Ensino de história no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: as idéias de Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho (1850) e Américo Brasiliense de Almeida e Mello (1876)
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4619 |
Resumo: | With this dissertation, I intend to infer the idea of History teaching in Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) in the period from 1850 to 1876 by analyzes of critic works and textbooks. Published in the Revista do IHGB, the critic works prepared by the commission of History evaluated two works whose authors stressed their didactics uses: the Índice cronológico (1850) by Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho and the Lições de História Pátria (1876) by Américo Brasiliense de Almeida e Mello. Imbuing me of a critical spirit, I try to understand the representation of sources in order to know its characteristics, whether or not didactic, and its authors, whether or not educators. Finally, I make a comparison between the concepts expressed in different documents. |
id |
UFS-2_cb2a900c4d381d3c730016111d8c40f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/4619 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Reis, Aaron Sena Cerqueirahttp://lattes.cnpq.br/5606084251637102Freitas, Itamar2017-09-26T17:47:35Z2017-09-26T17:47:35Z2013-02-19https://ri.ufs.br/handle/riufs/4619With this dissertation, I intend to infer the idea of History teaching in Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) in the period from 1850 to 1876 by analyzes of critic works and textbooks. Published in the Revista do IHGB, the critic works prepared by the commission of History evaluated two works whose authors stressed their didactics uses: the Índice cronológico (1850) by Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho and the Lições de História Pátria (1876) by Américo Brasiliense de Almeida e Mello. Imbuing me of a critical spirit, I try to understand the representation of sources in order to know its characteristics, whether or not didactic, and its authors, whether or not educators. Finally, I make a comparison between the concepts expressed in different documents.Com esta dissertação, pretendo depreender a ideia de ensino de História no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) no período de 1850 a 1876 mediante análise de pareceres e livros didáticos. Publicados na Revista do IHGB, os pareceres elaborados pela comissão de História avaliaram duas obras cujos autores destacaram seus usos escolares: o Índice cronológico (1850) de Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho e as Lições de História Pátria (1876) de Américo Brasiliense de Almeida e Mello. Imbuindo-me de um espírito crítico , busco entender a representação das fontes, a fim de perceber suas características, se didática ou não e, de seus autores, se educadores ou não. Finalmente, efetuo uma comparação entre as noções expressas nos diferentes documentos.application/pdfporAgostinho Marques Perdigão Malheiro FilhoAmérico Brasiliense de Almeida e MelloInstituto Histórico e Geográfico BrasileiroHistóriaEnsino de históriaHistoryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino de história no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: as idéias de Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho (1850) e Américo Brasiliense de Almeida e Mello (1876)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALAARON_SENA_CERQUEIRA_REIS.pdfapplication/pdf2445424https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4619/1/AARON_SENA_CERQUEIRA_REIS.pdfc8800619888bcebc90853e1050e4b8e9MD51TEXTAARON_SENA_CERQUEIRA_REIS.pdf.txtAARON_SENA_CERQUEIRA_REIS.pdf.txtExtracted texttext/plain240897https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4619/2/AARON_SENA_CERQUEIRA_REIS.pdf.txt7aa9f637df70664c6552d2c64ac68823MD52THUMBNAILAARON_SENA_CERQUEIRA_REIS.pdf.jpgAARON_SENA_CERQUEIRA_REIS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1316https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4619/3/AARON_SENA_CERQUEIRA_REIS.pdf.jpg4c139952f49463d794c12fa1bf4e3debMD53riufs/46192017-11-24 19:30:10.278oai:ufs.br:riufs/4619Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T22:30:10Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ensino de história no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: as idéias de Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho (1850) e Américo Brasiliense de Almeida e Mello (1876) |
title |
Ensino de história no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: as idéias de Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho (1850) e Américo Brasiliense de Almeida e Mello (1876) |
spellingShingle |
Ensino de história no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: as idéias de Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho (1850) e Américo Brasiliense de Almeida e Mello (1876) Reis, Aaron Sena Cerqueira Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho Américo Brasiliense de Almeida e Mello Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro História Ensino de história History CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Ensino de história no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: as idéias de Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho (1850) e Américo Brasiliense de Almeida e Mello (1876) |
title_full |
Ensino de história no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: as idéias de Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho (1850) e Américo Brasiliense de Almeida e Mello (1876) |
title_fullStr |
Ensino de história no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: as idéias de Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho (1850) e Américo Brasiliense de Almeida e Mello (1876) |
title_full_unstemmed |
Ensino de história no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: as idéias de Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho (1850) e Américo Brasiliense de Almeida e Mello (1876) |
title_sort |
Ensino de história no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: as idéias de Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho (1850) e Américo Brasiliense de Almeida e Mello (1876) |
author |
Reis, Aaron Sena Cerqueira |
author_facet |
Reis, Aaron Sena Cerqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Aaron Sena Cerqueira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5606084251637102 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas, Itamar |
contributor_str_mv |
Freitas, Itamar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho Américo Brasiliense de Almeida e Mello Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro História Ensino de história |
topic |
Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho Américo Brasiliense de Almeida e Mello Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro História Ensino de história History CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
With this dissertation, I intend to infer the idea of History teaching in Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) in the period from 1850 to 1876 by analyzes of critic works and textbooks. Published in the Revista do IHGB, the critic works prepared by the commission of History evaluated two works whose authors stressed their didactics uses: the Índice cronológico (1850) by Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho and the Lições de História Pátria (1876) by Américo Brasiliense de Almeida e Mello. Imbuing me of a critical spirit, I try to understand the representation of sources in order to know its characteristics, whether or not didactic, and its authors, whether or not educators. Finally, I make a comparison between the concepts expressed in different documents. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-02-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-26T17:47:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-26T17:47:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/4619 |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/4619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4619/1/AARON_SENA_CERQUEIRA_REIS.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4619/2/AARON_SENA_CERQUEIRA_REIS.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4619/3/AARON_SENA_CERQUEIRA_REIS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c8800619888bcebc90853e1050e4b8e9 7aa9f637df70664c6552d2c64ac68823 4c139952f49463d794c12fa1bf4e3deb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1793351071446335488 |