As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Oliveira, Kecia Karine Santos de lattes
Orientador(a): Souza, Divanizia do Nascimento lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5187
Resumo: The digital trend is a reality; example of this is the growth of digital technologies and the inclusion of them in elementary school. The presence of such technologies in the classroom contributes to digital inclusion by widening access to information using internet, allowing, for example, questioning, to observe other contexts, stimulus and construction of critical vision and knowledge. In this context, the present study aims to analyse the perception of teachers who teach Mathematics on digital technologies, from its beginning to its pedagogical use in schools of the public network Aracaju, SE. The methodology used was of quantitative and qualitative nature, and for data collection was adopted the application of questionnaires to 41 teachers of elementary school. Thus, in spite some problems related to internet access and the limited number of available equipment, the majority of respondents teachers are looking for ways to using technology in the classroom, and to work that way observed positive results in student learning.
id UFS-2_c601ff2855deff470b70dee0be05e5e3
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/5187
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Oliveira, Kecia Karine Santos dehttp://lattes.cnpq.br/3897283209013869Souza, Divanizia do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/85357189077560632017-09-26T18:15:37Z2017-09-26T18:15:37Z2015-02-26OLIVEIRA, Kecia Karine Santos de. As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.https://ri.ufs.br/handle/riufs/5187The digital trend is a reality; example of this is the growth of digital technologies and the inclusion of them in elementary school. The presence of such technologies in the classroom contributes to digital inclusion by widening access to information using internet, allowing, for example, questioning, to observe other contexts, stimulus and construction of critical vision and knowledge. In this context, the present study aims to analyse the perception of teachers who teach Mathematics on digital technologies, from its beginning to its pedagogical use in schools of the public network Aracaju, SE. The methodology used was of quantitative and qualitative nature, and for data collection was adopted the application of questionnaires to 41 teachers of elementary school. Thus, in spite some problems related to internet access and the limited number of available equipment, the majority of respondents teachers are looking for ways to using technology in the classroom, and to work that way observed positive results in student learning.A tendência digital é uma realidade, exemplo disso é o crescimento das tecnologias digitais e a inserção delas na escola básica. A presença de tais tecnologias em sala de aula contribui para a inclusão digital, pois amplia o acesso às informações através da internet, permitindo, por exemplo, problematização, observação de outros contextos, estímulo e construção de visão crítica e conhecimento. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar a percepção de professores que lecionam Matemática sobre as tecnologias digitais, desde a sua implantação ao seu uso pedagógico nas escolas da rede pública de Aracaju, SE. A metodologia utilizada foi de cunho quanti-qualitativo, e como instrumento de coleta de dados foi adotado a aplicação de questionários a 41 professores do ensino fundamental. Foi observado que, apesar de alguns problemas relacionados com acesso à internet e ao reduzido número de equipamentos disponíveis, a maioria dos professores participantes da pesquisa procurou meios para utilizar as tecnologias digitais em sala de aula, e ao trabalharem dessa forma observaram resultados positivos na aprendizagem dos alunos.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFSBRProfessorTecnologias digitaisMatemáticaProfessores de matemáticaEnsino de matemáticaTecnologia educacionalInclusão digitalPrática de ensinoDidáticaMatemática (Ensino fundamental)TeacherDigital technologiesMathematicsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALKECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1169420https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5187/1/KECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdfea4fbc648c0731d8622d101f212650c2MD51TEXTKECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.txtKECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain146064https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5187/2/KECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.txt73e9782f8d53c2eb4a613b0c702c3693MD52THUMBNAILKECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.jpgKECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1278https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5187/3/KECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.jpgea0bc610e5bf34bd64a155c050aee06aMD53riufs/51872017-11-28 17:23:07.702oai:ufs.br:riufs/5187Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-28T20:23:07Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino
title As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino
spellingShingle As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino
Oliveira, Kecia Karine Santos de
Professor
Tecnologias digitais
Matemática
Professores de matemática
Ensino de matemática
Tecnologia educacional
Inclusão digital
Prática de ensino
Didática
Matemática (Ensino fundamental)
Teacher
Digital technologies
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino
title_full As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino
title_fullStr As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino
title_full_unstemmed As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino
title_sort As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino
author Oliveira, Kecia Karine Santos de
author_facet Oliveira, Kecia Karine Santos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Kecia Karine Santos de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3897283209013869
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Divanizia do Nascimento
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8535718907756063
contributor_str_mv Souza, Divanizia do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Tecnologias digitais
Matemática
Professores de matemática
Ensino de matemática
Tecnologia educacional
Inclusão digital
Prática de ensino
Didática
Matemática (Ensino fundamental)
topic Professor
Tecnologias digitais
Matemática
Professores de matemática
Ensino de matemática
Tecnologia educacional
Inclusão digital
Prática de ensino
Didática
Matemática (Ensino fundamental)
Teacher
Digital technologies
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher
Digital technologies
Mathematics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The digital trend is a reality; example of this is the growth of digital technologies and the inclusion of them in elementary school. The presence of such technologies in the classroom contributes to digital inclusion by widening access to information using internet, allowing, for example, questioning, to observe other contexts, stimulus and construction of critical vision and knowledge. In this context, the present study aims to analyse the perception of teachers who teach Mathematics on digital technologies, from its beginning to its pedagogical use in schools of the public network Aracaju, SE. The methodology used was of quantitative and qualitative nature, and for data collection was adopted the application of questionnaires to 41 teachers of elementary school. Thus, in spite some problems related to internet access and the limited number of available equipment, the majority of respondents teachers are looking for ways to using technology in the classroom, and to work that way observed positive results in student learning.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Kecia Karine Santos de. As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/5187
identifier_str_mv OLIVEIRA, Kecia Karine Santos de. As percepções dos professores de matemática da rede pública municipal de Aracaju/SE frente às tecnologias digitais na escola : da implantação ao processo de ensino. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/5187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5187/1/KECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5187/2/KECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5187/3/KECIA_KARINE_SANTOS_OLIVEIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ea4fbc648c0731d8622d101f212650c2
73e9782f8d53c2eb4a613b0c702c3693
ea0bc610e5bf34bd64a155c050aee06a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351069677387776