O discurso pedagógico segundo a teoria de Basil Bernstein : o contexto de sala de aula no ensino de química
Ano de defesa: | 2014 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Programa de Pós-Graduação: |
Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
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País: |
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Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5136 |
Resumo: | Neste trabalho são descritas as relações sociológicas envolvidas no âmbito escolar de professores de Química do Ensino Médio de duas escolas da cidade de Itabaiana-SE. Para discutir as relações envolvidas na comunidade escolar foi utilizado um recorte da Teoria de Basil Bernstein, em específico o Modelo do Discurso Pedagógico centrado no contexto escola/sala de aula, proposto pelo Grupo de Estudos Sociológicos da Sala de Aula (ESSA). Os sujeitos da pesquisa foram: direção, coordenação, alunos (1º e 3º Ano do Ensino Médio), pais ou responsável e professores de química. A pesquisa foi desenvolvida a partir do uso de uma metodologia mista. Os resultados mostraram que as relações entre os sujeitos professor-escola não são tão efetivas isto porque são enfatizadas apenas as interações principalmente em momentos de reuniões. A relação entre professor-pais de alunos é praticamente inexistente e a relação professor-aluno ocorre de maneira mais efetiva, porém contém imperfeições que devem ser corrigidas, segundo o modelo adotado como referencial. Em comparação ao modelo teórico para prática pedagógica do professor, proposto pelo grupo ESSA, os dois professores pesquisados apresentam similaridades em suas práticas pedagógicas, em relação ao modelo adotado. A maior discrepância nas práticas dos dois professores é em relação à classificação do espaço entre os professores e alunos, para o professor 1 há uma nítida separação do espaço, diferentemente do professor 2 que apresentou classificação fraca. Para uma prática pedagógica favorável ao desenvolvimento escolar deve-se buscar o estreitamento das relações entre todos os sujeitos envolvidos, na busca por classificação e enquadramento próximo ao modelo de uma prática pedagógica mista que seja favorável ao sucesso do aluno na escola. |
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