O discurso pedagógico segundo a teoria de Basil Bernstein : o contexto de sala de aula no ensino de química

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Silva, Gisleine Souza da lattes
Orientador(a): Silva Filho, Juvenal Carolino lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5136
Resumo: Neste trabalho são descritas as relações sociológicas envolvidas no âmbito escolar de professores de Química do Ensino Médio de duas escolas da cidade de Itabaiana-SE. Para discutir as relações envolvidas na comunidade escolar foi utilizado um recorte da Teoria de Basil Bernstein, em específico o Modelo do Discurso Pedagógico centrado no contexto escola/sala de aula, proposto pelo Grupo de Estudos Sociológicos da Sala de Aula (ESSA). Os sujeitos da pesquisa foram: direção, coordenação, alunos (1º e 3º Ano do Ensino Médio), pais ou responsável e professores de química. A pesquisa foi desenvolvida a partir do uso de uma metodologia mista. Os resultados mostraram que as relações entre os sujeitos professor-escola não são tão efetivas isto porque são enfatizadas apenas as interações principalmente em momentos de reuniões. A relação entre professor-pais de alunos é praticamente inexistente e a relação professor-aluno ocorre de maneira mais efetiva, porém contém imperfeições que devem ser corrigidas, segundo o modelo adotado como referencial. Em comparação ao modelo teórico para prática pedagógica do professor, proposto pelo grupo ESSA, os dois professores pesquisados apresentam similaridades em suas práticas pedagógicas, em relação ao modelo adotado. A maior discrepância nas práticas dos dois professores é em relação à classificação do espaço entre os professores e alunos, para o professor 1 há uma nítida separação do espaço, diferentemente do professor 2 que apresentou classificação fraca. Para uma prática pedagógica favorável ao desenvolvimento escolar deve-se buscar o estreitamento das relações entre todos os sujeitos envolvidos, na busca por classificação e enquadramento próximo ao modelo de uma prática pedagógica mista que seja favorável ao sucesso do aluno na escola.
id UFS-2_f87137d6c5709730b9c4965f49af9030
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/5136
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Silva, Gisleine Souza dahttp://lattes.cnpq.br/1223323473808888Silva Filho, Juvenal Carolinohttp://lattes.cnpq.br/37244020106252752017-09-26T18:15:10Z2017-09-26T18:15:10Z2014-02-28https://ri.ufs.br/handle/riufs/5136application/pdfporBasil BernsteinQuímicaEnsino de químicaSociologia educacionalProfessores e alunosEnsinoPrática de ensinoRelações na escolaDiscurso pedagógicoTeoria de Basil BernsteinChemistryChemistryEducational sociologyStudent teachingTeacher-student relationshipsTeachingCNPQ::OUTROS::CIENCIASO discurso pedagógico segundo a teoria de Basil Bernstein : o contexto de sala de aula no ensino de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNeste trabalho são descritas as relações sociológicas envolvidas no âmbito escolar de professores de Química do Ensino Médio de duas escolas da cidade de Itabaiana-SE. Para discutir as relações envolvidas na comunidade escolar foi utilizado um recorte da Teoria de Basil Bernstein, em específico o Modelo do Discurso Pedagógico centrado no contexto escola/sala de aula, proposto pelo Grupo de Estudos Sociológicos da Sala de Aula (ESSA). Os sujeitos da pesquisa foram: direção, coordenação, alunos (1º e 3º Ano do Ensino Médio), pais ou responsável e professores de química. A pesquisa foi desenvolvida a partir do uso de uma metodologia mista. Os resultados mostraram que as relações entre os sujeitos professor-escola não são tão efetivas isto porque são enfatizadas apenas as interações principalmente em momentos de reuniões. A relação entre professor-pais de alunos é praticamente inexistente e a relação professor-aluno ocorre de maneira mais efetiva, porém contém imperfeições que devem ser corrigidas, segundo o modelo adotado como referencial. Em comparação ao modelo teórico para prática pedagógica do professor, proposto pelo grupo ESSA, os dois professores pesquisados apresentam similaridades em suas práticas pedagógicas, em relação ao modelo adotado. A maior discrepância nas práticas dos dois professores é em relação à classificação do espaço entre os professores e alunos, para o professor 1 há uma nítida separação do espaço, diferentemente do professor 2 que apresentou classificação fraca. Para uma prática pedagógica favorável ao desenvolvimento escolar deve-se buscar o estreitamento das relações entre todos os sujeitos envolvidos, na busca por classificação e enquadramento próximo ao modelo de uma prática pedagógica mista que seja favorável ao sucesso do aluno na escola.Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALGISLEINE_SOUZA_SILVA.pdfapplication/pdf1905754https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5136/1/GISLEINE_SOUZA_SILVA.pdf7a40a536a6d2e8030ccadd4d5287d7a7MD51TEXTGISLEINE_SOUZA_SILVA.pdf.txtGISLEINE_SOUZA_SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain263004https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5136/2/GISLEINE_SOUZA_SILVA.pdf.txt8cee7cacf464fc231c5c8242f4c18ef9MD52THUMBNAILGISLEINE_SOUZA_SILVA.pdf.jpgGISLEINE_SOUZA_SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1255https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5136/3/GISLEINE_SOUZA_SILVA.pdf.jpg444d1bec563f440eaed3fe22f1b18a47MD53riufs/51362017-11-28 17:12:10.075oai:ufs.br:riufs/5136Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-28T20:12:10Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv O discurso pedagógico segundo a teoria de Basil Bernstein : o contexto de sala de aula no ensino de química
title O discurso pedagógico segundo a teoria de Basil Bernstein : o contexto de sala de aula no ensino de química
spellingShingle O discurso pedagógico segundo a teoria de Basil Bernstein : o contexto de sala de aula no ensino de química
Silva, Gisleine Souza da
Basil Bernstein
Química
Ensino de química
Sociologia educacional
Professores e alunos
Ensino
Prática de ensino
Relações na escola
Discurso pedagógico
Teoria de Basil Bernstein
Chemistry
Chemistry
Educational sociology
Student teaching
Teacher-student relationships
Teaching
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
title_short O discurso pedagógico segundo a teoria de Basil Bernstein : o contexto de sala de aula no ensino de química
title_full O discurso pedagógico segundo a teoria de Basil Bernstein : o contexto de sala de aula no ensino de química
title_fullStr O discurso pedagógico segundo a teoria de Basil Bernstein : o contexto de sala de aula no ensino de química
title_full_unstemmed O discurso pedagógico segundo a teoria de Basil Bernstein : o contexto de sala de aula no ensino de química
title_sort O discurso pedagógico segundo a teoria de Basil Bernstein : o contexto de sala de aula no ensino de química
author Silva, Gisleine Souza da
author_facet Silva, Gisleine Souza da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gisleine Souza da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1223323473808888
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva Filho, Juvenal Carolino
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3724402010625275
contributor_str_mv Silva Filho, Juvenal Carolino
dc.subject.por.fl_str_mv Basil Bernstein
Química
Ensino de química
Sociologia educacional
Professores e alunos
Ensino
Prática de ensino
Relações na escola
Discurso pedagógico
Teoria de Basil Bernstein
topic Basil Bernstein
Química
Ensino de química
Sociologia educacional
Professores e alunos
Ensino
Prática de ensino
Relações na escola
Discurso pedagógico
Teoria de Basil Bernstein
Chemistry
Chemistry
Educational sociology
Student teaching
Teacher-student relationships
Teaching
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Chemistry
Chemistry
Educational sociology
Student teaching
Teacher-student relationships
Teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
description Neste trabalho são descritas as relações sociológicas envolvidas no âmbito escolar de professores de Química do Ensino Médio de duas escolas da cidade de Itabaiana-SE. Para discutir as relações envolvidas na comunidade escolar foi utilizado um recorte da Teoria de Basil Bernstein, em específico o Modelo do Discurso Pedagógico centrado no contexto escola/sala de aula, proposto pelo Grupo de Estudos Sociológicos da Sala de Aula (ESSA). Os sujeitos da pesquisa foram: direção, coordenação, alunos (1º e 3º Ano do Ensino Médio), pais ou responsável e professores de química. A pesquisa foi desenvolvida a partir do uso de uma metodologia mista. Os resultados mostraram que as relações entre os sujeitos professor-escola não são tão efetivas isto porque são enfatizadas apenas as interações principalmente em momentos de reuniões. A relação entre professor-pais de alunos é praticamente inexistente e a relação professor-aluno ocorre de maneira mais efetiva, porém contém imperfeições que devem ser corrigidas, segundo o modelo adotado como referencial. Em comparação ao modelo teórico para prática pedagógica do professor, proposto pelo grupo ESSA, os dois professores pesquisados apresentam similaridades em suas práticas pedagógicas, em relação ao modelo adotado. A maior discrepância nas práticas dos dois professores é em relação à classificação do espaço entre os professores e alunos, para o professor 1 há uma nítida separação do espaço, diferentemente do professor 2 que apresentou classificação fraca. Para uma prática pedagógica favorável ao desenvolvimento escolar deve-se buscar o estreitamento das relações entre todos os sujeitos envolvidos, na busca por classificação e enquadramento próximo ao modelo de uma prática pedagógica mista que seja favorável ao sucesso do aluno na escola.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/5136
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/5136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5136/1/GISLEINE_SOUZA_SILVA.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5136/2/GISLEINE_SOUZA_SILVA.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5136/3/GISLEINE_SOUZA_SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a40a536a6d2e8030ccadd4d5287d7a7
8cee7cacf464fc231c5c8242f4c18ef9
444d1bec563f440eaed3fe22f1b18a47
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1793351122309611520