Ensino de história no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: as idéias de Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho (1850) e Américo Brasiliense de Almeida e Mello (1876)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Reis, Aaron Sena Cerqueira
Orientador(a): Freitas, Itamar lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4619
Resumo: With this dissertation, I intend to infer the idea of History teaching in Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) in the period from 1850 to 1876 by analyzes of critic works and textbooks. Published in the Revista do IHGB, the critic works prepared by the commission of History evaluated two works whose authors stressed their didactics uses: the Índice cronológico (1850) by Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho and the Lições de História Pátria (1876) by Américo Brasiliense de Almeida e Mello. Imbuing me of a critical spirit, I try to understand the representation of sources in order to know its characteristics, whether or not didactic, and its authors, whether or not educators. Finally, I make a comparison between the concepts expressed in different documents.
id UFS-2_cb2a900c4d381d3c730016111d8c40f5
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/4619
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Reis, Aaron Sena Cerqueirahttp://lattes.cnpq.br/5606084251637102Freitas, Itamar2017-09-26T17:47:35Z2017-09-26T17:47:35Z2013-02-19https://ri.ufs.br/handle/riufs/4619With this dissertation, I intend to infer the idea of History teaching in Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) in the period from 1850 to 1876 by analyzes of critic works and textbooks. Published in the Revista do IHGB, the critic works prepared by the commission of History evaluated two works whose authors stressed their didactics uses: the Índice cronológico (1850) by Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho and the Lições de História Pátria (1876) by Américo Brasiliense de Almeida e Mello. Imbuing me of a critical spirit, I try to understand the representation of sources in order to know its characteristics, whether or not didactic, and its authors, whether or not educators. Finally, I make a comparison between the concepts expressed in different documents.Com esta dissertação, pretendo depreender a ideia de ensino de História no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) no período de 1850 a 1876 mediante análise de pareceres e livros didáticos. Publicados na Revista do IHGB, os pareceres elaborados pela comissão de História avaliaram duas obras cujos autores destacaram seus usos escolares: o Índice cronológico (1850) de Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho e as Lições de História Pátria (1876) de Américo Brasiliense de Almeida e Mello. Imbuindo-me de um espírito crítico , busco entender a representação das fontes, a fim de perceber suas características, se didática ou não e, de seus autores, se educadores ou não. Finalmente, efetuo uma comparação entre as noções expressas nos diferentes documentos.application/pdfporAgostinho Marques Perdigão Malheiro FilhoAmérico Brasiliense de Almeida e MelloInstituto Histórico e Geográfico BrasileiroHistóriaEnsino de históriaHistoryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino de história no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: as idéias de Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho (1850) e Américo Brasiliense de Almeida e Mello (1876)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALAARON_SENA_CERQUEIRA_REIS.pdfapplication/pdf2445424https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4619/1/AARON_SENA_CERQUEIRA_REIS.pdfc8800619888bcebc90853e1050e4b8e9MD51TEXTAARON_SENA_CERQUEIRA_REIS.pdf.txtAARON_SENA_CERQUEIRA_REIS.pdf.txtExtracted texttext/plain240897https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4619/2/AARON_SENA_CERQUEIRA_REIS.pdf.txt7aa9f637df70664c6552d2c64ac68823MD52THUMBNAILAARON_SENA_CERQUEIRA_REIS.pdf.jpgAARON_SENA_CERQUEIRA_REIS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1316https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4619/3/AARON_SENA_CERQUEIRA_REIS.pdf.jpg4c139952f49463d794c12fa1bf4e3debMD53riufs/46192017-11-24 19:30:10.278oai:ufs.br:riufs/4619Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T22:30:10Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Ensino de história no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: as idéias de Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho (1850) e Américo Brasiliense de Almeida e Mello (1876)
title Ensino de história no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: as idéias de Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho (1850) e Américo Brasiliense de Almeida e Mello (1876)
spellingShingle Ensino de história no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: as idéias de Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho (1850) e Américo Brasiliense de Almeida e Mello (1876)
Reis, Aaron Sena Cerqueira
Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho
Américo Brasiliense de Almeida e Mello
Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
História
Ensino de história
History
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Ensino de história no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: as idéias de Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho (1850) e Américo Brasiliense de Almeida e Mello (1876)
title_full Ensino de história no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: as idéias de Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho (1850) e Américo Brasiliense de Almeida e Mello (1876)
title_fullStr Ensino de história no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: as idéias de Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho (1850) e Américo Brasiliense de Almeida e Mello (1876)
title_full_unstemmed Ensino de história no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: as idéias de Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho (1850) e Américo Brasiliense de Almeida e Mello (1876)
title_sort Ensino de história no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: as idéias de Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho (1850) e Américo Brasiliense de Almeida e Mello (1876)
author Reis, Aaron Sena Cerqueira
author_facet Reis, Aaron Sena Cerqueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Aaron Sena Cerqueira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5606084251637102
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Itamar
contributor_str_mv Freitas, Itamar
dc.subject.por.fl_str_mv Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho
Américo Brasiliense de Almeida e Mello
Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
História
Ensino de história
topic Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho
Américo Brasiliense de Almeida e Mello
Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
História
Ensino de história
History
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv History
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description With this dissertation, I intend to infer the idea of History teaching in Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) in the period from 1850 to 1876 by analyzes of critic works and textbooks. Published in the Revista do IHGB, the critic works prepared by the commission of History evaluated two works whose authors stressed their didactics uses: the Índice cronológico (1850) by Agostinho Marques Perdigão Malheiro Filho and the Lições de História Pátria (1876) by Américo Brasiliense de Almeida e Mello. Imbuing me of a critical spirit, I try to understand the representation of sources in order to know its characteristics, whether or not didactic, and its authors, whether or not educators. Finally, I make a comparison between the concepts expressed in different documents.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T17:47:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T17:47:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/4619
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/4619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4619/1/AARON_SENA_CERQUEIRA_REIS.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4619/2/AARON_SENA_CERQUEIRA_REIS.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4619/3/AARON_SENA_CERQUEIRA_REIS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c8800619888bcebc90853e1050e4b8e9
7aa9f637df70664c6552d2c64ac68823
4c139952f49463d794c12fa1bf4e3deb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351071446335488