A contribuição do design para a gestão de estratégias corporativas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Silva Júnior, José Elias da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135147
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2015.
id UFSC_0ddbaa817a35fa759e284cec3b27da05
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135147
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling A contribuição do design para a gestão de estratégias corporativasDesenho gráficoGestão de designDesenvolvimento organizacionalPlanejamento estrategicoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2015.O estudo sobre o Design aplicado às estratégias corporativas com foco no público interno constitui o cerne da presente pesquisa. A contribuição desta área de conhecimento à Gestão é discutida a partir de uma seleção de perspectivas pelas quais a mesma pode ser examinada. A partir disto, foi possível discutir sobre o papel do Design na aproximação entre empresa e seu público interno, a fim de aumentar a produtividade deste público e, consequentemente, a lucratividade da organização. Quanto aos níveis de atuação: Design Estratégico, Tático e Operacional, habilitações: Gráfico, de Ambientes ou mesmo pela denominação Design Thinking, foi possível compreender a abrangência de intervenções do Design na Gestão de estratégias organizacionais voltadas ao público interno. O levantamento bibliográfico sobre os temas: estratégia, Gestão de Pessoas e, principalmente de Design constituiu a fundamentação teórica da presente pesquisa. Foram realizadas análises das declarações pertencentes à pesquisa realizada pelo Programa Gestão de Pessoas (PROGEP), da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA - USP) no ano de 2013. Este conjunto de declarações trata do tema ambiente organizacional interno e serviu como base dados desta pesquisa. Ainda em relação aos procedimentos metodológicos, análises qualitativas foram empreendidas após seleção de termos presentes nas narrativas empresariais examinadas. Tais análises se pautaram na observação do potencial de intervenção do Design na Gestão das empresas declarantes. Foram observadas oportunidades de inserção do Design para internalização e disseminação de estratégias, tanto em relação aos seus níveis de atuação quanto às habilitações. Possibilidades de ampliação do diálogo entre as áreas Design e Gestão de Pessoas também foram evidenciadas dentre os resultados da pesquisa.<br>Abstract : The study on the design applied to organizational strategies focusing on the workforce is at the heart of this research. The contribution of the Management knowledge area is discussed from a selection of perspectives by which it can be examined. From this, it was possible to discuss the role of design in approach between the company and its workforce in order to increase productivity in that audience and hence the profitability of the organization. As for performance levels: Strategic Design, Tactical and Operational, qualifications: Graphic, environments or even the name Design Thinking it was possible to understand the scope of operations of the Design Management in organizational strategies for the internal public. The literature on the topics: strategy, people management and mainly design formed the theoretical basis of this research. Statements analyzes were performed belonging to the survey by the People Management Program (PROGEP), the Institute of Administration, University of São Paulo (FIA - USP) in 2013. This set of statements is the theme internal organizational environment and served based on data from this study. Still regarding the methodological procedures, qualitative analyzes were undertaken after selection of these terms in the examined business narratives. These analyzes were based on observation of the potential for intervention in Design Management from reporting companies. Insertion opportunities were seen design for internalization and dissemination strategies, both in relation to their levels of action as to qualifications. Expansion possibilities of dialogue between the areas Design and People Management were also observed among the search results.Merino, Eugenio Andrés DíazUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva Júnior, José Elias da2015-09-22T04:10:46Z2015-09-22T04:10:46Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis150 p.| il., grafs.application/pdf334306https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135147porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-22T04:10:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/135147Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-09-22T04:10:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do design para a gestão de estratégias corporativas
title A contribuição do design para a gestão de estratégias corporativas
spellingShingle A contribuição do design para a gestão de estratégias corporativas
Silva Júnior, José Elias da
Desenho gráfico
Gestão de design
Desenvolvimento organizacional
Planejamento estrategico
title_short A contribuição do design para a gestão de estratégias corporativas
title_full A contribuição do design para a gestão de estratégias corporativas
title_fullStr A contribuição do design para a gestão de estratégias corporativas
title_full_unstemmed A contribuição do design para a gestão de estratégias corporativas
title_sort A contribuição do design para a gestão de estratégias corporativas
author Silva Júnior, José Elias da
author_facet Silva Júnior, José Elias da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Merino, Eugenio Andrés Díaz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Júnior, José Elias da
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho gráfico
Gestão de design
Desenvolvimento organizacional
Planejamento estrategico
topic Desenho gráfico
Gestão de design
Desenvolvimento organizacional
Planejamento estrategico
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-22T04:10:46Z
2015-09-22T04:10:46Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 334306
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135147
identifier_str_mv 334306
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 150 p.| il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187887857270784