Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Santos, Graziane Gomes dos lattes
Orientador(a): Souza, Divanízia do Nascimento
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5121
Resumo: This research aimed to identify, through a didactic sequence, how the students of the third grade of High School learn about concepts related to the content Polymers. We used as a theoretical referential the Theory of Meaningful Learning of David P. Ausubel, as well as considerations on multiculturalism in the teaching of sciences and methodological pluralism in relation to the seven knowledges that are necessary for the education of the future. The research methodology is part of a qualitative approach, using elements of content analysis, based on experimental activities in the classroom . The students participating in the research comprised two groups: group 01, composed of students from a private school; and group 02, by students of a public school. The data collection made it possible to initially assess the students' previous knowledge about the content in question. After that, the activities in didactic sequence (SD) were developed and the students' discursive textual analysis was carried out, through the answers of the questions and a final test. From the analyzes, it was verified that SD contributed to an effective assimilation of the content Polymers and, therefore, to the process of student learning and training of more critical citizens.
id UFS-2_d545546d9c946cdf4dd42ef9a2e64971
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/5121
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Santos, Graziane Gomes dosSouza, Divanízia do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/88771821774052742017-09-26T18:15:04Z2017-09-26T18:15:04Z2017-02-17SANTOS, Graziane Gomes dos. Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros. 2017. 88 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.https://ri.ufs.br/handle/riufs/5121This research aimed to identify, through a didactic sequence, how the students of the third grade of High School learn about concepts related to the content Polymers. We used as a theoretical referential the Theory of Meaningful Learning of David P. Ausubel, as well as considerations on multiculturalism in the teaching of sciences and methodological pluralism in relation to the seven knowledges that are necessary for the education of the future. The research methodology is part of a qualitative approach, using elements of content analysis, based on experimental activities in the classroom . The students participating in the research comprised two groups: group 01, composed of students from a private school; and group 02, by students of a public school. The data collection made it possible to initially assess the students' previous knowledge about the content in question. After that, the activities in didactic sequence (SD) were developed and the students' discursive textual analysis was carried out, through the answers of the questions and a final test. From the analyzes, it was verified that SD contributed to an effective assimilation of the content Polymers and, therefore, to the process of student learning and training of more critical citizens.Neste trabalho de pesquisa buscou-se identificar, por meio de uma sequência didática, como ocorre a aprendizagem dos alunos da terceira série do Ensino Médio sobre conceitos referentes ao conteúdo Polímeros. Utilizou-se como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem significativa de David P. Ausubel, além de considerações sobre o multiculturalismo no ensino de ciências e o pluralismo metodológico em relação aos sete saberes que são necessários para a educação do futuro. A metodologia de investigação se enquadra numa abordagem do tipo qualitativa, utilizando elementos da análise de conteúdo, fundamentada em atividades experimentais em sala de aula. A pesquisa foi realizada a partir da formação de dois grupos de alunos: no grupo 01, composto de alunos de uma escola da rede privada; e grupo 02, por alunos da rede pública de ensino. A coleta de dados possibilitou avaliar inicialmente os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo em questão. Em seguida, foram desenvolvidas as atividades da sequência didática (SD) e realizada a análise de conteúdo dos alunos, por meio das respostas das questões e do teste final. Das análises, pôde-se verificar que a SD contribuiu para uma assimilação efetiva do conteúdo Polímeros e, por conseguinte, para o processo de aprendizagem dos alunos e formação de cidadãos mais críticos.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFSBrasilQuímicaQuímica (ensino médio)Química (estudo e ensino)PolímerosAnálise de conteúdoSequência didática (SD)Aprendizagem significativaDidactic sequenceSignificant learningContent analysisPolymersCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímerosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALGRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdfapplication/pdf994136https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5121/1/GRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdf4a3a92a0d850611308715e3de3d6550cMD51TEXTGRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdf.txtGRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain154483https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5121/2/GRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdf.txtb3f4468785ba3c57e613cb24c7cf6b4cMD52THUMBNAILGRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdf.jpgGRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1261https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5121/3/GRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdf.jpg1db628fdf622cd8411a65eab165ce249MD53riufs/51212017-11-28 17:08:47.037oai:ufs.br:riufs/5121Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-28T20:08:47Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros
title Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros
spellingShingle Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros
Santos, Graziane Gomes dos
Química
Química (ensino médio)
Química (estudo e ensino)
Polímeros
Análise de conteúdo
Sequência didática (SD)
Aprendizagem significativa
Didactic sequence
Significant learning
Content analysis
Polymers
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros
title_full Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros
title_fullStr Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros
title_full_unstemmed Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros
title_sort Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros
author Santos, Graziane Gomes dos
author_facet Santos, Graziane Gomes dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Graziane Gomes dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Divanízia do Nascimento
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8877182177405274
contributor_str_mv Souza, Divanízia do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Química
Química (ensino médio)
Química (estudo e ensino)
Polímeros
Análise de conteúdo
Sequência didática (SD)
Aprendizagem significativa
topic Química
Química (ensino médio)
Química (estudo e ensino)
Polímeros
Análise de conteúdo
Sequência didática (SD)
Aprendizagem significativa
Didactic sequence
Significant learning
Content analysis
Polymers
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactic sequence
Significant learning
Content analysis
Polymers
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research aimed to identify, through a didactic sequence, how the students of the third grade of High School learn about concepts related to the content Polymers. We used as a theoretical referential the Theory of Meaningful Learning of David P. Ausubel, as well as considerations on multiculturalism in the teaching of sciences and methodological pluralism in relation to the seven knowledges that are necessary for the education of the future. The research methodology is part of a qualitative approach, using elements of content analysis, based on experimental activities in the classroom . The students participating in the research comprised two groups: group 01, composed of students from a private school; and group 02, by students of a public school. The data collection made it possible to initially assess the students' previous knowledge about the content in question. After that, the activities in didactic sequence (SD) were developed and the students' discursive textual analysis was carried out, through the answers of the questions and a final test. From the analyzes, it was verified that SD contributed to an effective assimilation of the content Polymers and, therefore, to the process of student learning and training of more critical citizens.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Graziane Gomes dos. Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros. 2017. 88 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/5121
identifier_str_mv SANTOS, Graziane Gomes dos. Aprendizagem significativa no ensino de química : experimentação e problematização na abordagem do conteúdo Polímeros. 2017. 88 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/5121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5121/1/GRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5121/2/GRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5121/3/GRAZIANE_GOMES_SANTOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a3a92a0d850611308715e3de3d6550c
b3f4468785ba3c57e613cb24c7cf6b4c
1db628fdf622cd8411a65eab165ce249
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351122766790656