O estudo de memes no ensino de língua

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Santos, Anselma Morais lattes
Orientador(a): Reis, Mariléia Silva dos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6459
Resumo: In this article we will discuss the genre meme as a proposal to a reflection about reading comprehension in its various modalities, attending to a pedagogical practice of language teaching more inclusive and more focused on literacy and citizenship of basic education students. We define meme as a genre that lies at the interface and dialogism with other more traditional comic material, such as cartoon, charge, and comic strips, but with a freer structure. It consists of verbal and nonverbal texts, very meaningful, usually dealing on social issues of a more polemic nature about everyday life, politics, sports and alike. The objective of the research aims to study and make a more detailed discussion about meme with students from public schools of Sergipe, which are coming out of elementary school (ninth grade and fourth EJAEF stage), as well as a description of how the said genre was analyzed and discussed by them. The theoretical and methodological assumptions are based on studies of Kleiman (1989; 2005) about reading, literacy and citizenship; of Leffa (1996) about a more cognitive perspective reading, and Perrenoud (2000), about new technologies, among other authors. The results highlight the inclusion of memes in language teaching is promising, especially to promote identity in the group with issues beyond the school walls.
id UFS-2_cff3d386b5978ae46b1d75c146462364
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/6459
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Santos, Anselma MoraisReis, Mariléia Silva doshttp://lattes.cnpq.br/74871017682292842017-09-27T19:44:44Z2017-09-27T19:44:44Z2015-11-20SANTOS, Anselma Morais. O estudo de memes no ensino de língua. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, 2015 .https://ri.ufs.br/handle/riufs/6459In this article we will discuss the genre meme as a proposal to a reflection about reading comprehension in its various modalities, attending to a pedagogical practice of language teaching more inclusive and more focused on literacy and citizenship of basic education students. We define meme as a genre that lies at the interface and dialogism with other more traditional comic material, such as cartoon, charge, and comic strips, but with a freer structure. It consists of verbal and nonverbal texts, very meaningful, usually dealing on social issues of a more polemic nature about everyday life, politics, sports and alike. The objective of the research aims to study and make a more detailed discussion about meme with students from public schools of Sergipe, which are coming out of elementary school (ninth grade and fourth EJAEF stage), as well as a description of how the said genre was analyzed and discussed by them. The theoretical and methodological assumptions are based on studies of Kleiman (1989; 2005) about reading, literacy and citizenship; of Leffa (1996) about a more cognitive perspective reading, and Perrenoud (2000), about new technologies, among other authors. The results highlight the inclusion of memes in language teaching is promising, especially to promote identity in the group with issues beyond the school walls.Neste trabalho, abordamos o gênero textual meme como proposta de reflexão sobre compreensão da leitura em suas multimodalidades, atendendo a uma estratégia de aula mais voltada para a oralidade, na tentativa de tornarmos o ensino de língua mais inclusivo (de maior escuta), bem como firmarmos a formação dos alunos da Educação Básica para o letramento e para a cidadania. Definimos meme como gênero textual que se situa na interface e dialogismo com outros gêneros em quadrinhos mais tradicionais, como o cartum, a charge e as tirinhas, porém, com estrutura mais livre: além de permitir mesclar imagens reais e fictícias (caricaturadas ou não), não controla também a acomodação de textos verbais e não verbais, no todo significativo. Constitui-se, então, de textos verbais e não verbais, plurissignificativos, versando geralmente sobre questões sociais de natureza mais polêmica sobre o cotidiano, a política, o esporte e afins.O objetivo da pesquisa visa ao estudo e à discussão mais pormenorizados do meme com estudantes da rede pública estadual de Sergipe que estão saindo do Ensino Fundamental (nono ano e quarta etapa de EJAEF), bem como à descrição do modo como o referido gênero foi por eles analisado e discutido em avaliação de escrita e avaliação de escuta (oral). Os pressupostos teórico-metodológicos baseiam-se nos estudos de Kleiman (1989; 2005) sobre leitura, letramento e cidadania; de Leffa (1996), sobre a perspectiva mais cognitiva da leitura; e de Perrenoud (2000), sobre as novas tecnologias, dentre outros autores. Os resultados evidenciam que a inclusão de memes no ensino de língua é promissora, especialmente por promover identidade no grupo com questões além dos muros da escola.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação Profissional em LetrasUFSBrasilMemeLeituraLetramentoTecnologias da informaçãoReading and literacyInformation technologiesLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASO estudo de memes no ensino de línguainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdfapplication/pdf1356478https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6459/1/ANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdf8c3dc04b9c550509d568fdf42a1f6c4cMD51TEXTANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdf.txtANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain156507https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6459/2/ANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdf.txt2a3749f64ded033f5d95fabd58677a3fMD52THUMBNAILANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdf.jpgANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6459/3/ANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdf.jpgf535ed7ac0d9596907f20ceb0c4dc755MD53riufs/64592018-01-15 19:44:03.891oai:ufs.br:riufs/6459Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-01-15T22:44:03Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv O estudo de memes no ensino de língua
title O estudo de memes no ensino de língua
spellingShingle O estudo de memes no ensino de língua
Santos, Anselma Morais
Meme
Leitura
Letramento
Tecnologias da informação
Reading and literacy
Information technologies
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short O estudo de memes no ensino de língua
title_full O estudo de memes no ensino de língua
title_fullStr O estudo de memes no ensino de língua
title_full_unstemmed O estudo de memes no ensino de língua
title_sort O estudo de memes no ensino de língua
author Santos, Anselma Morais
author_facet Santos, Anselma Morais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Anselma Morais
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reis, Mariléia Silva dos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7487101768229284
contributor_str_mv Reis, Mariléia Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Meme
Leitura
Letramento
Tecnologias da informação
topic Meme
Leitura
Letramento
Tecnologias da informação
Reading and literacy
Information technologies
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading and literacy
Information technologies
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description In this article we will discuss the genre meme as a proposal to a reflection about reading comprehension in its various modalities, attending to a pedagogical practice of language teaching more inclusive and more focused on literacy and citizenship of basic education students. We define meme as a genre that lies at the interface and dialogism with other more traditional comic material, such as cartoon, charge, and comic strips, but with a freer structure. It consists of verbal and nonverbal texts, very meaningful, usually dealing on social issues of a more polemic nature about everyday life, politics, sports and alike. The objective of the research aims to study and make a more detailed discussion about meme with students from public schools of Sergipe, which are coming out of elementary school (ninth grade and fourth EJAEF stage), as well as a description of how the said genre was analyzed and discussed by them. The theoretical and methodological assumptions are based on studies of Kleiman (1989; 2005) about reading, literacy and citizenship; of Leffa (1996) about a more cognitive perspective reading, and Perrenoud (2000), about new technologies, among other authors. The results highlight the inclusion of memes in language teaching is promising, especially to promote identity in the group with issues beyond the school walls.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T19:44:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-27T19:44:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Anselma Morais. O estudo de memes no ensino de língua. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, 2015 .
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/6459
identifier_str_mv SANTOS, Anselma Morais. O estudo de memes no ensino de língua. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, 2015 .
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/6459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação Profissional em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6459/1/ANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6459/2/ANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6459/3/ANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c3dc04b9c550509d568fdf42a1f6c4c
2a3749f64ded033f5d95fabd58677a3f
f535ed7ac0d9596907f20ceb0c4dc755
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351096267177984