A (im)possibilidade do mapa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Dal Pont, Karina Rousseng
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189033
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
id UFSC_085cf7d33361065901df6abb8fd27cf4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189033
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling A (im)possibilidade do mapaEducaçãoGeografiaCartografiaArte modernaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.A (im)possibilidade do mapa combate os modos predominantes como a cartografia é ensinada. Seja pela reprodução como imagem estática dos fenômenos espaciais, ou como discurso que fixa a leitura do mundo, a cartografia escolar é considerada um problema nesta pesquisa. Porém, mais do que definir outro meio didatizante de ensinar cartografia, esta tese escolhe pela criação de resistências na educação geográfica ao se aproximar da arte contemporânea. O que pode a arte contemporânea diante do que parece não se mover com a cartografia escolar? Um conjunto de obras e artistas foi escolhido por apresentar o mapa e os objetos da educação geográfica provocando outros sentidos que movem silenciamentos e invisibilidades na educação cartográfica. O estudo das obras pelo processo de criação dos artistas e das imagens de suas obras é incorporado a esta pesquisa assim como a proposição de práticas pedagógicas na Educação Básica, e no Ensino Superior. Aciono, pela invenção e abertura ao sensível, outras estéticas cartográficas a partir da imersão em oficinas de bordado, colagem e gravuras. Exercito o pensamento, através da potência dessas ferramentas artísticas, com a educação geográfica, como parte de um processo formativo emaranhado pela arte e pela educação. Nesse processo, afirmo o desejo de operar com as imagens cartográficas como expressão e sensação ao traçar, sobre a cartografia escolar, possibilidades de exercitar a imaginação e outros modos de ler o mundo. Algo ainda indefinido, provisório, não localizável nos manuais de metodologias de ensino, que ainda possa estar de passagem.Abstract : The (im) possibility of the map fights the predominant modes as cartography is taught. Whether by reproduction as a static image of spatial phenomena, or as a discourse that sets the world reading, school cartography is considered a problem in this research. But rather than defining another method of teaching cartography, this thesis chooses to create resistance in geographic education by approaching contemporary art. What can contemporary art in front of what seems to not move with school cartography? A set of works and artists was chosen for presenting the map and the objects of the geographic education provoking other senses that move silences and invisibilities in the cartographic education. The study of works by the process of creation of artists and the images of their works is incorporated into this research as well as the proposition of pedagogical practices in Basic Education and Higher Education. I activate, by the invention and opening to the sensitive, other cartographic aesthetics from the immersion in workshops of embroidery, collage and engravings. I exercise the thought, through the power of these artistic tools, with geographic education, as part of a formative process entangled by art and education. In this process, I affirm the desire to operate with the cartographic images as an expression and sensation when tracing, on school cartography, possibilities of exercising the imagination and other ways of reading the world. Something still undefined, provisional, not found in the manuals of teaching methodologies, which may still be in transit.Guimarães, Leandro BelinasoUniversidade Federal de Santa CatarinaDal Pont, Karina Rousseng2018-08-14T04:05:07Z2018-08-14T04:05:07Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis208 p.| il.application/pdf354219https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189033porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-14T04:05:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189033Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-14T04:05:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A (im)possibilidade do mapa
title A (im)possibilidade do mapa
spellingShingle A (im)possibilidade do mapa
Dal Pont, Karina Rousseng
Educação
Geografia
Cartografia
Arte moderna
title_short A (im)possibilidade do mapa
title_full A (im)possibilidade do mapa
title_fullStr A (im)possibilidade do mapa
title_full_unstemmed A (im)possibilidade do mapa
title_sort A (im)possibilidade do mapa
author Dal Pont, Karina Rousseng
author_facet Dal Pont, Karina Rousseng
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Leandro Belinaso
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Pont, Karina Rousseng
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Geografia
Cartografia
Arte moderna
topic Educação
Geografia
Cartografia
Arte moderna
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-14T04:05:07Z
2018-08-14T04:05:07Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 354219
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189033
identifier_str_mv 354219
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 208 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187802156105728