Projeto UCA em Sergipe : análise da inclusão sociodigital e da formação continuada em serviço dos professores em uma escola da rede pública

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Melo, Daniele Santana de lattes
Orientador(a): Schneider, Henrique Nou lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4669
Resumo: The present study is aimed at analyzing the process of inclusion sociodigital through distribution equipment, from one perspective, ongoing education, provided by one of the projects articulated by public policies directed to Information Technologies in the educational environment. This is a case study in a school of public schools covered by the project One Laptop per Child. In this sense, the objective of this research is to analyze the contributions of ongoing education offered by UCA design for the pedagogical practices of teachers. The specific research objectives are: to analyze and describe the pedagogical practice of teachers in in-service training within the UCA; analyzing tools and methodologies adopted by teachers in their practice, after the implementation of the UCA design and verify |if| and |how| occurred / teaching process in the light of the guidelines of UCA Project occurs. Data analysis revealed the experiences of teachers linked the practice to the laptop as well as the relationship of theory and practice obtained by the process of ongoing education, allowing to know how was the process of inclusion sociodigital. We conclude that involve interesting projects implemented in school to a proposed intervention that maps to the constant review process, which teachers are protagonists, signaling the priority needs in relation to the school context in which they are inserted, which, without doubt provide the best targeting of new teaching practices.
id UFS-2_aac600493406cab2bba3a5883659c974
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/4669
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Melo, Daniele Santana dehttp://lattes.cnpq.br/0598828216648683Schneider, Henrique Nouhttp://lattes.cnpq.br/94757412823196042017-09-26T17:48:09Z2017-09-26T17:48:09Z2014-07-18https://ri.ufs.br/handle/riufs/4669The present study is aimed at analyzing the process of inclusion sociodigital through distribution equipment, from one perspective, ongoing education, provided by one of the projects articulated by public policies directed to Information Technologies in the educational environment. This is a case study in a school of public schools covered by the project One Laptop per Child. In this sense, the objective of this research is to analyze the contributions of ongoing education offered by UCA design for the pedagogical practices of teachers. The specific research objectives are: to analyze and describe the pedagogical practice of teachers in in-service training within the UCA; analyzing tools and methodologies adopted by teachers in their practice, after the implementation of the UCA design and verify |if| and |how| occurred / teaching process in the light of the guidelines of UCA Project occurs. Data analysis revealed the experiences of teachers linked the practice to the laptop as well as the relationship of theory and practice obtained by the process of ongoing education, allowing to know how was the process of inclusion sociodigital. We conclude that involve interesting projects implemented in school to a proposed intervention that maps to the constant review process, which teachers are protagonists, signaling the priority needs in relation to the school context in which they are inserted, which, without doubt provide the best targeting of new teaching practices.O presente estudo está voltado à análise do processo de inclusão sociodigital por meio da distribuição de equipamentos, sob uma perspectiva de formação continuada em serviço, proporcionada por um dos projetos articulados pelas políticas públicas direcionadas às Tecnologias da Informação e Comunicação no meio educacional. Trata-se de um Estudo de Caso em uma das escolas da rede pública estadual contempladas pelo projeto Um Computador por Aluno. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as contribuições da formação continuada em serviço oferecida pelo Projeto UCA para as práticas pedagógicas dos professores. Os objetivos específicos da pesquisa são: analisar e descrever as prática pedagógicas dos professores em formação em serviço no âmbito do UCA; analisar instrumentos e metodologias adotados pelos professores em sua prática pedagógica, após a implementação do Projeto UCA e verificar se e como ocorreu/ocorre o processo de ensino à luz das diretrizes do Projeto UCA. As análises dos dados revelaram as experiências dos professores atreladas à prática com o laptop, bem como a relação da teoria e da prática obtidos pelo processo da formação continuada em serviço, permitindo conhecer como se deu o processo de inclusão sociodigital entre os envolvidos. Conclui-se que é necessário associar os projetos implementados na escola a uma proposta de intervenção direcionada a um processo de avaliação constante no qual os professores sejam os protagonistas, sinalizando as necessidades prioritárias de acordo com o contexto escolar no qual estão inseridos, o que, sem dúvida, proporcionaria um melhor direcionamento em suas práticas pedagógicas futuras.application/pdfporInclusão digitalIntegração socialProfessores - FormaçãoEducação permanenteTecnologia educacionalInclusão digitalContinuing educationDigital divideDigital divideEducational technologySocial integrationTeachersCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOProjeto UCA em Sergipe : análise da inclusão sociodigital e da formação continuada em serviço dos professores em uma escola da rede públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALDANIELE_SANTANA_MELO.pdfapplication/pdf1760269https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4669/1/DANIELE_SANTANA_MELO.pdfa6c674ae70ad369adae60f46e49760eaMD51TEXTDANIELE_SANTANA_MELO.pdf.txtDANIELE_SANTANA_MELO.pdf.txtExtracted texttext/plain276919https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4669/2/DANIELE_SANTANA_MELO.pdf.txtf26648a4e9f7217382227df3d2c18a3dMD52THUMBNAILDANIELE_SANTANA_MELO.pdf.jpgDANIELE_SANTANA_MELO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4669/3/DANIELE_SANTANA_MELO.pdf.jpg76bb210b44ff5fff34815e39e9975a6fMD53riufs/46692017-11-24 20:21:04.652oai:ufs.br:riufs/4669Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T23:21:04Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Projeto UCA em Sergipe : análise da inclusão sociodigital e da formação continuada em serviço dos professores em uma escola da rede pública
title Projeto UCA em Sergipe : análise da inclusão sociodigital e da formação continuada em serviço dos professores em uma escola da rede pública
spellingShingle Projeto UCA em Sergipe : análise da inclusão sociodigital e da formação continuada em serviço dos professores em uma escola da rede pública
Melo, Daniele Santana de
Inclusão digital
Integração social
Professores - Formação
Educação permanente
Tecnologia educacional
Inclusão digital
Continuing education
Digital divide
Digital divide
Educational technology
Social integration
Teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Projeto UCA em Sergipe : análise da inclusão sociodigital e da formação continuada em serviço dos professores em uma escola da rede pública
title_full Projeto UCA em Sergipe : análise da inclusão sociodigital e da formação continuada em serviço dos professores em uma escola da rede pública
title_fullStr Projeto UCA em Sergipe : análise da inclusão sociodigital e da formação continuada em serviço dos professores em uma escola da rede pública
title_full_unstemmed Projeto UCA em Sergipe : análise da inclusão sociodigital e da formação continuada em serviço dos professores em uma escola da rede pública
title_sort Projeto UCA em Sergipe : análise da inclusão sociodigital e da formação continuada em serviço dos professores em uma escola da rede pública
author Melo, Daniele Santana de
author_facet Melo, Daniele Santana de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Daniele Santana de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0598828216648683
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schneider, Henrique Nou
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9475741282319604
contributor_str_mv Schneider, Henrique Nou
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Integração social
Professores - Formação
Educação permanente
Tecnologia educacional
Inclusão digital
topic Inclusão digital
Integração social
Professores - Formação
Educação permanente
Tecnologia educacional
Inclusão digital
Continuing education
Digital divide
Digital divide
Educational technology
Social integration
Teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Continuing education
Digital divide
Digital divide
Educational technology
Social integration
Teachers
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present study is aimed at analyzing the process of inclusion sociodigital through distribution equipment, from one perspective, ongoing education, provided by one of the projects articulated by public policies directed to Information Technologies in the educational environment. This is a case study in a school of public schools covered by the project One Laptop per Child. In this sense, the objective of this research is to analyze the contributions of ongoing education offered by UCA design for the pedagogical practices of teachers. The specific research objectives are: to analyze and describe the pedagogical practice of teachers in in-service training within the UCA; analyzing tools and methodologies adopted by teachers in their practice, after the implementation of the UCA design and verify |if| and |how| occurred / teaching process in the light of the guidelines of UCA Project occurs. Data analysis revealed the experiences of teachers linked the practice to the laptop as well as the relationship of theory and practice obtained by the process of ongoing education, allowing to know how was the process of inclusion sociodigital. We conclude that involve interesting projects implemented in school to a proposed intervention that maps to the constant review process, which teachers are protagonists, signaling the priority needs in relation to the school context in which they are inserted, which, without doubt provide the best targeting of new teaching practices.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T17:48:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T17:48:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/4669
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/4669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4669/1/DANIELE_SANTANA_MELO.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4669/2/DANIELE_SANTANA_MELO.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4669/3/DANIELE_SANTANA_MELO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a6c674ae70ad369adae60f46e49760ea
f26648a4e9f7217382227df3d2c18a3d
76bb210b44ff5fff34815e39e9975a6f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351083946409984