O paciente virtual no ensino de competências para a prática da atenção farmacêutica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Rocha, Blície Jennifer Balisa lattes
Orientador(a): Lyra Júnior, Divaldo Pereira de lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/3593
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
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A amostra deste estudo foi obtida por conveniência, composta por idosos com faixa etária entre 60 e 75 anos, de ambos os gêneros. Neste estudo, foram avaliados os dados sócio-demográficos, farmacoterapêuticos e clínicos (Hemoglobina Glicosilada HbA1c, Glicemia Capilar, Pressão Arterial PA, Índice de Massa Corporal IMC, e Circunferência da Cintura) dos pacientes. A avaliação da qualidade de vida foi realizada por um instrumento genérico denominado Medical Outcomes Studies 36 - item Short Form - SF36®. Logo após, com base no banco de dados obtidos do programa piloto de AtenFar, foram realizados dois estudos de desenvolvimento metodológico, no período de fevereiro de 2010 a dezembro de 2012: desenvolvimento do sistema piloto e da segunda versão do Software PharmaVP. O software foi aplicado na população de estudantes da disciplina de AtenFar do Curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe - Brasil e avaliado quanti-qualitativamente pelos desenvolvedores, mentores e usuários do sistema, por meio de instrumentos baseados na literatura. Resultados: No total, 34 pacientes completaram o programa de Atenfar. A média de idade dos idosos foi 65.94 ± 4,73 anos. Houve diferença significativa das medidas de HbA1c, Glicemia Capilar, PA (sistólica e diastólica) e Circunferência da Cintura, antes depois das intervenções farmacêuticas (p < 0,05). Seis dos oito domínios da qualidade de vida tiveram diferença significativa entre a linha de base e avaliação final. Somados, o sistema piloto e a segunda versão do PharmaVP Software foram desenvolvidos e avaliados no período de 20 meses e 63 estudantes utilizaram o software. Após as avaliações, a funcionalidade, confiabilidade e usabilidade do sistema piloto obtiveram resultados satisfatórios. No entanto, a eficiência, manutenibilidade e portabilidade apresentou necessidade de ajustes. Na avaliação da satisfação do software piloto, os estudantes concordaram que a experiência foi fundamental para o aprendizado da AtenFar. Após a avaliação da segunda versão do PharmaVP Software, o sistema mostrou-se funcional, operacional, atrativo, eficaz, produtivo e satisfatório. Além disso, demonstrou resultados positivos quanto à aceitação, o uso e o aprendizado dos estudantes. Esses resultados foram corroborados pelos depoimentos dos estudantes obtidos na análise qualitativa. Conclusão: o programa piloto de AtenFar apresentou impacto positivo nos resultados clínicos e humanísticos do grupo de idosos portadores de DM e serviu de base para a elaboração da ferramenta educativa do pacientes virtual. O PharmaVP Software foi desenvolvido e avaliado satisfatoriamente e demonstrou que pode ser um método efetivo e complementar para o desenvolvimento das competências necessárias para a prática da AtenFar.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em Ciências da SaúdeUFSBRAtenção farmacêuticaEducaçãoPaciente virtualSoftwareFarmáciaServiços farmacêuticosPharmaceutical careEducationVirtual patientSoftwareCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIAO paciente virtual no ensino de competências para a prática da atenção farmacêuticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSTEXTBLICIE_JENNIFER_BALISA_ROCHA.pdf.txtBLICIE_JENNIFER_BALISA_ROCHA.pdf.txtExtracted texttext/plain274925https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/3593/2/BLICIE_JENNIFER_BALISA_ROCHA.pdf.txt0bed5d55a9b1464413c9f95e609335d2MD52THUMBNAILBLICIE_JENNIFER_BALISA_ROCHA.pdf.jpgBLICIE_JENNIFER_BALISA_ROCHA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1291https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/3593/3/BLICIE_JENNIFER_BALISA_ROCHA.pdf.jpg6540d5b81432ad3104d130efe22d6c8bMD53ORIGINALBLICIE_JENNIFER_BALISA_ROCHA.pdfapplication/pdf6530904https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/3593/1/BLICIE_JENNIFER_BALISA_ROCHA.pdf875f544bcf1f9687545bf7d2ec7cef3fMD51riufs/35932017-11-28 16:52:05.065oai:ufs.br:riufs/3593Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-28T19:52:05Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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