As leituras pedagógicas de Sílvio Romero

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Souza, Cristiane Vitório de lattes
Orientador(a): Nascimento, Jorge Carvalho do lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4629
Resumo: This work has as general objective to analyze the pedagogic readings undertaken by Sílvio Romero. The specific objectives are: to analyze the competences and practices of reading of the intellectual, to trace a profile of Sílvio Romero's Pedagogic Library and to understand as he appropriated of Herbert Spencer, Edmond Demolins, Paul Rousiers, Henri de Tourville and Vacher de Lapouge's readings. It uses as sources: its Library, especially, the Pedagogic Library, the works that wrote, the letters sent to the friends, the epoch literature and the literature about the epoch. Inspired by the New Cultural History it uses the indiciary method of Carlo Ginzburg, the document/ monument notion of Jacques Le Goff, the appropriation, reading competences, reading practices, oral reading, silent reading, materiality and representation notions of Roger Chartier, intellectual field, social capital and cultural capital concepts of Pierre Bourdieu. It concludes that the competences that he acquired as in the formal education as in the informal he became a critical reader of the national and foreign letters and he appropriated of that books in an active way, appropriating of the representations that allowed to think it the Brazilian education and rejecting the others.
id UFS-2_f24d09e0d8d75206b0bd59576d75aa07
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/4629
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Souza, Cristiane Vitório dehttp://lattes.cnpq.br/1545911375120314Nascimento, Jorge Carvalho dohttp://lattes.cnpq.br/28294179967885072017-09-26T17:47:48Z2017-09-26T17:47:48Z2006-09-28SOUZA, Cristiane Vitório de. As leituras pedagógicas de Sílvio Romero. 2006. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2006.https://ri.ufs.br/handle/riufs/4629This work has as general objective to analyze the pedagogic readings undertaken by Sílvio Romero. The specific objectives are: to analyze the competences and practices of reading of the intellectual, to trace a profile of Sílvio Romero's Pedagogic Library and to understand as he appropriated of Herbert Spencer, Edmond Demolins, Paul Rousiers, Henri de Tourville and Vacher de Lapouge's readings. It uses as sources: its Library, especially, the Pedagogic Library, the works that wrote, the letters sent to the friends, the epoch literature and the literature about the epoch. Inspired by the New Cultural History it uses the indiciary method of Carlo Ginzburg, the document/ monument notion of Jacques Le Goff, the appropriation, reading competences, reading practices, oral reading, silent reading, materiality and representation notions of Roger Chartier, intellectual field, social capital and cultural capital concepts of Pierre Bourdieu. It concludes that the competences that he acquired as in the formal education as in the informal he became a critical reader of the national and foreign letters and he appropriated of that books in an active way, appropriating of the representations that allowed to think it the Brazilian education and rejecting the others.Este trabalho tem como objetivo geral analisar as leituras pedagógicas empreendidas por Sílvio Romero. Esse objetivo geral desdobra-se em três objetivos específicos: analisar as competências e práticas de leitura do intelectual sergipano, traçar um perfil da Biblioteca Pedagógica e compreender como se apropriou das leituras de Herbert Spencer, Edmond Demolins, Paul Rousiers, Henri de Tourville e Vacher de Lapouge. Utiliza como fontes: a sua Biblioteca, especialmente, a Biblioteca Pedagógica, as obras que escreveu, as cartas enviadas aos amigos, a literatura de época e a literatura sobre a época. Inspirado na Nova História Cultural utiliza o método indiciário, de Carlo Ginzburg, a noção de documento/ monumento, de Jacques Le Goff, as noções de apropriação, competências e práticas de leitura, leitura silenciosa e oralizada, leitura extensiva e intensiva, materialidade e representação de Roger Chartier, os conceitos de campo intelectual, capital social e capital cultural de Pierre Bourdieu. Conclui que a partir das competências que adquiriu tanto na educação formal quanto na informal tornou-se um leitor crítico das letras nacionais e estrangeiras e apropriouse dos livros analisados de modo ativo, apropriando-se das representações que lhe permitiam pensar a educação brasileira e rejeitando as demais.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em EducaçãoUFSBRHistória da EducaçãoHistória da LeituraSílvio RomeroHistory of EducationHistory of ReadingSílvio RomeroCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs leituras pedagógicas de Sílvio Romeroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALCRISTIANE_VITORIO_SOUZA.pdfapplication/pdf6926792https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4629/1/CRISTIANE_VITORIO_SOUZA.pdf91d96ed860d94809085a654a414da5b1MD51TEXTCRISTIANE_VITORIO_SOUZA.pdf.txtCRISTIANE_VITORIO_SOUZA.pdf.txtExtracted texttext/plain504183https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4629/2/CRISTIANE_VITORIO_SOUZA.pdf.txt161e79303bfc188b4854f4c513a5a489MD52THUMBNAILCRISTIANE_VITORIO_SOUZA.pdf.jpgCRISTIANE_VITORIO_SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4629/3/CRISTIANE_VITORIO_SOUZA.pdf.jpg76e78a19a4d14dee36f2f1f147cdc505MD53riufs/46292017-11-24 19:46:50.534oai:ufs.br:riufs/4629Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T22:46:50Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv As leituras pedagógicas de Sílvio Romero
title As leituras pedagógicas de Sílvio Romero
spellingShingle As leituras pedagógicas de Sílvio Romero
Souza, Cristiane Vitório de
História da Educação
História da Leitura
Sílvio Romero
History of Education
History of Reading
Sílvio Romero
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short As leituras pedagógicas de Sílvio Romero
title_full As leituras pedagógicas de Sílvio Romero
title_fullStr As leituras pedagógicas de Sílvio Romero
title_full_unstemmed As leituras pedagógicas de Sílvio Romero
title_sort As leituras pedagógicas de Sílvio Romero
author Souza, Cristiane Vitório de
author_facet Souza, Cristiane Vitório de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Cristiane Vitório de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1545911375120314
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Jorge Carvalho do
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2829417996788507
contributor_str_mv Nascimento, Jorge Carvalho do
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
História da Leitura
Sílvio Romero
topic História da Educação
História da Leitura
Sílvio Romero
History of Education
History of Reading
Sílvio Romero
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv History of Education
History of Reading
Sílvio Romero
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work has as general objective to analyze the pedagogic readings undertaken by Sílvio Romero. The specific objectives are: to analyze the competences and practices of reading of the intellectual, to trace a profile of Sílvio Romero's Pedagogic Library and to understand as he appropriated of Herbert Spencer, Edmond Demolins, Paul Rousiers, Henri de Tourville and Vacher de Lapouge's readings. It uses as sources: its Library, especially, the Pedagogic Library, the works that wrote, the letters sent to the friends, the epoch literature and the literature about the epoch. Inspired by the New Cultural History it uses the indiciary method of Carlo Ginzburg, the document/ monument notion of Jacques Le Goff, the appropriation, reading competences, reading practices, oral reading, silent reading, materiality and representation notions of Roger Chartier, intellectual field, social capital and cultural capital concepts of Pierre Bourdieu. It concludes that the competences that he acquired as in the formal education as in the informal he became a critical reader of the national and foreign letters and he appropriated of that books in an active way, appropriating of the representations that allowed to think it the Brazilian education and rejecting the others.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-09-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T17:47:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T17:47:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Cristiane Vitório de. As leituras pedagógicas de Sílvio Romero. 2006. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/4629
identifier_str_mv SOUZA, Cristiane Vitório de. As leituras pedagógicas de Sílvio Romero. 2006. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2006.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/4629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4629/1/CRISTIANE_VITORIO_SOUZA.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4629/2/CRISTIANE_VITORIO_SOUZA.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4629/3/CRISTIANE_VITORIO_SOUZA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 91d96ed860d94809085a654a414da5b1
161e79303bfc188b4854f4c513a5a489
76e78a19a4d14dee36f2f1f147cdc505
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351066865106944