Os institutos federais : reflexões sobre a ifetização a partir do processo de elaboração do regimento geral do IFS
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Sergipe
|
Programa de Pós-Graduação: |
Pós-Graduação em Psicologia Social
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5987 |
Resumo: | The text covers a discussion of the most recent reform in the field of professional education in Brazil, ifetização. The creation of the Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia was the reorganization of federal integration CEFETs, Agrotécnicas, Escolas Técnicas and universities units linked to the same region, a process that resulted in the appearance of 38 institutes. We use some concepts of Institutional Analysis as a theoretical as well as a set of documents and literature, in order to develop a historical overview to compose our analyzes. The study aims to expose a reflective work about the institutionalization of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, observing the ifetização process in our state through the elaboration of the General Rules of the Instituto Federal de Sergipe, when it was in the process at the time of elaboration of this study. Themes were discussed teacher training, special programs, community participation, integration and autonomy. At the end, we concluded that despite being a model that proposes a break with past practices and reforms, many aspects and historical trends repeat themselves in the process of institutionalization of the Institute. |
id |
UFS-2_97f5387cf037b9bdc5e30bfc2f0ff413 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/5987 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbosa, Ana Cecília Camposhttp://lattes.cnpq.br/6471931744585002Ferreri, Marcelo de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/44321754989596422017-09-27T13:53:46Z2017-09-27T13:53:46Z2012-12-14https://ri.ufs.br/handle/riufs/5987The text covers a discussion of the most recent reform in the field of professional education in Brazil, ifetização. The creation of the Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia was the reorganization of federal integration CEFETs, Agrotécnicas, Escolas Técnicas and universities units linked to the same region, a process that resulted in the appearance of 38 institutes. We use some concepts of Institutional Analysis as a theoretical as well as a set of documents and literature, in order to develop a historical overview to compose our analyzes. The study aims to expose a reflective work about the institutionalization of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, observing the ifetização process in our state through the elaboration of the General Rules of the Instituto Federal de Sergipe, when it was in the process at the time of elaboration of this study. Themes were discussed teacher training, special programs, community participation, integration and autonomy. At the end, we concluded that despite being a model that proposes a break with past practices and reforms, many aspects and historical trends repeat themselves in the process of institutionalization of the Institute.O texto aborda uma discussão sobre a mais recente reforma no campo da educação profissional no Brasil, a ifetização. A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia consistiu na reorganização da rede federal com a integração de CEFET, Agrotécnicas, Escolas Técnicas e Unidades vinculadas a Universidades de uma mesma região, processo que resultou no surgimento de 38 institutos. Utilizamos alguns conceitos da Análise Institucional como referencial teórico, como também um conjunto documental e bibliográfico, com o fim de desenvolver um panorama histórico para compor nossas análises. O estudo tem o objetivo de expor um trabalho reflexivo a respeito da institucionalização do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, observando o processo de ifetização no nosso Estado por meio da elaboração do Regimento Geral do Instituto Federal de Sergipe, momento em que se encontrava o processo na época da elaboração da pesquisa. Foram discutidos os temas formação docente, programas especiais, participação da comunidade, integração e autonomia. Ao final, concluímos que apesar de ser um modelo que propõe uma ruptura com as reformas e práticas anteriores, muitos aspectos e tendências históricas se repetem no processo de institucionalização do Instituto.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em Psicologia SocialUFSBRIfetizaçãoEducação profissionalEducação tecnológicaInstitucionalizaçãoProfessional educationTechnological educationInstitutionalizationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALOs institutos federais : reflexões sobre a ifetização a partir do processo de elaboração do regimento geral do IFSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALANA_CECILIA_CAMPOS_BARBOSA.pdfapplication/pdf1028499https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5987/1/ANA_CECILIA_CAMPOS_BARBOSA.pdf76be9e6ebdccbb12a5d24634129849d6MD51TEXTANA_CECILIA_CAMPOS_BARBOSA.pdf.txtANA_CECILIA_CAMPOS_BARBOSA.pdf.txtExtracted texttext/plain250183https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5987/2/ANA_CECILIA_CAMPOS_BARBOSA.pdf.txtf5eb9001dad9c265ddc01d12b0c55cf9MD52THUMBNAILANA_CECILIA_CAMPOS_BARBOSA.pdf.jpgANA_CECILIA_CAMPOS_BARBOSA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1319https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5987/3/ANA_CECILIA_CAMPOS_BARBOSA.pdf.jpg8cda590d93d343ac3dd8bc7900432cf6MD53riufs/59872018-01-15 21:34:06.73oai:ufs.br:riufs/5987Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-01-16T00:34:06Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Os institutos federais : reflexões sobre a ifetização a partir do processo de elaboração do regimento geral do IFS |
title |
Os institutos federais : reflexões sobre a ifetização a partir do processo de elaboração do regimento geral do IFS |
spellingShingle |
Os institutos federais : reflexões sobre a ifetização a partir do processo de elaboração do regimento geral do IFS Barbosa, Ana Cecília Campos Ifetização Educação profissional Educação tecnológica Institucionalização Professional education Technological education Institutionalization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
title_short |
Os institutos federais : reflexões sobre a ifetização a partir do processo de elaboração do regimento geral do IFS |
title_full |
Os institutos federais : reflexões sobre a ifetização a partir do processo de elaboração do regimento geral do IFS |
title_fullStr |
Os institutos federais : reflexões sobre a ifetização a partir do processo de elaboração do regimento geral do IFS |
title_full_unstemmed |
Os institutos federais : reflexões sobre a ifetização a partir do processo de elaboração do regimento geral do IFS |
title_sort |
Os institutos federais : reflexões sobre a ifetização a partir do processo de elaboração do regimento geral do IFS |
author |
Barbosa, Ana Cecília Campos |
author_facet |
Barbosa, Ana Cecília Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Ana Cecília Campos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6471931744585002 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreri, Marcelo de Almeida |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4432175498959642 |
contributor_str_mv |
Ferreri, Marcelo de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ifetização Educação profissional Educação tecnológica Institucionalização |
topic |
Ifetização Educação profissional Educação tecnológica Institucionalização Professional education Technological education Institutionalization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Professional education Technological education Institutionalization |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
description |
The text covers a discussion of the most recent reform in the field of professional education in Brazil, ifetização. The creation of the Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia was the reorganization of federal integration CEFETs, Agrotécnicas, Escolas Técnicas and universities units linked to the same region, a process that resulted in the appearance of 38 institutes. We use some concepts of Institutional Analysis as a theoretical as well as a set of documents and literature, in order to develop a historical overview to compose our analyzes. The study aims to expose a reflective work about the institutionalization of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, observing the ifetização process in our state through the elaboration of the General Rules of the Instituto Federal de Sergipe, when it was in the process at the time of elaboration of this study. Themes were discussed teacher training, special programs, community participation, integration and autonomy. At the end, we concluded that despite being a model that proposes a break with past practices and reforms, many aspects and historical trends repeat themselves in the process of institutionalization of the Institute. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-27T13:53:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-27T13:53:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/5987 |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/5987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Psicologia Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5987/1/ANA_CECILIA_CAMPOS_BARBOSA.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5987/2/ANA_CECILIA_CAMPOS_BARBOSA.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5987/3/ANA_CECILIA_CAMPOS_BARBOSA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
76be9e6ebdccbb12a5d24634129849d6 f5eb9001dad9c265ddc01d12b0c55cf9 8cda590d93d343ac3dd8bc7900432cf6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1793351103179390976 |