De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Sergipe
|
Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado Profissional em Matemática
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/6510 |
Resumo: | This thesis aims to show that the theory of graphs, especially matching, can be studied in high school and gradually as the implementation of this theory in the classroom can foster in students interest in mathematics. Thus, this paper aims to demystify the idea that mathematics content ends with high school approaching students the theories recently developed in academy. The graph theory is considered an e cient tool to solve problems in various areas. There are numerous situations that can be modeled by that enable develop a range of skills, so it becomes so appealing to anyone who comes into contact with it. For the development of this thesis began our study addressing basic concepts of graph theory useful for understanding this work then present some problems that can be worked in high school and nalized with a speci c topic of this theory, matchings, with many applications that can be modeled as contextualized and practical problems of everyday life. |
id |
UFS-2_8fade46a4d85c9e315fc989c8d37ce68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/6510 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Verônica Craveiro de SantanaRamos, Zaqueu Alves2017-09-27T19:46:24Z2017-09-27T19:46:24Z2014-04-10FERREIRA, Verônica Craveiro de Santana. De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática. 2014. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.https://ri.ufs.br/handle/riufs/6510This thesis aims to show that the theory of graphs, especially matching, can be studied in high school and gradually as the implementation of this theory in the classroom can foster in students interest in mathematics. Thus, this paper aims to demystify the idea that mathematics content ends with high school approaching students the theories recently developed in academy. The graph theory is considered an e cient tool to solve problems in various areas. There are numerous situations that can be modeled by that enable develop a range of skills, so it becomes so appealing to anyone who comes into contact with it. For the development of this thesis began our study addressing basic concepts of graph theory useful for understanding this work then present some problems that can be worked in high school and nalized with a speci c topic of this theory, matchings, with many applications that can be modeled as contextualized and practical problems of everyday life.A presente disserta ção tem como objetivo mostrar que a teoria de grafos, sobretudo emparelhamentos, pode ser abordada no ensino m édio de forma gradativa. E como a implementa ção desta teoria em sala de aula pode despertar nos estudantes o interesse pela matem atica. Dessa forma, este trabalho pretende desmitifi car a ideia de que a matem atica se encerra com o conte udo do ensino m édio aproximando os estudantes das teorias desenvolvidas recentemente na academia. A teoria dos grafos é considerada uma ferramenta e ficiente para resolver problemas em diferentes áreas. São in úmeras situa ções que podem ser modeladas por grafos que possibilitam desenvolver uma s érie de habilidades, por isso ela se torna tao atraente para quem entra em contato com a mesma. Para o desenvolvimento desta disserta ção, iniciamos nosso estudo abordando conceitos b ásicos da teoria de grafos úteis a compreensão deste trabalho, em seguida apresentamos alguns problemas que podem ser trabalhados no ensino m édio e a nalisamos com um t ópico específi co desta teoria, emparelhamentos, com muitas aplica coes que podem ser contextualizadas e modeladas como problemas pr áticos do nosso cotidiano.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipeMestrado Profissional em MatemáticaUFSBrasilMatemáticaTeoria dos grafosAlgoritmosMatemática (estudo e ensino)Prática de ensino (matemática)GrafosGrafos bipartidosEmparelhamentoGraphsAlgorithmsBipartite graphsMatchingsCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICADe grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALVERONICA_CRAVEIRO_SANTANA_FERREIRA.pdfapplication/pdf2521729https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6510/1/VERONICA_CRAVEIRO_SANTANA_FERREIRA.pdf7568f17111b599b4bf7db6676cf54668MD51TEXTVERONICA_CRAVEIRO_SANTANA_FERREIRA.pdf.txtVERONICA_CRAVEIRO_SANTANA_FERREIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain99550https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6510/2/VERONICA_CRAVEIRO_SANTANA_FERREIRA.pdf.txt9d334e426135ccf9a4db62f4a383ba53MD52THUMBNAILVERONICA_CRAVEIRO_SANTANA_FERREIRA.pdf.jpgVERONICA_CRAVEIRO_SANTANA_FERREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1512https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6510/3/VERONICA_CRAVEIRO_SANTANA_FERREIRA.pdf.jpgd6a7b44d9c4235f7b8e832e0f3c7a100MD53riufs/65102017-12-18 17:55:47.966oai:ufs.br:riufs/6510Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-12-18T20:55:47Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática |
title |
De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática |
spellingShingle |
De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática Ferreira, Verônica Craveiro de Santana Matemática Teoria dos grafos Algoritmos Matemática (estudo e ensino) Prática de ensino (matemática) Grafos Grafos bipartidos Emparelhamento Graphs Algorithms Bipartite graphs Matchings CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática |
title_full |
De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática |
title_fullStr |
De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática |
title_full_unstemmed |
De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática |
title_sort |
De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática |
author |
Ferreira, Verônica Craveiro de Santana |
author_facet |
Ferreira, Verônica Craveiro de Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Verônica Craveiro de Santana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Zaqueu Alves |
contributor_str_mv |
Ramos, Zaqueu Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Teoria dos grafos Algoritmos Matemática (estudo e ensino) Prática de ensino (matemática) Grafos Grafos bipartidos Emparelhamento |
topic |
Matemática Teoria dos grafos Algoritmos Matemática (estudo e ensino) Prática de ensino (matemática) Grafos Grafos bipartidos Emparelhamento Graphs Algorithms Bipartite graphs Matchings CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Graphs Algorithms Bipartite graphs Matchings |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This thesis aims to show that the theory of graphs, especially matching, can be studied in high school and gradually as the implementation of this theory in the classroom can foster in students interest in mathematics. Thus, this paper aims to demystify the idea that mathematics content ends with high school approaching students the theories recently developed in academy. The graph theory is considered an e cient tool to solve problems in various areas. There are numerous situations that can be modeled by that enable develop a range of skills, so it becomes so appealing to anyone who comes into contact with it. For the development of this thesis began our study addressing basic concepts of graph theory useful for understanding this work then present some problems that can be worked in high school and nalized with a speci c topic of this theory, matchings, with many applications that can be modeled as contextualized and practical problems of everyday life. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-04-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-27T19:46:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-27T19:46:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERREIRA, Verônica Craveiro de Santana. De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática. 2014. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6510 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Verônica Craveiro de Santana. De grafos a emparelhamentos : uma possibilidade viável de encantar-se com a matemática. 2014. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014. |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado Profissional em Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6510/1/VERONICA_CRAVEIRO_SANTANA_FERREIRA.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6510/2/VERONICA_CRAVEIRO_SANTANA_FERREIRA.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6510/3/VERONICA_CRAVEIRO_SANTANA_FERREIRA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7568f17111b599b4bf7db6676cf54668 9d334e426135ccf9a4db62f4a383ba53 d6a7b44d9c4235f7b8e832e0f3c7a100 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1793351150830878720 |