O estudo de memes no ensino de língua
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Sergipe
|
Programa de Pós-Graduação: |
Pós-Graduação Profissional em Letras
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/6459 |
Resumo: | In this article we will discuss the genre meme as a proposal to a reflection about reading comprehension in its various modalities, attending to a pedagogical practice of language teaching more inclusive and more focused on literacy and citizenship of basic education students. We define meme as a genre that lies at the interface and dialogism with other more traditional comic material, such as cartoon, charge, and comic strips, but with a freer structure. It consists of verbal and nonverbal texts, very meaningful, usually dealing on social issues of a more polemic nature about everyday life, politics, sports and alike. The objective of the research aims to study and make a more detailed discussion about meme with students from public schools of Sergipe, which are coming out of elementary school (ninth grade and fourth EJAEF stage), as well as a description of how the said genre was analyzed and discussed by them. The theoretical and methodological assumptions are based on studies of Kleiman (1989; 2005) about reading, literacy and citizenship; of Leffa (1996) about a more cognitive perspective reading, and Perrenoud (2000), about new technologies, among other authors. The results highlight the inclusion of memes in language teaching is promising, especially to promote identity in the group with issues beyond the school walls. |
id |
UFS-2_cff3d386b5978ae46b1d75c146462364 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/6459 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Anselma MoraisReis, Mariléia Silva doshttp://lattes.cnpq.br/74871017682292842017-09-27T19:44:44Z2017-09-27T19:44:44Z2015-11-20SANTOS, Anselma Morais. O estudo de memes no ensino de língua. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, 2015 .https://ri.ufs.br/handle/riufs/6459In this article we will discuss the genre meme as a proposal to a reflection about reading comprehension in its various modalities, attending to a pedagogical practice of language teaching more inclusive and more focused on literacy and citizenship of basic education students. We define meme as a genre that lies at the interface and dialogism with other more traditional comic material, such as cartoon, charge, and comic strips, but with a freer structure. It consists of verbal and nonverbal texts, very meaningful, usually dealing on social issues of a more polemic nature about everyday life, politics, sports and alike. The objective of the research aims to study and make a more detailed discussion about meme with students from public schools of Sergipe, which are coming out of elementary school (ninth grade and fourth EJAEF stage), as well as a description of how the said genre was analyzed and discussed by them. The theoretical and methodological assumptions are based on studies of Kleiman (1989; 2005) about reading, literacy and citizenship; of Leffa (1996) about a more cognitive perspective reading, and Perrenoud (2000), about new technologies, among other authors. The results highlight the inclusion of memes in language teaching is promising, especially to promote identity in the group with issues beyond the school walls.Neste trabalho, abordamos o gênero textual meme como proposta de reflexão sobre compreensão da leitura em suas multimodalidades, atendendo a uma estratégia de aula mais voltada para a oralidade, na tentativa de tornarmos o ensino de língua mais inclusivo (de maior escuta), bem como firmarmos a formação dos alunos da Educação Básica para o letramento e para a cidadania. Definimos meme como gênero textual que se situa na interface e dialogismo com outros gêneros em quadrinhos mais tradicionais, como o cartum, a charge e as tirinhas, porém, com estrutura mais livre: além de permitir mesclar imagens reais e fictícias (caricaturadas ou não), não controla também a acomodação de textos verbais e não verbais, no todo significativo. Constitui-se, então, de textos verbais e não verbais, plurissignificativos, versando geralmente sobre questões sociais de natureza mais polêmica sobre o cotidiano, a política, o esporte e afins.O objetivo da pesquisa visa ao estudo e à discussão mais pormenorizados do meme com estudantes da rede pública estadual de Sergipe que estão saindo do Ensino Fundamental (nono ano e quarta etapa de EJAEF), bem como à descrição do modo como o referido gênero foi por eles analisado e discutido em avaliação de escrita e avaliação de escuta (oral). Os pressupostos teórico-metodológicos baseiam-se nos estudos de Kleiman (1989; 2005) sobre leitura, letramento e cidadania; de Leffa (1996), sobre a perspectiva mais cognitiva da leitura; e de Perrenoud (2000), sobre as novas tecnologias, dentre outros autores. Os resultados evidenciam que a inclusão de memes no ensino de língua é promissora, especialmente por promover identidade no grupo com questões além dos muros da escola.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação Profissional em LetrasUFSBrasilMemeLeituraLetramentoTecnologias da informaçãoReading and literacyInformation technologiesLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASO estudo de memes no ensino de línguainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdfapplication/pdf1356478https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6459/1/ANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdf8c3dc04b9c550509d568fdf42a1f6c4cMD51TEXTANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdf.txtANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain156507https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6459/2/ANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdf.txt2a3749f64ded033f5d95fabd58677a3fMD52THUMBNAILANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdf.jpgANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6459/3/ANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdf.jpgf535ed7ac0d9596907f20ceb0c4dc755MD53riufs/64592018-01-15 19:44:03.891oai:ufs.br:riufs/6459Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-01-15T22:44:03Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O estudo de memes no ensino de língua |
title |
O estudo de memes no ensino de língua |
spellingShingle |
O estudo de memes no ensino de língua Santos, Anselma Morais Meme Leitura Letramento Tecnologias da informação Reading and literacy Information technologies LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
O estudo de memes no ensino de língua |
title_full |
O estudo de memes no ensino de língua |
title_fullStr |
O estudo de memes no ensino de língua |
title_full_unstemmed |
O estudo de memes no ensino de língua |
title_sort |
O estudo de memes no ensino de língua |
author |
Santos, Anselma Morais |
author_facet |
Santos, Anselma Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Anselma Morais |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reis, Mariléia Silva dos |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7487101768229284 |
contributor_str_mv |
Reis, Mariléia Silva dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meme Leitura Letramento Tecnologias da informação |
topic |
Meme Leitura Letramento Tecnologias da informação Reading and literacy Information technologies LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading and literacy Information technologies |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
In this article we will discuss the genre meme as a proposal to a reflection about reading comprehension in its various modalities, attending to a pedagogical practice of language teaching more inclusive and more focused on literacy and citizenship of basic education students. We define meme as a genre that lies at the interface and dialogism with other more traditional comic material, such as cartoon, charge, and comic strips, but with a freer structure. It consists of verbal and nonverbal texts, very meaningful, usually dealing on social issues of a more polemic nature about everyday life, politics, sports and alike. The objective of the research aims to study and make a more detailed discussion about meme with students from public schools of Sergipe, which are coming out of elementary school (ninth grade and fourth EJAEF stage), as well as a description of how the said genre was analyzed and discussed by them. The theoretical and methodological assumptions are based on studies of Kleiman (1989; 2005) about reading, literacy and citizenship; of Leffa (1996) about a more cognitive perspective reading, and Perrenoud (2000), about new technologies, among other authors. The results highlight the inclusion of memes in language teaching is promising, especially to promote identity in the group with issues beyond the school walls. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-27T19:44:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-27T19:44:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Anselma Morais. O estudo de memes no ensino de língua. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, 2015 . |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6459 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Anselma Morais. O estudo de memes no ensino de língua. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, 2015 . |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação Profissional em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6459/1/ANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6459/2/ANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6459/3/ANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c3dc04b9c550509d568fdf42a1f6c4c 2a3749f64ded033f5d95fabd58677a3f f535ed7ac0d9596907f20ceb0c4dc755 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1793351096267177984 |