Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Aquino, Raphael de Jesus Lisboa
Orientador(a): Macêdo, Marcelo Andrade
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Física
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6408
Resumo: The gap between technologies produced by science and physics basic education is noticeable. The physical programming Arduino platform has great potential for educational, artistic and commercial applications to perform as good technological inclusion tool, technical expertise and methodological review in high school. The use of laboratory equipment in the science teaching is common goal among educators. This work guides teachers to assemble sophisticated equipment in order data acquisition some daily movements, such as free falls or vehicular movements. In comparision with other alternatives, this equipment is advantageous, with technical features such as high portability, low cost and good adaptability. The implementation of the proposal in an instrumentation class for physical education and two high school year 1 of the groups demonstrated a connection between physics and technology, foster interest in physics programming and improve the contextualization of kinematics with other branches of activity human increasing the chances of a meaningful learning.
id UFS-2_7b6e241f7d3fc0e60fab13189fad14ae
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/6408
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Aquino, Raphael de Jesus LisboaMacêdo, Marcelo Andrade2017-09-27T18:09:07Z2017-09-27T18:09:07Z2016-07-28AQUINO, Raphael de Jesus Lisboa. Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino. 2016. 94 f. Dissertação (Pós-Graduação em Física) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.https://ri.ufs.br/handle/riufs/6408The gap between technologies produced by science and physics basic education is noticeable. The physical programming Arduino platform has great potential for educational, artistic and commercial applications to perform as good technological inclusion tool, technical expertise and methodological review in high school. The use of laboratory equipment in the science teaching is common goal among educators. This work guides teachers to assemble sophisticated equipment in order data acquisition some daily movements, such as free falls or vehicular movements. In comparision with other alternatives, this equipment is advantageous, with technical features such as high portability, low cost and good adaptability. The implementation of the proposal in an instrumentation class for physical education and two high school year 1 of the groups demonstrated a connection between physics and technology, foster interest in physics programming and improve the contextualization of kinematics with other branches of activity human increasing the chances of a meaningful learning.É perceptível a distância existente entre tecnologias produzidas pela ciência e o ensino de física na educação básica. A plataforma Arduino de programação física tem grande potencial para aplicações didáticas, artísticas e comerciais, constituindo uma boa ferramenta de inclusão tecnológica, conhecimentos técnicos e revisão metodológica no ensino médio. O uso de equipamentos laboratoriais no ensino de ciência é meta frequente entre educadores. O presente trabalho ensina professores a montar um equipamento de aquisição de dados para alguns movimentos cotidianos ainda que rápidos, tais como quedas livre, ou movimentos veiculares ou pendulares. Em relação a outras alternativas, este equipamento é vantajoso em quesitos como portabilidade, custo e adaptabilidade a outros projetos didáticos. A aplicação da proposta em uma turma de instrumentação para o ensino de física e em duas turmas do 1º ano do ensino médio demonstrou aproximar Física e tecnologia, fomentar interesse em programação física e melhorar a contextualização da cinemática com outros ramos da atividade humana aumentando as chances de uma aprendizagem significativa.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em FísicaUFSBrasilFísicaEnsino de físicaArduinoCinemáticaFísica -- ProgramaçãoTecnologia educacionalLaboratórios de físicaSensoresProgramação físicaPhysical programmingThematic teachingKinematicsSensorsCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICADetecção e análise de movimentos do cotidiano via interface ArduinoDetection and analysis of daily movements via Arduino interfaceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALRAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdfapplication/pdf2264071https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6408/1/RAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdf22f1e717d8f38d28993df70e713a40f6MD51TEXTRAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdf.txtRAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdf.txtExtracted texttext/plain155181https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6408/2/RAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdf.txtb105857d4d7dc67be7a6564d451d6be7MD52THUMBNAILRAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdf.jpgRAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1444https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6408/3/RAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdf.jpg2cb460feea0432aea34863eb8057af96MD53riufs/64082017-11-30 20:08:21.701oai:ufs.br:riufs/6408Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-30T23:08:21Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Detection and analysis of daily movements via Arduino interface
title Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino
spellingShingle Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino
Aquino, Raphael de Jesus Lisboa
Física
Ensino de física
Arduino
Cinemática
Física -- Programação
Tecnologia educacional
Laboratórios de física
Sensores
Programação física
Physical programming
Thematic teaching
Kinematics
Sensors
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
title_short Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino
title_full Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino
title_fullStr Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino
title_full_unstemmed Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino
title_sort Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino
author Aquino, Raphael de Jesus Lisboa
author_facet Aquino, Raphael de Jesus Lisboa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino, Raphael de Jesus Lisboa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Macêdo, Marcelo Andrade
contributor_str_mv Macêdo, Marcelo Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Ensino de física
Arduino
Cinemática
Física -- Programação
Tecnologia educacional
Laboratórios de física
Sensores
Programação física
Physical programming
topic Física
Ensino de física
Arduino
Cinemática
Física -- Programação
Tecnologia educacional
Laboratórios de física
Sensores
Programação física
Physical programming
Thematic teaching
Kinematics
Sensors
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Thematic teaching
Kinematics
Sensors
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description The gap between technologies produced by science and physics basic education is noticeable. The physical programming Arduino platform has great potential for educational, artistic and commercial applications to perform as good technological inclusion tool, technical expertise and methodological review in high school. The use of laboratory equipment in the science teaching is common goal among educators. This work guides teachers to assemble sophisticated equipment in order data acquisition some daily movements, such as free falls or vehicular movements. In comparision with other alternatives, this equipment is advantageous, with technical features such as high portability, low cost and good adaptability. The implementation of the proposal in an instrumentation class for physical education and two high school year 1 of the groups demonstrated a connection between physics and technology, foster interest in physics programming and improve the contextualization of kinematics with other branches of activity human increasing the chances of a meaningful learning.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T18:09:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-27T18:09:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AQUINO, Raphael de Jesus Lisboa. Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino. 2016. 94 f. Dissertação (Pós-Graduação em Física) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/6408
identifier_str_mv AQUINO, Raphael de Jesus Lisboa. Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino. 2016. 94 f. Dissertação (Pós-Graduação em Física) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/6408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6408/1/RAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6408/2/RAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6408/3/RAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 22f1e717d8f38d28993df70e713a40f6
b105857d4d7dc67be7a6564d451d6be7
2cb460feea0432aea34863eb8057af96
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351138077048832