A educação matemática no desenvolvimento profissional de professor(a) no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Graça, Janilce Santos Domingues lattes
Orientador(a): Soares, Maria José Nascimento lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5198
Resumo: The present work has as objective indentify the relations that the students from the Pedagogy course at Universidade Federal de Sergipe establish between didactic and the acquisition of mathematical knowledge lived at different moments of their schooling since basic education until college and analyze the process of mathematical knowledge acquisition as to the concept of number, indentifying and explicitating the appropriations which those teachers effectuated about these elements during the academic formation in Pedagogy. This study was developed from the interpretative paradigm of research through the qualitative nature of research and the ethnographic method. The main instruments of information collection used were questionnaires and autobiographic reports. The present work has as references the investigations from Shulman (1986). Tardif (2002). Garcia (1999). Serrazina (2002). Ponte (1998). Curi (2004). Fiorentini (2002). Kamii (1985). Soares (2009). Silva (2008). Charlot (2005). Lorenzato (2009). Brzezinski (1996). Veiga (1997), among others. In this sense, this research aims to contribute to the institutions and to the society when it comes to the overcoming of challenges in the difficulties of learning mathematical contents and in the formation of teachers in the initial years of basic education.
id UFS-2_771b19f6197185461ac22ef07e19aa9f
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/5198
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Graça, Janilce Santos Domingueshttp://lattes.cnpq.br/8392706159125796Soares, Maria José Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/06486699300696752017-09-26T18:15:44Z2017-09-26T18:15:44Z2011-05-04https://ri.ufs.br/handle/riufs/5198The present work has as objective indentify the relations that the students from the Pedagogy course at Universidade Federal de Sergipe establish between didactic and the acquisition of mathematical knowledge lived at different moments of their schooling since basic education until college and analyze the process of mathematical knowledge acquisition as to the concept of number, indentifying and explicitating the appropriations which those teachers effectuated about these elements during the academic formation in Pedagogy. This study was developed from the interpretative paradigm of research through the qualitative nature of research and the ethnographic method. The main instruments of information collection used were questionnaires and autobiographic reports. The present work has as references the investigations from Shulman (1986). Tardif (2002). Garcia (1999). Serrazina (2002). Ponte (1998). Curi (2004). Fiorentini (2002). Kamii (1985). Soares (2009). Silva (2008). Charlot (2005). Lorenzato (2009). Brzezinski (1996). Veiga (1997), among others. In this sense, this research aims to contribute to the institutions and to the society when it comes to the overcoming of challenges in the difficulties of learning mathematical contents and in the formation of teachers in the initial years of basic education.O presente trabalho tem como objetivo identificar as relações que os alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe estabelecem entre a didática e a aquisição de conhecimentos matemáticos vividos em diferentes momentos de sua escolarização desde a educação básica até o ensino superior e analisar o processo de aquisição do conhecimento matemático quanto ao conceito de número, identificando e explicitando as apropriações que tais professores efetuaram sobre tais elementos durante a formação acadêmica em Pedagogia. Este estudo foi desenvolvido a partir do paradigma interpretativo de pesquisa através da natureza qualitativa de pesquisa e do método etnográfico. Os principais instrumentos de coleta de informações utilizados foram questionários e relatos autobiográficos. O presente trabalho tem como referência as investigações de Shulman (1986). Tardif (2002). Garcia (1999). Serrazina (2002). Ponte (1998). Curi (2004). Fiorentini (2002). Kamii (1985). Soares (2009). Silva (2008). Charlot (2005). Lorenzato (2009). Brzezinski (1996). Veiga (1997), entre outros. Nesse sentido, esta pesquisa visa contribuir para as instituições e para a sociedade no que tange à superação dos desafios nas dificuldades de se aprender conteúdos matemáticos e na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFSBRMatemáticaCurso de PedagogiaFormação de professoresMathematicsPedagogy courseTeachers formationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA educação matemática no desenvolvimento profissional de professor(a) no curso de Pedagogia da Universidade Federal de SergipeEDUCATION MATH TEACHER PROFESSIONAL DEVELOPMENT IN THE COURSE OF THE UNIVERSITY OF PEDAGOGY SERGIPE.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALJANILCE_SANTOS_DOMINGUES_GRACA.pdfapplication/pdf778182https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5198/1/JANILCE_SANTOS_DOMINGUES_GRACA.pdf6db0289d93a7d540a04a24935cc8e1e0MD51TEXTJANILCE_SANTOS_DOMINGUES_GRACA.pdf.txtJANILCE_SANTOS_DOMINGUES_GRACA.pdf.txtExtracted texttext/plain177816https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5198/2/JANILCE_SANTOS_DOMINGUES_GRACA.pdf.txt6f19ff7fb9ccdcf483d6c66c209f2047MD52THUMBNAILJANILCE_SANTOS_DOMINGUES_GRACA.pdf.jpgJANILCE_SANTOS_DOMINGUES_GRACA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1357https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5198/3/JANILCE_SANTOS_DOMINGUES_GRACA.pdf.jpg9cabeb5748e9847a007697b0ee63b64cMD53riufs/51982018-01-16 21:32:37.952oai:ufs.br:riufs/5198Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-01-17T00:32:37Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv A educação matemática no desenvolvimento profissional de professor(a) no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv EDUCATION MATH TEACHER PROFESSIONAL DEVELOPMENT IN THE COURSE OF THE UNIVERSITY OF PEDAGOGY SERGIPE.
title A educação matemática no desenvolvimento profissional de professor(a) no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe
spellingShingle A educação matemática no desenvolvimento profissional de professor(a) no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe
Graça, Janilce Santos Domingues
Matemática
Curso de Pedagogia
Formação de professores
Mathematics
Pedagogy course
Teachers formation
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short A educação matemática no desenvolvimento profissional de professor(a) no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe
title_full A educação matemática no desenvolvimento profissional de professor(a) no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe
title_fullStr A educação matemática no desenvolvimento profissional de professor(a) no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe
title_full_unstemmed A educação matemática no desenvolvimento profissional de professor(a) no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe
title_sort A educação matemática no desenvolvimento profissional de professor(a) no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe
author Graça, Janilce Santos Domingues
author_facet Graça, Janilce Santos Domingues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Janilce Santos Domingues
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8392706159125796
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Maria José Nascimento
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0648669930069675
contributor_str_mv Soares, Maria José Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Curso de Pedagogia
Formação de professores
topic Matemática
Curso de Pedagogia
Formação de professores
Mathematics
Pedagogy course
Teachers formation
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics
Pedagogy course
Teachers formation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The present work has as objective indentify the relations that the students from the Pedagogy course at Universidade Federal de Sergipe establish between didactic and the acquisition of mathematical knowledge lived at different moments of their schooling since basic education until college and analyze the process of mathematical knowledge acquisition as to the concept of number, indentifying and explicitating the appropriations which those teachers effectuated about these elements during the academic formation in Pedagogy. This study was developed from the interpretative paradigm of research through the qualitative nature of research and the ethnographic method. The main instruments of information collection used were questionnaires and autobiographic reports. The present work has as references the investigations from Shulman (1986). Tardif (2002). Garcia (1999). Serrazina (2002). Ponte (1998). Curi (2004). Fiorentini (2002). Kamii (1985). Soares (2009). Silva (2008). Charlot (2005). Lorenzato (2009). Brzezinski (1996). Veiga (1997), among others. In this sense, this research aims to contribute to the institutions and to the society when it comes to the overcoming of challenges in the difficulties of learning mathematical contents and in the formation of teachers in the initial years of basic education.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-05-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/5198
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/5198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5198/1/JANILCE_SANTOS_DOMINGUES_GRACA.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5198/2/JANILCE_SANTOS_DOMINGUES_GRACA.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5198/3/JANILCE_SANTOS_DOMINGUES_GRACA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6db0289d93a7d540a04a24935cc8e1e0
6f19ff7fb9ccdcf483d6c66c209f2047
9cabeb5748e9847a007697b0ee63b64c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351089632837632