Para instruir o espírito e melhorar o coração": compêndios escolares de filosofia racional e moral em Sergipe no século XIX
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4914 |
Resumo: | During the nineteenth century secondary schools in Sergipe received an influx of a cultural object important to the school culture of the time: the textbooks and book scholar. These textbooks were intended to meet the requirement of the regulations and decrees teaching in various school subjects among which the Rational and Moral Philosophy. By their methods and content textbooks aimed at improving morally and rationally instruct the hearts of the students. Thus, the general objective and specific this study was to analyze the contents for teaching these subjects in secondary school; show how the disciplines were organized Rational and Moral Philosophy; highlight the presence of textbooks Rational and Moral Philosophy of which contributed to the school culture Sergipe. The main hypothesis of the study was to show that the understanding of philosophy that had in the nineteenth century as "science", "doctrine" or "discipline" allowed the organization of content required for their teaching and, in turn, the textbooks were teaching tools favored for achieving this. The contents of textbooks Rational and Moral Philosophy congregated a set of theoretical knowledge, practical and propaedeutic that shaped secondary education and contributed to the formation of a school culture in the provinces Sergipe. |
id |
UFS-2_896836f00e228df15301e1f526a25bab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/4914 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Marcus éversonhttp://lattes.cnpq.br/1545911375120314Nascimento, Jorge Carvalho dohttp://lattes.cnpq.br/01779927619204002017-09-26T17:51:50Z2017-09-26T17:51:50Z2013-06-06https://ri.ufs.br/handle/riufs/4914During the nineteenth century secondary schools in Sergipe received an influx of a cultural object important to the school culture of the time: the textbooks and book scholar. These textbooks were intended to meet the requirement of the regulations and decrees teaching in various school subjects among which the Rational and Moral Philosophy. By their methods and content textbooks aimed at improving morally and rationally instruct the hearts of the students. Thus, the general objective and specific this study was to analyze the contents for teaching these subjects in secondary school; show how the disciplines were organized Rational and Moral Philosophy; highlight the presence of textbooks Rational and Moral Philosophy of which contributed to the school culture Sergipe. The main hypothesis of the study was to show that the understanding of philosophy that had in the nineteenth century as "science", "doctrine" or "discipline" allowed the organization of content required for their teaching and, in turn, the textbooks were teaching tools favored for achieving this. The contents of textbooks Rational and Moral Philosophy congregated a set of theoretical knowledge, practical and propaedeutic that shaped secondary education and contributed to the formation of a school culture in the provinces Sergipe.Durante o século XIX, as escolas secundárias em Sergipe receberam o influxo de um objeto cultural importante para a cultura escolar da época: os compêndios e manuais escolares. Tais compêndios visavam a cumprir a exigência dos regulamentos e decretos de ensino nas mais diversas disciplinas escolares, dentre as quais: a Filosofia Racional e Moral. Por seus métodos e conteúdos, os compêndios pretendiam instruir racionalmente e melhorar moralmente o coração dos estudantes. Assim, os objetivos deste estudo foram: analisar os conteúdos de dois compêndios de ensino dessas matérias na escola secundária; mostrar como estavam organizadas as disciplinas Filosofia Racional e Moral; destacar a presença de compêndios escolares de Filosofia Racional e Moral que concorreram para a cultura escolar sergipana. A principal hipótese da investigação foi mostrar que o entendimento que havia da Filosofia no século XIX permitiu organizar os conteúdos exigidos para seu ensino e, por sua vez, os compêndios foram instrumentos pedagógicos privilegiados para realizar tal intento. Com o desenvolvimento desta investigação, foi possível apreender que os conteúdos dos compêndios de Filosofia Racional e Moral congregavam um conjunto de saberes teóricos, práticos e propedêuticos que modelaram o ensino secundário e contribuíram para a formação de uma cultura escolar na província sergipana.application/pdfporEducação - História - SergipeFilosofia - Ensino - Sergipe - HistóriaCompêndios de filosofiaFilosofia moralFilosofia racionalEducationPhilosophyPhilosophySergipe (Brazil)Sergipe (Brazil)TeachingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPara instruir o espírito e melhorar o coração": compêndios escolares de filosofia racional e moral em Sergipe no século XIXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALMARCUS_EVERSON_SANTOS.pdfapplication/pdf3225313https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4914/1/MARCUS_EVERSON_SANTOS.pdfdac272d43c32cb6cb870705d099833afMD51TEXTMARCUS_EVERSON_SANTOS.pdf.txtMARCUS_EVERSON_SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain372041https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4914/2/MARCUS_EVERSON_SANTOS.pdf.txtee8704c5e3683f79a822e7cbffcc7618MD52THUMBNAILMARCUS_EVERSON_SANTOS.pdf.jpgMARCUS_EVERSON_SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4914/3/MARCUS_EVERSON_SANTOS.pdf.jpg9c82f8d93ef945f4f316bbf7eca26cf2MD53riufs/49142017-11-24 19:54:06.102oai:ufs.br:riufs/4914Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T22:54:06Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Para instruir o espírito e melhorar o coração": compêndios escolares de filosofia racional e moral em Sergipe no século XIX |
title |
Para instruir o espírito e melhorar o coração": compêndios escolares de filosofia racional e moral em Sergipe no século XIX |
spellingShingle |
Para instruir o espírito e melhorar o coração": compêndios escolares de filosofia racional e moral em Sergipe no século XIX Santos, Marcus éverson Educação - História - Sergipe Filosofia - Ensino - Sergipe - História Compêndios de filosofia Filosofia moral Filosofia racional Education Philosophy Philosophy Sergipe (Brazil) Sergipe (Brazil) Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Para instruir o espírito e melhorar o coração": compêndios escolares de filosofia racional e moral em Sergipe no século XIX |
title_full |
Para instruir o espírito e melhorar o coração": compêndios escolares de filosofia racional e moral em Sergipe no século XIX |
title_fullStr |
Para instruir o espírito e melhorar o coração": compêndios escolares de filosofia racional e moral em Sergipe no século XIX |
title_full_unstemmed |
Para instruir o espírito e melhorar o coração": compêndios escolares de filosofia racional e moral em Sergipe no século XIX |
title_sort |
Para instruir o espírito e melhorar o coração": compêndios escolares de filosofia racional e moral em Sergipe no século XIX |
author |
Santos, Marcus éverson |
author_facet |
Santos, Marcus éverson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marcus éverson |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1545911375120314 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nascimento, Jorge Carvalho do |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0177992761920400 |
contributor_str_mv |
Nascimento, Jorge Carvalho do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - História - Sergipe Filosofia - Ensino - Sergipe - História Compêndios de filosofia Filosofia moral Filosofia racional |
topic |
Educação - História - Sergipe Filosofia - Ensino - Sergipe - História Compêndios de filosofia Filosofia moral Filosofia racional Education Philosophy Philosophy Sergipe (Brazil) Sergipe (Brazil) Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Philosophy Philosophy Sergipe (Brazil) Sergipe (Brazil) Teaching |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
During the nineteenth century secondary schools in Sergipe received an influx of a cultural object important to the school culture of the time: the textbooks and book scholar. These textbooks were intended to meet the requirement of the regulations and decrees teaching in various school subjects among which the Rational and Moral Philosophy. By their methods and content textbooks aimed at improving morally and rationally instruct the hearts of the students. Thus, the general objective and specific this study was to analyze the contents for teaching these subjects in secondary school; show how the disciplines were organized Rational and Moral Philosophy; highlight the presence of textbooks Rational and Moral Philosophy of which contributed to the school culture Sergipe. The main hypothesis of the study was to show that the understanding of philosophy that had in the nineteenth century as "science", "doctrine" or "discipline" allowed the organization of content required for their teaching and, in turn, the textbooks were teaching tools favored for achieving this. The contents of textbooks Rational and Moral Philosophy congregated a set of theoretical knowledge, practical and propaedeutic that shaped secondary education and contributed to the formation of a school culture in the provinces Sergipe. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-26T17:51:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-26T17:51:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/4914 |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/4914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4914/1/MARCUS_EVERSON_SANTOS.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4914/2/MARCUS_EVERSON_SANTOS.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4914/3/MARCUS_EVERSON_SANTOS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dac272d43c32cb6cb870705d099833af ee8704c5e3683f79a822e7cbffcc7618 9c82f8d93ef945f4f316bbf7eca26cf2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1793351112461385728 |