A literatura de cordel em sala de aula : uma proposta pedagógica para a construção de um sujeito crítico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Alves, Roberta Monteiro lattes
Orientador(a): Cardoso, Denise Porto lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Letras
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5709
Resumo: The current work is based on the study of the cordel literature in High School classrooms, mainly 9th grader, whose purpose is to subsidize the preparation of subjects and discourses aware of their identity and citizenship. Since contemporary education can no longer live along with the exclusion of popular culture as well as their discursive subjects it is a must that an ever-growing alliance between the teaching-learning process and diversity and cultural identity be utilized so that there will be a decrease in prejudice, not only towards the so called cordel literature , but also the universe that surrounds it. Our methodology consisted of a bibliographical research on history and the formal characteristics of cordel literature; we interviewed three cordel artists from the State of Sergipe two men and one woman so as to make it possible to identify different points of view; we also studied some leaflets under the light of the Discourse Analysis; and finally, we investigated the possibility of its use in classrooms following a pedagogical proposal. In our Conclusion we present our impressions and expectations towards the project s feasibility as our aim in this project was not that of finding flaws in its applicability but to encourage the study of cordel literature in class.
id UFS-2_83f67a1125056661ef8559c2bc912cb3
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/5709
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Alves, Roberta Monteirohttp://lattes.cnpq.br/1287904921843972Cardoso, Denise Portohttp://lattes.cnpq.br/23400352026003132017-09-27T13:39:40Z2017-09-27T13:39:40Z2010-05-05ALVES, Roberta Monteiro. A literatura de cordel em sala de aula : uma proposta pedagógica para a construção de um sujeito crítico. 2010. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010.https://ri.ufs.br/handle/riufs/5709The current work is based on the study of the cordel literature in High School classrooms, mainly 9th grader, whose purpose is to subsidize the preparation of subjects and discourses aware of their identity and citizenship. Since contemporary education can no longer live along with the exclusion of popular culture as well as their discursive subjects it is a must that an ever-growing alliance between the teaching-learning process and diversity and cultural identity be utilized so that there will be a decrease in prejudice, not only towards the so called cordel literature , but also the universe that surrounds it. Our methodology consisted of a bibliographical research on history and the formal characteristics of cordel literature; we interviewed three cordel artists from the State of Sergipe two men and one woman so as to make it possible to identify different points of view; we also studied some leaflets under the light of the Discourse Analysis; and finally, we investigated the possibility of its use in classrooms following a pedagogical proposal. In our Conclusion we present our impressions and expectations towards the project s feasibility as our aim in this project was not that of finding flaws in its applicability but to encourage the study of cordel literature in class.O presente trabalho se constitui em uma proposta de abordagem da literatura de cordel em salas de aula, mais especificamente, nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de subsidiar a formação de sujeitos e discursos cientes de sua identidade e cidadania. Como a educação contemporânea não pode mais conviver com a exclusão da cultura popular e de seus sujeitos discursivos, torna-se urgente a utilização de um processo de ensino-aprendizagem cada vez mais aliado à diversidade e à identidade cultural, a fim de que haja uma diminuição de preconceitos relativos não só à literatura de cordel como também ao universo que a cerca. A metodologia de trabalho envolveu uma pesquisa bibliográfica em torno da história e das características formais do cordel; entrevista com três cordelistas sergipanos, sendo dois homens e uma mulher, a fim de que fosse possível identificar pontos de vista diferentes; abordagem de alguns folhetos, sob a ótica da Análise do Discurso; e, finalmente, uma proposta pedagógica de aplicação do cordel em sala de aula. Na conclusão, foram expostas as impressões e expectativas acerca da aplicabilidade do projeto, uma vez que a intenção, neste trabalho, não foi a de comprovar os efeitos de sua aplicação, mas sim de incitar o trabalho com a literatura de cordel em sala de aula.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em LetrasUFSBRLiteratura de cordelLeituraEducaçãoAprendizagemSujeitoCordel literatureReadingEducationLearningSubjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA literatura de cordel em sala de aula : uma proposta pedagógica para a construção de um sujeito críticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALROBERTA_MONTEIRO_ALVES.pdfapplication/pdf576835https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5709/1/ROBERTA_MONTEIRO_ALVES.pdf9292d34268fb6b55b7466eb5605ce483MD51TEXTROBERTA_MONTEIRO_ALVES.pdf.txtROBERTA_MONTEIRO_ALVES.pdf.txtExtracted texttext/plain263495https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5709/2/ROBERTA_MONTEIRO_ALVES.pdf.txt20009f842b3bfa68258573ecb834de83MD52THUMBNAILROBERTA_MONTEIRO_ALVES.pdf.jpgROBERTA_MONTEIRO_ALVES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5709/3/ROBERTA_MONTEIRO_ALVES.pdf.jpg9d1e968385192f1ceaeda6e5f79dca1fMD53riufs/57092018-01-15 19:55:54.711oai:ufs.br:riufs/5709Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-01-15T22:55:54Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv A literatura de cordel em sala de aula : uma proposta pedagógica para a construção de um sujeito crítico
title A literatura de cordel em sala de aula : uma proposta pedagógica para a construção de um sujeito crítico
spellingShingle A literatura de cordel em sala de aula : uma proposta pedagógica para a construção de um sujeito crítico
Alves, Roberta Monteiro
Literatura de cordel
Leitura
Educação
Aprendizagem
Sujeito
Cordel literature
Reading
Education
Learning
Subject
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A literatura de cordel em sala de aula : uma proposta pedagógica para a construção de um sujeito crítico
title_full A literatura de cordel em sala de aula : uma proposta pedagógica para a construção de um sujeito crítico
title_fullStr A literatura de cordel em sala de aula : uma proposta pedagógica para a construção de um sujeito crítico
title_full_unstemmed A literatura de cordel em sala de aula : uma proposta pedagógica para a construção de um sujeito crítico
title_sort A literatura de cordel em sala de aula : uma proposta pedagógica para a construção de um sujeito crítico
author Alves, Roberta Monteiro
author_facet Alves, Roberta Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Roberta Monteiro
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1287904921843972
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Denise Porto
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2340035202600313
contributor_str_mv Cardoso, Denise Porto
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura de cordel
Leitura
Educação
Aprendizagem
Sujeito
topic Literatura de cordel
Leitura
Educação
Aprendizagem
Sujeito
Cordel literature
Reading
Education
Learning
Subject
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Cordel literature
Reading
Education
Learning
Subject
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description The current work is based on the study of the cordel literature in High School classrooms, mainly 9th grader, whose purpose is to subsidize the preparation of subjects and discourses aware of their identity and citizenship. Since contemporary education can no longer live along with the exclusion of popular culture as well as their discursive subjects it is a must that an ever-growing alliance between the teaching-learning process and diversity and cultural identity be utilized so that there will be a decrease in prejudice, not only towards the so called cordel literature , but also the universe that surrounds it. Our methodology consisted of a bibliographical research on history and the formal characteristics of cordel literature; we interviewed three cordel artists from the State of Sergipe two men and one woman so as to make it possible to identify different points of view; we also studied some leaflets under the light of the Discourse Analysis; and finally, we investigated the possibility of its use in classrooms following a pedagogical proposal. In our Conclusion we present our impressions and expectations towards the project s feasibility as our aim in this project was not that of finding flaws in its applicability but to encourage the study of cordel literature in class.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T13:39:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-27T13:39:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Roberta Monteiro. A literatura de cordel em sala de aula : uma proposta pedagógica para a construção de um sujeito crítico. 2010. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/5709
identifier_str_mv ALVES, Roberta Monteiro. A literatura de cordel em sala de aula : uma proposta pedagógica para a construção de um sujeito crítico. 2010. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/5709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5709/1/ROBERTA_MONTEIRO_ALVES.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5709/2/ROBERTA_MONTEIRO_ALVES.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5709/3/ROBERTA_MONTEIRO_ALVES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9292d34268fb6b55b7466eb5605ce483
20009f842b3bfa68258573ecb834de83
9d1e968385192f1ceaeda6e5f79dca1f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351115855626240