Matéria livre... espírito livre para pensar : um estudo das práticas abolicionistas em prol da instrução e educação de ingênuos na capital da província sergipana (1881-1884)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Figueirôa, Meirevandra Soares lattes
Orientador(a): Nascimento, Jorge Carvalho do lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4692
Resumo: This present study aims ay analyzing the contribuition of abolicionists from the State of Sergipe for the project of the nation s civilization, through practices of instruction and educational to naïve children. This research, delimited between the ages of 1881 to 1884, studies the educational laws of the imperial period and the aspects focused on and related to the primary instruction. It unveils the motives of the creation of an elementary teaching school and its pedagogical practices for the primary teaching to the naïve children capita of the Sergipe settlement destined to children as well as the pedagogical practices developed by the school. It identifies the profile of the Sociedade Libertadora Aracajuana Cabana do Pai Thomaz (1882) as a space for speeches, conferences, journalistic activities, delivery of emancipation letters and instruction to naïve children. It has also focused in this investiment, the role of the press and the usages made by its editors at the and of the nineteenth century. The theoreticmethodological for the study in question is supported in Roger Chartier, throught the notions of Representation an Appropriation, the concepts of Civilization by Norbert Elias, Cultura Escolar by Dominique Julia, Infância by Carlos Monarcha and the category Constructos Flutuantes by Clarice Nunes, Therefore, it treats about a study which focus on the set of pratices carried o9n by abolicionists from Sergipe for reaching goals of progress in Sergipe.
id UFS-2_804715e19e47b6d2ec0cdb32a7d20f9c
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/4692
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Figueirôa, Meirevandra Soareshttp://lattes.cnpq.br/1545911375120314Nascimento, Jorge Carvalho dohttp://lattes.cnpq.br/41439136550991332017-09-26T17:48:21Z2017-09-26T17:48:21Z2007-10-20FIGUEIRÔA, Meirevandra Soares. MATÉRIA LIVRE... ESPÍRITO LIVRE PARA PENSAR : UM ESTUDO DAS PRÁTICAS ABOLICIONISTAS EM PROL DA INSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO DE INGÊNUOS NA CAPITAL DA PROVÍNCIA SERGIPANA (1881-1884). 2007. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2007.https://ri.ufs.br/handle/riufs/4692This present study aims ay analyzing the contribuition of abolicionists from the State of Sergipe for the project of the nation s civilization, through practices of instruction and educational to naïve children. This research, delimited between the ages of 1881 to 1884, studies the educational laws of the imperial period and the aspects focused on and related to the primary instruction. It unveils the motives of the creation of an elementary teaching school and its pedagogical practices for the primary teaching to the naïve children capita of the Sergipe settlement destined to children as well as the pedagogical practices developed by the school. It identifies the profile of the Sociedade Libertadora Aracajuana Cabana do Pai Thomaz (1882) as a space for speeches, conferences, journalistic activities, delivery of emancipation letters and instruction to naïve children. It has also focused in this investiment, the role of the press and the usages made by its editors at the and of the nineteenth century. The theoreticmethodological for the study in question is supported in Roger Chartier, throught the notions of Representation an Appropriation, the concepts of Civilization by Norbert Elias, Cultura Escolar by Dominique Julia, Infância by Carlos Monarcha and the category Constructos Flutuantes by Clarice Nunes, Therefore, it treats about a study which focus on the set of pratices carried o9n by abolicionists from Sergipe for reaching goals of progress in Sergipe.O presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição de abolicionistas sergipanos para o projeto de civilização da nação, através das práticas de instrução e educação aos ingênuos. Esta pesquisa, delimitada entre os anos de 1881 a 1884 estuda as leis educacionais do império e os aspectos abordados no que diz respeito a instrução primária Desvenda os motivos da criação de uma escola de ensino primário e suas práticas pedagógicas para o ensino primário aos ingênuos, na Capital da Província Sergipana destinada aos ingênuos bem como, as práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola. Identifica o perfil da Sociedade Libertadora Aracajuana Cabana do Pai Thomaz (1882) como um espaço de palestras, conferências, atividades jornalísticas, entregas de cartas de alforria e instrução aos ingênuos. Pôs em relevo também nesta investida, o papel da imprensa e os usos feitos pelos seus redatores no final do século XIX.. O referencial teórico-metodológico para o estudo em questão apóia-se em Roger Chartier, a partir das noções de Representação e Apropriação, os conceitos de Civilização de Norbert Elias, Cultura escolar de Dominique Julia, Infância de Carlos Monarcha e a categoria Constructos flutuantes de Clarice Nunes. Trata-se, portanto, de um estudo que focaliza o conjunto de práticas exercidas por abolicionistas sergipanos para alcançar metas de progresso em Sergipe.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em EducaçãoUFSBRAbolicionistasSéculo XIXIngênuosEducaçãoInstruçãoImpressosAbolicionist19th centuryNaïve childrenEducationInstructionProspectusCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMatéria livre... espírito livre para pensar : um estudo das práticas abolicionistas em prol da instrução e educação de ingênuos na capital da província sergipana (1881-1884)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALMEIREVANDRA_SOARES_FIGUEIROA.pdfapplication/pdf953318https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4692/1/MEIREVANDRA_SOARES_FIGUEIROA.pdf7f7b07fcbe04d6b520831dab8fcd6aa5MD51TEXTMEIREVANDRA_SOARES_FIGUEIROA.pdf.txtMEIREVANDRA_SOARES_FIGUEIROA.pdf.txtExtracted texttext/plain334154https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4692/2/MEIREVANDRA_SOARES_FIGUEIROA.pdf.txtff8b807410955de3214055ecce49901dMD52THUMBNAILMEIREVANDRA_SOARES_FIGUEIROA.pdf.jpgMEIREVANDRA_SOARES_FIGUEIROA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1440https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4692/3/MEIREVANDRA_SOARES_FIGUEIROA.pdf.jpgedccb85c8efe412427604ddb9eaa763fMD53riufs/46922017-11-24 19:48:27.055oai:ufs.br:riufs/4692Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T22:48:27Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Matéria livre... espírito livre para pensar : um estudo das práticas abolicionistas em prol da instrução e educação de ingênuos na capital da província sergipana (1881-1884)
title Matéria livre... espírito livre para pensar : um estudo das práticas abolicionistas em prol da instrução e educação de ingênuos na capital da província sergipana (1881-1884)
spellingShingle Matéria livre... espírito livre para pensar : um estudo das práticas abolicionistas em prol da instrução e educação de ingênuos na capital da província sergipana (1881-1884)
Figueirôa, Meirevandra Soares
Abolicionistas
Século XIX
Ingênuos
Educação
Instrução
Impressos
Abolicionist
19th century
Naïve children
Education
Instruction
Prospectus
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Matéria livre... espírito livre para pensar : um estudo das práticas abolicionistas em prol da instrução e educação de ingênuos na capital da província sergipana (1881-1884)
title_full Matéria livre... espírito livre para pensar : um estudo das práticas abolicionistas em prol da instrução e educação de ingênuos na capital da província sergipana (1881-1884)
title_fullStr Matéria livre... espírito livre para pensar : um estudo das práticas abolicionistas em prol da instrução e educação de ingênuos na capital da província sergipana (1881-1884)
title_full_unstemmed Matéria livre... espírito livre para pensar : um estudo das práticas abolicionistas em prol da instrução e educação de ingênuos na capital da província sergipana (1881-1884)
title_sort Matéria livre... espírito livre para pensar : um estudo das práticas abolicionistas em prol da instrução e educação de ingênuos na capital da província sergipana (1881-1884)
author Figueirôa, Meirevandra Soares
author_facet Figueirôa, Meirevandra Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueirôa, Meirevandra Soares
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1545911375120314
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Jorge Carvalho do
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4143913655099133
contributor_str_mv Nascimento, Jorge Carvalho do
dc.subject.por.fl_str_mv Abolicionistas
Século XIX
Ingênuos
Educação
Instrução
Impressos
topic Abolicionistas
Século XIX
Ingênuos
Educação
Instrução
Impressos
Abolicionist
19th century
Naïve children
Education
Instruction
Prospectus
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Abolicionist
19th century
Naïve children
Education
Instruction
Prospectus
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This present study aims ay analyzing the contribuition of abolicionists from the State of Sergipe for the project of the nation s civilization, through practices of instruction and educational to naïve children. This research, delimited between the ages of 1881 to 1884, studies the educational laws of the imperial period and the aspects focused on and related to the primary instruction. It unveils the motives of the creation of an elementary teaching school and its pedagogical practices for the primary teaching to the naïve children capita of the Sergipe settlement destined to children as well as the pedagogical practices developed by the school. It identifies the profile of the Sociedade Libertadora Aracajuana Cabana do Pai Thomaz (1882) as a space for speeches, conferences, journalistic activities, delivery of emancipation letters and instruction to naïve children. It has also focused in this investiment, the role of the press and the usages made by its editors at the and of the nineteenth century. The theoreticmethodological for the study in question is supported in Roger Chartier, throught the notions of Representation an Appropriation, the concepts of Civilization by Norbert Elias, Cultura Escolar by Dominique Julia, Infância by Carlos Monarcha and the category Constructos Flutuantes by Clarice Nunes, Therefore, it treats about a study which focus on the set of pratices carried o9n by abolicionists from Sergipe for reaching goals of progress in Sergipe.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-10-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T17:48:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T17:48:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FIGUEIRÔA, Meirevandra Soares. MATÉRIA LIVRE... ESPÍRITO LIVRE PARA PENSAR : UM ESTUDO DAS PRÁTICAS ABOLICIONISTAS EM PROL DA INSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO DE INGÊNUOS NA CAPITAL DA PROVÍNCIA SERGIPANA (1881-1884). 2007. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/4692
identifier_str_mv FIGUEIRÔA, Meirevandra Soares. MATÉRIA LIVRE... ESPÍRITO LIVRE PARA PENSAR : UM ESTUDO DAS PRÁTICAS ABOLICIONISTAS EM PROL DA INSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO DE INGÊNUOS NA CAPITAL DA PROVÍNCIA SERGIPANA (1881-1884). 2007. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2007.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/4692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4692/1/MEIREVANDRA_SOARES_FIGUEIROA.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4692/2/MEIREVANDRA_SOARES_FIGUEIROA.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4692/3/MEIREVANDRA_SOARES_FIGUEIROA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f7b07fcbe04d6b520831dab8fcd6aa5
ff8b807410955de3214055ecce49901d
edccb85c8efe412427604ddb9eaa763f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351063661707264