Professores e gestão escolar no contexto da reforma do ensino médio: gerenciamento estatal da educação e precarização do trabalho docente em Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Rocha, Luciano Daudt da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89454
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
id UFSC_0b222c52574483e5d8a1ff5d47346751
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89454
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Professores e gestão escolar no contexto da reforma do ensino médio: gerenciamento estatal da educação e precarização do trabalho docente em Santa CatarinaEducaçãoEnsino de segundo grauReforma do ensinoSanta CatarinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoEste trabalho trata das repercussões da reforma do ensino médio numa escola pública de Santa Catarina. Apresenta uma análise dos documentos norteadores publicados pelo Ministério da Educação. Tais documentos ministeriais recomendam mudanças curriculares e no trabalho dos professores, indicando a necessidade de atualização da educação em relação às demandas do mundo globalizado no setor produtivo e no âmbito cultural. Assim, aparecem nos documentos nacionais uma estreita ligação entre o ensino médio, o mundo do trabalho, e novos valores de cidadania. Como conseqüência da expansão apenas quantitativa do ensino fundamental, o ensino médio aparece reconfigurado, talvez popularizado pois uma nova clientela antes dele excluída a ele teve acesso. Por sua vez, estas recomendações não foram gestadas em âmbito nacional. Assim, a análise dos documentos dos Organismos Internacionais indicam que a preterida ligação entre ensino médio e o mundo do trabalho, as mudanças substantivas no financiamento e na gestão dos sistemas públicos, a reconfiguração do trabalho docente e a necessidade de avaliação e controle dos resultados do ensino são um imperativo para toda a região da América Latina e Caribe. O estudo de caso realizado para analisar a implementação destas políticas constatou a existência de profundas mudanças no cotidiano das escolas básicas públicas, principalmente no que diz respeito à precarização do trabalho docente # péssimas condições de trabalho, intensificação da jornada e péssima remuneração # e à promoção de uma nova cultura gerencial, marcada pela diminuição dos recursos estatais e onde, à despeito do discurso da autonomia, grande parte da gestão da escola é realizada pelo Estado. This work deals with the repercussions of the high school education reform in a public school of Santa Catarina. It presents an analysis of settling documents published by the Ministry of Education. Such bureau documents recommend curricular changes and in the work of teachers, indicating the necessity of modernize the education in relation to the demands of the world globalization in the productive sector and the cultural scope. Thus, they appear in the national documents a narrow linking between high school education, the world of the work, and new values of citizenship. As consequence of the quantitative expansion, just quantitative expansion, of elementary school education, high school appears reconfigured, perhaps popularized therefore a new client, before it excluded, has access to it nowadays. In turn, these recommendations had not been practiced in national scope. Thus, the analysis of International Organisms documents indicates that the neglected linking between high school education and the world of work, substantive changes in the financing and the management of public systems, reconfiguration of teaching work and the necessity of evaluation and control of education results are an imperative for all the region of underdeveloped America. The study of case carried through to analyze the implementation of these politics evidenced the existence of deep changes in the daily routine of public basic schools, mainly in respect to the awful conditions of the teaching work - bad conditions of work, intensification of daily work and terrible remuneration - and to the promotion of a new managerial culture, marked by the reduction of the State resources and where, to the spite of the speech of the autonomy, great part of the school management is carried out by the State.Florianópolis, SCShiroma, Eneida OtoUniversidade Federal de Santa CatarinaRocha, Luciano Daudt da2012-10-22T21:14:52Z2012-10-22T21:14:52Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf233437http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89454porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T17:27:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89454Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T17:27:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores e gestão escolar no contexto da reforma do ensino médio: gerenciamento estatal da educação e precarização do trabalho docente em Santa Catarina
title Professores e gestão escolar no contexto da reforma do ensino médio: gerenciamento estatal da educação e precarização do trabalho docente em Santa Catarina
spellingShingle Professores e gestão escolar no contexto da reforma do ensino médio: gerenciamento estatal da educação e precarização do trabalho docente em Santa Catarina
Rocha, Luciano Daudt da
Educação
Ensino de segundo grau
Reforma do ensino
Santa Catarina
title_short Professores e gestão escolar no contexto da reforma do ensino médio: gerenciamento estatal da educação e precarização do trabalho docente em Santa Catarina
title_full Professores e gestão escolar no contexto da reforma do ensino médio: gerenciamento estatal da educação e precarização do trabalho docente em Santa Catarina
title_fullStr Professores e gestão escolar no contexto da reforma do ensino médio: gerenciamento estatal da educação e precarização do trabalho docente em Santa Catarina
title_full_unstemmed Professores e gestão escolar no contexto da reforma do ensino médio: gerenciamento estatal da educação e precarização do trabalho docente em Santa Catarina
title_sort Professores e gestão escolar no contexto da reforma do ensino médio: gerenciamento estatal da educação e precarização do trabalho docente em Santa Catarina
author Rocha, Luciano Daudt da
author_facet Rocha, Luciano Daudt da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Shiroma, Eneida Oto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Luciano Daudt da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino de segundo grau
Reforma do ensino
Santa Catarina
topic Educação
Ensino de segundo grau
Reforma do ensino
Santa Catarina
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T21:14:52Z
2012-10-22T21:14:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 233437
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89454
identifier_str_mv 233437
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187729910267904