Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Sergipe
|
Programa de Pós-Graduação: |
Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5121 |
Resumo: | This research aimed to identify, through a didactic sequence, how the students of the third grade of High School learn about concepts related to the content Polymers. We used as a theoretical referential the Theory of Meaningful Learning of David P. Ausubel, as well as considerations on multiculturalism in the teaching of sciences and methodological pluralism in relation to the seven knowledges that are necessary for the education of the future. The research methodology is part of a qualitative approach, using elements of content analysis, based on experimental activities in the classroom . The students participating in the research comprised two groups: group 01, composed of students from a private school; and group 02, by students of a public school. The data collection made it possible to initially assess the students' previous knowledge about the content in question. After that, the activities in didactic sequence (SD) were developed and the students' discursive textual analysis was carried out, through the answers of the questions and a final test. From the analyzes, it was verified that SD contributed to an effective assimilation of the content Polymers and, therefore, to the process of student learning and training of more critical citizens. |
id |
UFS-2_d545546d9c946cdf4dd42ef9a2e64971 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/5121 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Graziane Gomes dosSouza, Divanízia do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/88771821774052742017-09-26T18:15:04Z2017-09-26T18:15:04Z2017-02-17SANTOS, Graziane Gomes dos. Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros. 2017. 88 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.https://ri.ufs.br/handle/riufs/5121This research aimed to identify, through a didactic sequence, how the students of the third grade of High School learn about concepts related to the content Polymers. We used as a theoretical referential the Theory of Meaningful Learning of David P. Ausubel, as well as considerations on multiculturalism in the teaching of sciences and methodological pluralism in relation to the seven knowledges that are necessary for the education of the future. The research methodology is part of a qualitative approach, using elements of content analysis, based on experimental activities in the classroom . The students participating in the research comprised two groups: group 01, composed of students from a private school; and group 02, by students of a public school. The data collection made it possible to initially assess the students' previous knowledge about the content in question. After that, the activities in didactic sequence (SD) were developed and the students' discursive textual analysis was carried out, through the answers of the questions and a final test. From the analyzes, it was verified that SD contributed to an effective assimilation of the content Polymers and, therefore, to the process of student learning and training of more critical citizens.Neste trabalho de pesquisa buscou-se identificar, por meio de uma sequência didática, como ocorre a aprendizagem dos alunos da terceira série do Ensino Médio sobre conceitos referentes ao conteúdo Polímeros. Utilizou-se como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem significativa de David P. Ausubel, além de considerações sobre o multiculturalismo no ensino de ciências e o pluralismo metodológico em relação aos sete saberes que são necessários para a educação do futuro. A metodologia de investigação se enquadra numa abordagem do tipo qualitativa, utilizando elementos da análise de conteúdo, fundamentada em atividades experimentais em sala de aula. A pesquisa foi realizada a partir da formação de dois grupos de alunos: no grupo 01, composto de alunos de uma escola da rede privada; e grupo 02, por alunos da rede pública de ensino. A coleta de dados possibilitou avaliar inicialmente os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo em questão. Em seguida, foram desenvolvidas as atividades da sequência didática (SD) e realizada a análise de conteúdo dos alunos, por meio das respostas das questões e do teste final. Das análises, pôde-se verificar que a SD contribuiu para uma assimilação efetiva do conteúdo Polímeros e, por conseguinte, para o processo de aprendizagem dos alunos e formação de cidadãos mais críticos.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFSBrasilQuímicaQuímica (ensino médio)Química (estudo e ensino)PolímerosAnálise de conteúdoSequência didática (SD)Aprendizagem significativaDidactic sequenceSignificant learningContent analysisPolymersCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímerosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALGRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdfapplication/pdf994136https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5121/1/GRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdf4a3a92a0d850611308715e3de3d6550cMD51TEXTGRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdf.txtGRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain154483https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5121/2/GRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdf.txtb3f4468785ba3c57e613cb24c7cf6b4cMD52THUMBNAILGRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdf.jpgGRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1261https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5121/3/GRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdf.jpg1db628fdf622cd8411a65eab165ce249MD53riufs/51212017-11-28 17:08:47.037oai:ufs.br:riufs/5121Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-28T20:08:47Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros |
title |
Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros |
spellingShingle |
Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros Santos, Graziane Gomes dos Química Química (ensino médio) Química (estudo e ensino) Polímeros Análise de conteúdo Sequência didática (SD) Aprendizagem significativa Didactic sequence Significant learning Content analysis Polymers CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros |
title_full |
Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros |
title_fullStr |
Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros |
title_sort |
Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros |
author |
Santos, Graziane Gomes dos |
author_facet |
Santos, Graziane Gomes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Graziane Gomes dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Divanízia do Nascimento |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8877182177405274 |
contributor_str_mv |
Souza, Divanízia do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química Química (ensino médio) Química (estudo e ensino) Polímeros Análise de conteúdo Sequência didática (SD) Aprendizagem significativa |
topic |
Química Química (ensino médio) Química (estudo e ensino) Polímeros Análise de conteúdo Sequência didática (SD) Aprendizagem significativa Didactic sequence Significant learning Content analysis Polymers CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Didactic sequence Significant learning Content analysis Polymers |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research aimed to identify, through a didactic sequence, how the students of the third grade of High School learn about concepts related to the content Polymers. We used as a theoretical referential the Theory of Meaningful Learning of David P. Ausubel, as well as considerations on multiculturalism in the teaching of sciences and methodological pluralism in relation to the seven knowledges that are necessary for the education of the future. The research methodology is part of a qualitative approach, using elements of content analysis, based on experimental activities in the classroom . The students participating in the research comprised two groups: group 01, composed of students from a private school; and group 02, by students of a public school. The data collection made it possible to initially assess the students' previous knowledge about the content in question. After that, the activities in didactic sequence (SD) were developed and the students' discursive textual analysis was carried out, through the answers of the questions and a final test. From the analyzes, it was verified that SD contributed to an effective assimilation of the content Polymers and, therefore, to the process of student learning and training of more critical citizens. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-26T18:15:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-26T18:15:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Graziane Gomes dos. Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros. 2017. 88 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/5121 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Graziane Gomes dos. Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros. 2017. 88 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017. |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/5121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5121/1/GRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5121/2/GRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5121/3/GRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4a3a92a0d850611308715e3de3d6550c b3f4468785ba3c57e613cb24c7cf6b4c 1db628fdf622cd8411a65eab165ce249 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1793351122766790656 |