Para instruir o espírito e melhorar o coração": compêndios escolares de filosofia racional e moral em Sergipe no século XIX

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Santos, Marcus éverson lattes
Orientador(a): Nascimento, Jorge Carvalho do lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4914
Resumo: During the nineteenth century secondary schools in Sergipe received an influx of a cultural object important to the school culture of the time: the textbooks and book scholar. These textbooks were intended to meet the requirement of the regulations and decrees teaching in various school subjects among which the Rational and Moral Philosophy. By their methods and content textbooks aimed at improving morally and rationally instruct the hearts of the students. Thus, the general objective and specific this study was to analyze the contents for teaching these subjects in secondary school; show how the disciplines were organized Rational and Moral Philosophy; highlight the presence of textbooks Rational and Moral Philosophy of which contributed to the school culture Sergipe. The main hypothesis of the study was to show that the understanding of philosophy that had in the nineteenth century as "science", "doctrine" or "discipline" allowed the organization of content required for their teaching and, in turn, the textbooks were teaching tools favored for achieving this. The contents of textbooks Rational and Moral Philosophy congregated a set of theoretical knowledge, practical and propaedeutic that shaped secondary education and contributed to the formation of a school culture in the provinces Sergipe.
id UFS-2_896836f00e228df15301e1f526a25bab
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/4914
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Santos, Marcus éversonhttp://lattes.cnpq.br/1545911375120314Nascimento, Jorge Carvalho dohttp://lattes.cnpq.br/01779927619204002017-09-26T17:51:50Z2017-09-26T17:51:50Z2013-06-06https://ri.ufs.br/handle/riufs/4914During the nineteenth century secondary schools in Sergipe received an influx of a cultural object important to the school culture of the time: the textbooks and book scholar. These textbooks were intended to meet the requirement of the regulations and decrees teaching in various school subjects among which the Rational and Moral Philosophy. By their methods and content textbooks aimed at improving morally and rationally instruct the hearts of the students. Thus, the general objective and specific this study was to analyze the contents for teaching these subjects in secondary school; show how the disciplines were organized Rational and Moral Philosophy; highlight the presence of textbooks Rational and Moral Philosophy of which contributed to the school culture Sergipe. The main hypothesis of the study was to show that the understanding of philosophy that had in the nineteenth century as "science", "doctrine" or "discipline" allowed the organization of content required for their teaching and, in turn, the textbooks were teaching tools favored for achieving this. The contents of textbooks Rational and Moral Philosophy congregated a set of theoretical knowledge, practical and propaedeutic that shaped secondary education and contributed to the formation of a school culture in the provinces Sergipe.Durante o século XIX, as escolas secundárias em Sergipe receberam o influxo de um objeto cultural importante para a cultura escolar da época: os compêndios e manuais escolares. Tais compêndios visavam a cumprir a exigência dos regulamentos e decretos de ensino nas mais diversas disciplinas escolares, dentre as quais: a Filosofia Racional e Moral. Por seus métodos e conteúdos, os compêndios pretendiam instruir racionalmente e melhorar moralmente o coração dos estudantes. Assim, os objetivos deste estudo foram: analisar os conteúdos de dois compêndios de ensino dessas matérias na escola secundária; mostrar como estavam organizadas as disciplinas Filosofia Racional e Moral; destacar a presença de compêndios escolares de Filosofia Racional e Moral que concorreram para a cultura escolar sergipana. A principal hipótese da investigação foi mostrar que o entendimento que havia da Filosofia no século XIX permitiu organizar os conteúdos exigidos para seu ensino e, por sua vez, os compêndios foram instrumentos pedagógicos privilegiados para realizar tal intento. Com o desenvolvimento desta investigação, foi possível apreender que os conteúdos dos compêndios de Filosofia Racional e Moral congregavam um conjunto de saberes teóricos, práticos e propedêuticos que modelaram o ensino secundário e contribuíram para a formação de uma cultura escolar na província sergipana.application/pdfporEducação - História - SergipeFilosofia - Ensino - Sergipe - HistóriaCompêndios de filosofiaFilosofia moralFilosofia racionalEducationPhilosophyPhilosophySergipe (Brazil)Sergipe (Brazil)TeachingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPara instruir o espírito e melhorar o coração": compêndios escolares de filosofia racional e moral em Sergipe no século XIXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALMARCUS_EVERSON_SANTOS.pdfapplication/pdf3225313https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4914/1/MARCUS_EVERSON_SANTOS.pdfdac272d43c32cb6cb870705d099833afMD51TEXTMARCUS_EVERSON_SANTOS.pdf.txtMARCUS_EVERSON_SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain372041https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4914/2/MARCUS_EVERSON_SANTOS.pdf.txtee8704c5e3683f79a822e7cbffcc7618MD52THUMBNAILMARCUS_EVERSON_SANTOS.pdf.jpgMARCUS_EVERSON_SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4914/3/MARCUS_EVERSON_SANTOS.pdf.jpg9c82f8d93ef945f4f316bbf7eca26cf2MD53riufs/49142017-11-24 19:54:06.102oai:ufs.br:riufs/4914Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T22:54:06Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Para instruir o espírito e melhorar o coração": compêndios escolares de filosofia racional e moral em Sergipe no século XIX
title Para instruir o espírito e melhorar o coração": compêndios escolares de filosofia racional e moral em Sergipe no século XIX
spellingShingle Para instruir o espírito e melhorar o coração": compêndios escolares de filosofia racional e moral em Sergipe no século XIX
Santos, Marcus éverson
Educação - História - Sergipe
Filosofia - Ensino - Sergipe - História
Compêndios de filosofia
Filosofia moral
Filosofia racional
Education
Philosophy
Philosophy
Sergipe (Brazil)
Sergipe (Brazil)
Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Para instruir o espírito e melhorar o coração": compêndios escolares de filosofia racional e moral em Sergipe no século XIX
title_full Para instruir o espírito e melhorar o coração": compêndios escolares de filosofia racional e moral em Sergipe no século XIX
title_fullStr Para instruir o espírito e melhorar o coração": compêndios escolares de filosofia racional e moral em Sergipe no século XIX
title_full_unstemmed Para instruir o espírito e melhorar o coração": compêndios escolares de filosofia racional e moral em Sergipe no século XIX
title_sort Para instruir o espírito e melhorar o coração": compêndios escolares de filosofia racional e moral em Sergipe no século XIX
author Santos, Marcus éverson
author_facet Santos, Marcus éverson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcus éverson
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1545911375120314
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Jorge Carvalho do
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0177992761920400
contributor_str_mv Nascimento, Jorge Carvalho do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - História - Sergipe
Filosofia - Ensino - Sergipe - História
Compêndios de filosofia
Filosofia moral
Filosofia racional
topic Educação - História - Sergipe
Filosofia - Ensino - Sergipe - História
Compêndios de filosofia
Filosofia moral
Filosofia racional
Education
Philosophy
Philosophy
Sergipe (Brazil)
Sergipe (Brazil)
Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Philosophy
Philosophy
Sergipe (Brazil)
Sergipe (Brazil)
Teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description During the nineteenth century secondary schools in Sergipe received an influx of a cultural object important to the school culture of the time: the textbooks and book scholar. These textbooks were intended to meet the requirement of the regulations and decrees teaching in various school subjects among which the Rational and Moral Philosophy. By their methods and content textbooks aimed at improving morally and rationally instruct the hearts of the students. Thus, the general objective and specific this study was to analyze the contents for teaching these subjects in secondary school; show how the disciplines were organized Rational and Moral Philosophy; highlight the presence of textbooks Rational and Moral Philosophy of which contributed to the school culture Sergipe. The main hypothesis of the study was to show that the understanding of philosophy that had in the nineteenth century as "science", "doctrine" or "discipline" allowed the organization of content required for their teaching and, in turn, the textbooks were teaching tools favored for achieving this. The contents of textbooks Rational and Moral Philosophy congregated a set of theoretical knowledge, practical and propaedeutic that shaped secondary education and contributed to the formation of a school culture in the provinces Sergipe.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T17:51:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T17:51:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/4914
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/4914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4914/1/MARCUS_EVERSON_SANTOS.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4914/2/MARCUS_EVERSON_SANTOS.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4914/3/MARCUS_EVERSON_SANTOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dac272d43c32cb6cb870705d099833af
ee8704c5e3683f79a822e7cbffcc7618
9c82f8d93ef945f4f316bbf7eca26cf2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351112461385728