Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Sergipe
|
Programa de Pós-Graduação: |
Pós-Graduação em Física
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/6408 |
Resumo: | The gap between technologies produced by science and physics basic education is noticeable. The physical programming Arduino platform has great potential for educational, artistic and commercial applications to perform as good technological inclusion tool, technical expertise and methodological review in high school. The use of laboratory equipment in the science teaching is common goal among educators. This work guides teachers to assemble sophisticated equipment in order data acquisition some daily movements, such as free falls or vehicular movements. In comparision with other alternatives, this equipment is advantageous, with technical features such as high portability, low cost and good adaptability. The implementation of the proposal in an instrumentation class for physical education and two high school year 1 of the groups demonstrated a connection between physics and technology, foster interest in physics programming and improve the contextualization of kinematics with other branches of activity human increasing the chances of a meaningful learning. |
id |
UFS-2_7b6e241f7d3fc0e60fab13189fad14ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/6408 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Aquino, Raphael de Jesus LisboaMacêdo, Marcelo Andrade2017-09-27T18:09:07Z2017-09-27T18:09:07Z2016-07-28AQUINO, Raphael de Jesus Lisboa. Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino. 2016. 94 f. Dissertação (Pós-Graduação em Física) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.https://ri.ufs.br/handle/riufs/6408The gap between technologies produced by science and physics basic education is noticeable. The physical programming Arduino platform has great potential for educational, artistic and commercial applications to perform as good technological inclusion tool, technical expertise and methodological review in high school. The use of laboratory equipment in the science teaching is common goal among educators. This work guides teachers to assemble sophisticated equipment in order data acquisition some daily movements, such as free falls or vehicular movements. In comparision with other alternatives, this equipment is advantageous, with technical features such as high portability, low cost and good adaptability. The implementation of the proposal in an instrumentation class for physical education and two high school year 1 of the groups demonstrated a connection between physics and technology, foster interest in physics programming and improve the contextualization of kinematics with other branches of activity human increasing the chances of a meaningful learning.É perceptível a distância existente entre tecnologias produzidas pela ciência e o ensino de física na educação básica. A plataforma Arduino de programação física tem grande potencial para aplicações didáticas, artísticas e comerciais, constituindo uma boa ferramenta de inclusão tecnológica, conhecimentos técnicos e revisão metodológica no ensino médio. O uso de equipamentos laboratoriais no ensino de ciência é meta frequente entre educadores. O presente trabalho ensina professores a montar um equipamento de aquisição de dados para alguns movimentos cotidianos ainda que rápidos, tais como quedas livre, ou movimentos veiculares ou pendulares. Em relação a outras alternativas, este equipamento é vantajoso em quesitos como portabilidade, custo e adaptabilidade a outros projetos didáticos. A aplicação da proposta em uma turma de instrumentação para o ensino de física e em duas turmas do 1º ano do ensino médio demonstrou aproximar Física e tecnologia, fomentar interesse em programação física e melhorar a contextualização da cinemática com outros ramos da atividade humana aumentando as chances de uma aprendizagem significativa.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em FísicaUFSBrasilFísicaEnsino de físicaArduinoCinemáticaFísica -- ProgramaçãoTecnologia educacionalLaboratórios de físicaSensoresProgramação físicaPhysical programmingThematic teachingKinematicsSensorsCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICADetecção e análise de movimentos do cotidiano via interface ArduinoDetection and analysis of daily movements via Arduino interfaceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALRAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdfapplication/pdf2264071https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6408/1/RAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdf22f1e717d8f38d28993df70e713a40f6MD51TEXTRAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdf.txtRAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdf.txtExtracted texttext/plain155181https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6408/2/RAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdf.txtb105857d4d7dc67be7a6564d451d6be7MD52THUMBNAILRAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdf.jpgRAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1444https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6408/3/RAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdf.jpg2cb460feea0432aea34863eb8057af96MD53riufs/64082017-11-30 20:08:21.701oai:ufs.br:riufs/6408Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-30T23:08:21Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Detection and analysis of daily movements via Arduino interface |
title |
Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino |
spellingShingle |
Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino Aquino, Raphael de Jesus Lisboa Física Ensino de física Arduino Cinemática Física -- Programação Tecnologia educacional Laboratórios de física Sensores Programação física Physical programming Thematic teaching Kinematics Sensors CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
title_short |
Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino |
title_full |
Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino |
title_fullStr |
Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino |
title_full_unstemmed |
Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino |
title_sort |
Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino |
author |
Aquino, Raphael de Jesus Lisboa |
author_facet |
Aquino, Raphael de Jesus Lisboa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino, Raphael de Jesus Lisboa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Macêdo, Marcelo Andrade |
contributor_str_mv |
Macêdo, Marcelo Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física Ensino de física Arduino Cinemática Física -- Programação Tecnologia educacional Laboratórios de física Sensores Programação física Physical programming |
topic |
Física Ensino de física Arduino Cinemática Física -- Programação Tecnologia educacional Laboratórios de física Sensores Programação física Physical programming Thematic teaching Kinematics Sensors CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Thematic teaching Kinematics Sensors |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
description |
The gap between technologies produced by science and physics basic education is noticeable. The physical programming Arduino platform has great potential for educational, artistic and commercial applications to perform as good technological inclusion tool, technical expertise and methodological review in high school. The use of laboratory equipment in the science teaching is common goal among educators. This work guides teachers to assemble sophisticated equipment in order data acquisition some daily movements, such as free falls or vehicular movements. In comparision with other alternatives, this equipment is advantageous, with technical features such as high portability, low cost and good adaptability. The implementation of the proposal in an instrumentation class for physical education and two high school year 1 of the groups demonstrated a connection between physics and technology, foster interest in physics programming and improve the contextualization of kinematics with other branches of activity human increasing the chances of a meaningful learning. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-27T18:09:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-27T18:09:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AQUINO, Raphael de Jesus Lisboa. Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino. 2016. 94 f. Dissertação (Pós-Graduação em Física) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6408 |
identifier_str_mv |
AQUINO, Raphael de Jesus Lisboa. Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino. 2016. 94 f. Dissertação (Pós-Graduação em Física) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016. |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Física |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6408/1/RAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6408/2/RAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6408/3/RAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
22f1e717d8f38d28993df70e713a40f6 b105857d4d7dc67be7a6564d451d6be7 2cb460feea0432aea34863eb8057af96 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1793351138077048832 |