De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Ferreira, Verônica Craveiro de Santana
Orientador(a): Ramos, Zaqueu Alves
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Matemática
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6510
Resumo: This thesis aims to show that the theory of graphs, especially matching, can be studied in high school and gradually as the implementation of this theory in the classroom can foster in students interest in mathematics. Thus, this paper aims to demystify the idea that mathematics content ends with high school approaching students the theories recently developed in academy. The graph theory is considered an e cient tool to solve problems in various areas. There are numerous situations that can be modeled by that enable develop a range of skills, so it becomes so appealing to anyone who comes into contact with it. For the development of this thesis began our study addressing basic concepts of graph theory useful for understanding this work then present some problems that can be worked in high school and nalized with a speci c topic of this theory, matchings, with many applications that can be modeled as contextualized and practical problems of everyday life.
id UFS-2_8fade46a4d85c9e315fc989c8d37ce68
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/6510
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Ferreira, Verônica Craveiro de SantanaRamos, Zaqueu Alves2017-09-27T19:46:24Z2017-09-27T19:46:24Z2014-04-10FERREIRA, Verônica Craveiro de Santana. De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática. 2014. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.https://ri.ufs.br/handle/riufs/6510This thesis aims to show that the theory of graphs, especially matching, can be studied in high school and gradually as the implementation of this theory in the classroom can foster in students interest in mathematics. Thus, this paper aims to demystify the idea that mathematics content ends with high school approaching students the theories recently developed in academy. The graph theory is considered an e cient tool to solve problems in various areas. There are numerous situations that can be modeled by that enable develop a range of skills, so it becomes so appealing to anyone who comes into contact with it. For the development of this thesis began our study addressing basic concepts of graph theory useful for understanding this work then present some problems that can be worked in high school and nalized with a speci c topic of this theory, matchings, with many applications that can be modeled as contextualized and practical problems of everyday life.A presente disserta ção tem como objetivo mostrar que a teoria de grafos, sobretudo emparelhamentos, pode ser abordada no ensino m édio de forma gradativa. E como a implementa ção desta teoria em sala de aula pode despertar nos estudantes o interesse pela matem atica. Dessa forma, este trabalho pretende desmitifi car a ideia de que a matem atica se encerra com o conte udo do ensino m édio aproximando os estudantes das teorias desenvolvidas recentemente na academia. A teoria dos grafos é considerada uma ferramenta e ficiente para resolver problemas em diferentes áreas. São in úmeras situa ções que podem ser modeladas por grafos que possibilitam desenvolver uma s érie de habilidades, por isso ela se torna tao atraente para quem entra em contato com a mesma. Para o desenvolvimento desta disserta ção, iniciamos nosso estudo abordando conceitos b ásicos da teoria de grafos úteis a compreensão deste trabalho, em seguida apresentamos alguns problemas que podem ser trabalhados no ensino m édio e a nalisamos com um t ópico específi co desta teoria, emparelhamentos, com muitas aplica coes que podem ser contextualizadas e modeladas como problemas pr áticos do nosso cotidiano.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipeMestrado Profissional em MatemáticaUFSBrasilMatemáticaTeoria dos grafosAlgoritmosMatemática (estudo e ensino)Prática de ensino (matemática)GrafosGrafos bipartidosEmparelhamentoGraphsAlgorithmsBipartite graphsMatchingsCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICADe grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALVERONICA_CRAVEIRO_SANTANA_FERREIRA.pdfapplication/pdf2521729https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6510/1/VERONICA_CRAVEIRO_SANTANA_FERREIRA.pdf7568f17111b599b4bf7db6676cf54668MD51TEXTVERONICA_CRAVEIRO_SANTANA_FERREIRA.pdf.txtVERONICA_CRAVEIRO_SANTANA_FERREIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain99550https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6510/2/VERONICA_CRAVEIRO_SANTANA_FERREIRA.pdf.txt9d334e426135ccf9a4db62f4a383ba53MD52THUMBNAILVERONICA_CRAVEIRO_SANTANA_FERREIRA.pdf.jpgVERONICA_CRAVEIRO_SANTANA_FERREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1512https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6510/3/VERONICA_CRAVEIRO_SANTANA_FERREIRA.pdf.jpgd6a7b44d9c4235f7b8e832e0f3c7a100MD53riufs/65102017-12-18 17:55:47.966oai:ufs.br:riufs/6510Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-12-18T20:55:47Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática
title De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática
spellingShingle De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática
Ferreira, Verônica Craveiro de Santana
Matemática
Teoria dos grafos
Algoritmos
Matemática (estudo e ensino)
Prática de ensino (matemática)
Grafos
Grafos bipartidos
Emparelhamento
Graphs
Algorithms
Bipartite graphs
Matchings
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática
title_full De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática
title_fullStr De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática
title_full_unstemmed De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática
title_sort De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática
author Ferreira, Verônica Craveiro de Santana
author_facet Ferreira, Verônica Craveiro de Santana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Verônica Craveiro de Santana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Zaqueu Alves
contributor_str_mv Ramos, Zaqueu Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Teoria dos grafos
Algoritmos
Matemática (estudo e ensino)
Prática de ensino (matemática)
Grafos
Grafos bipartidos
Emparelhamento
topic Matemática
Teoria dos grafos
Algoritmos
Matemática (estudo e ensino)
Prática de ensino (matemática)
Grafos
Grafos bipartidos
Emparelhamento
Graphs
Algorithms
Bipartite graphs
Matchings
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Graphs
Algorithms
Bipartite graphs
Matchings
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This thesis aims to show that the theory of graphs, especially matching, can be studied in high school and gradually as the implementation of this theory in the classroom can foster in students interest in mathematics. Thus, this paper aims to demystify the idea that mathematics content ends with high school approaching students the theories recently developed in academy. The graph theory is considered an e cient tool to solve problems in various areas. There are numerous situations that can be modeled by that enable develop a range of skills, so it becomes so appealing to anyone who comes into contact with it. For the development of this thesis began our study addressing basic concepts of graph theory useful for understanding this work then present some problems that can be worked in high school and nalized with a speci c topic of this theory, matchings, with many applications that can be modeled as contextualized and practical problems of everyday life.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T19:46:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-27T19:46:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Verônica Craveiro de Santana. De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática. 2014. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/6510
identifier_str_mv FERREIRA, Verônica Craveiro de Santana. De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática. 2014. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/6510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissional em Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6510/1/VERONICA_CRAVEIRO_SANTANA_FERREIRA.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6510/2/VERONICA_CRAVEIRO_SANTANA_FERREIRA.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6510/3/VERONICA_CRAVEIRO_SANTANA_FERREIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7568f17111b599b4bf7db6676cf54668
9d334e426135ccf9a4db62f4a383ba53
d6a7b44d9c4235f7b8e832e0f3c7a100
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351150830878720