
Identidade cultural
Sociabilidades
Migration
University professors
Cultural identity
Sociability
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Professores migrantes em Aracaju : múltiplas sociabilidades
title_full Professores migrantes em Aracaju : múltiplas sociabilidades
title_fullStr Professores migrantes em Aracaju : múltiplas sociabilidades
title_full_unstemmed Professores migrantes em Aracaju : múltiplas sociabilidades
title_sort Professores migrantes em Aracaju : múltiplas sociabilidades
author Scardini, Maria Luisa
author_facet Scardini, Maria Luisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scardini, Maria Luisa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4392730514333344
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Tânia Elias Magno da
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5581305723884322
contributor_str_mv Silva, Tânia Elias Magno da
dc.subject.por.fl_str_mv Migração
Professores universitários
Identidade cultural
Sociabilidades
topic Migração
Professores universitários
Identidade cultural
Sociabilidades
Migration
University professors
Cultural identity
Sociability
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Migration
University professors
Cultural identity
Sociability
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description The process of urbanization in Brazil has acquired a new face, inserted in the new world migratory pattern, from the increase of population shifts to the cities of medium size, such as the capital of the state of Sergipe. The highly qualified people migration has caught attention. Considering the recent spread of higher education and expressive number of teachers from other cities in the country and even from abroad, this work is a result of a research done with a restricted group of migrant teachers who works in the two major universities in the state. 220 questionnaires were submitted and 10 interviews were held with teachers from various places of the country and with different personal characteristics. The results showed that most teachers came attracted by the opportunity to work and, secondarily, for the welfare that the city still offers. The research also approached the move generated from the cultural shock produced by migration, resulting in different strategies of acculturation and feelings of greater or lesser adaptation to the local society. Ambivalent feelings of the social construction of the foreign person were found in confrontation with other values and cultural practices. In that aspect, we have found strange views proper of the category searched on the culture and sociability.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T14:13:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-27T14:13:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SCARDINI, Maria Luisa. PROFESSORES MIGRANTES EM ARACAJU: MÚLTIPLAS SOCIABILIDADES. 2008. 209 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/6294
identifier_str_mv SCARDINI, Maria Luisa. PROFESSORES MIGRANTES EM ARACAJU: MÚLTIPLAS SOCIABILIDADES. 2008. 209 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/6294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6294/1/MARIA_LUISA_SCARDINI.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6294/2/MARIA_LUISA_SCARDINI.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6294/3/MARIA_LUISA_SCARDINI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 330112f47e9d0532d449950faabed3ed
d4960acef183c02c4f9dd9daf5e83a63
0f9f5860ed03eb2c9929155e5fbe93d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351121539956736