Arte, infância e práticas pedagógicas: o que dizem as teses e dissertações?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Vieira, Érica Rodrigues
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214941
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
id UFSC_0e2019c8b6feaa66eaeb5fe072f14a22
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214941
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Arte, infância e práticas pedagógicas: o que dizem as teses e dissertações?EducaçãoArteInfânciaPrática de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.O presente estudo tem por objetivo geral compreender se e como a arte, a infância e as práticas pedagógicas se expressam em teses e dissertações publicadas no Portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), na área da Educação e afins, tais como a Psicologia e o campo das Artes, entre os anos de 2005 a 2016, de professores/pesquisadores com formação inicial em Pedagogia que atuam diretamente com a infância (educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental). Dessa maneira, tem como propósito apreender como a arte é concebida e empreendida na escola, com crianças, em pesquisas realizadas na área da educação e em áreas correlacionadas. Assim, deu-se visibilidade aos estudos com e sobre a arte na educação e analisou-se, sobretudo, como a arte se manifesta nas práticas educacionais. Destaca-se, então, as diferentes concepções metodológicas do ensino da arte e do papel que esta desempenha junto à infância, na ação educativa. A pesquisa qualitativa com abordagem teórica bibliográfica selecionou 15 pesquisas, analisadas pelo instrumento metodológico da análise de conteúdo, sob a ótica da teoria histórico-cultural, com ênfase em Vigotski. Esta pesquisa possibilitou a construção de categorias analíticas, que compreendem a concepção de Arte, Infância e Prática Pedagógica. A partir disso, observou-se que as concepções que mais se destacaram em relação à Arte foram: Arte como Campo Educativo; Arte como Conhecimento; Arte como Linguagem, expressão e comunicação; Arte como experiência estética, estésica e sensível; Arte como Cultura ou manifestação cultural; Arte como Percepção, imaginação e criação; Arte como Processo de humanização, emancipação humana e transformação da realidade; Arte como Método de pesquisa. No que diz respeito à Infância, as concepções foram: Infância como construção social, histórica e cultural; Infância com relação à educação; Infância como primeira etapa da vida, com tempos e espaços específicos; Infância com relação aos direitos sociais. Referente a concepção de Prática Pedagógica, notou-se as seguintes: Prática Pedagógica como função social, histórica e cultural; Práticas Pedagógicas reprodutivistas; Práticas Pedagógicas como aprendizagem e desenvolvimento; Práticas Pedagógicas espontaneístas. Os resultados indicaram a complexidade de se fazer uma pesquisa teórica e bibliográfica e de tratar a Arte como conhecimento. As instabilidades de fundamentação teórica a respeito da arte confirmam a necessidade e a importância da arte para o desenvolvimento na infância, porém, uma consistência teórico-metodológica não tange as práticas. Desse modo, contatou-se que a formação em pedagogia não supre os conhecimentos na área das artes, necessários ao pedagogo. Diante disso, assinala-se que a coparceira de áreas específicas, tendo em vista que a formação em Pedagogia, não sustenta todas as demandas necessárias para o ensino de Arte, tanto na teoria como na prática, conforme nos remete a legislação. Sendo assim, percebeu-se que é necessário realizar um trabalho com base em parcerias e ?coensinos?, na formação de grupos de profissionais da educação (cada um em sua especialidade), que deem conta de abarcar as diversas áreas pelas quais a criança, em seu processo educativo, seja contemplada através do acesso, com a qualidade teórico-metodológica almejada no trato da Arte como conhecimento.Abstract: This study aims to understand if and how art, childhood and pedagogical practices are expressed in PhD and Master theses published in the Portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), specifically for the Education and similar fields, such as Psychology and Arts, from 2005 to 2016, of Pedagogy graduated teachers/researchers who work directly with childhood (early childhood education and early years of elementary school). In that sense, its purpose is to learn how art is conceived and undertaken at school with children, in researches carried out in the field of Education and related areas. Thus, Education studies with and about art were given visibility and, above all, we analyzed how art manifests itself in educational practices. In view of this, we highlight the different methodological conceptions of art teaching and the role it plays with childhood in the educational action. This qualitative research with bibliographical theoretical approach selected 15 studies and applied the content analysis methodological framework, from the historical-cultural theory perspective with emphasis on Vigotski. This research allowed the construction of analytical categories, which comprise the conception of Art, Childhood and Pedagogical Practice. From this, it was observed that the conceptions that stood out in relation to Art were: Art as an Educational Field; Art as Knowledge; Art as Language, Expression and Communication; Art as an aesthetic and sensitive experience; Art as Culture or cultural manifestation; Art as Perception, imagination and creation; Art as a process of humanization, human emancipation and transformation of reality; Art as a Research Method. Regarding Childhood, the conceptions were: Childhood as a social, historical and cultural construction; Childhood in relation to education; Childhood as the first stage of life, with specific times and spaces; Childhood in relation to social rights. Regarding the conception of Pedagogical Practice, the following were noted: Pedagogical Practice as a social, historical and cultural function; Reproductivist Pedagogical Practices; Pedagogical Practices as learning and development; Spontaneistic Pedagogical Practices. The results indicated the complexity of doing a theoretical and bibliographical research and treating Art as knowledge. The instability of theoretical grounding about art confirms the need and importance of art for development in childhood, but a theoretical-methodological consistency is not practical. Thus, it was found that being graduated in Pedagogy does not supply the knowledge in Arts, a necessary subject for the pedagogues. Given this, it is pointed out that the co-partner of specific areas, given that the education in Pedagogy, does not support all the necessary demands for the teaching of Art, both in theory and in practice, as the law refers us. Thus, it was realized that it is necessary to do a work based on partnerships and ?coensinos?, for the formation of Education professionals groups (each one in his/her speciallity) that can cover the several educational process areas in which the child will be contemplated through access, with Art as knowledge as the theoretical-methodological quality aimed to achieve.Schlindwein, Luciane MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Érica Rodrigues2020-10-21T21:11:30Z2020-10-21T21:11:30Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis248 p.| il., gráfs.application/pdf368285https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214941porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:11:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214941Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:11:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte, infância e práticas pedagógicas: o que dizem as teses e dissertações?
title Arte, infância e práticas pedagógicas: o que dizem as teses e dissertações?
spellingShingle Arte, infância e práticas pedagógicas: o que dizem as teses e dissertações?
Vieira, Érica Rodrigues
Educação
Arte
Infância
Prática de ensino
title_short Arte, infância e práticas pedagógicas: o que dizem as teses e dissertações?
title_full Arte, infância e práticas pedagógicas: o que dizem as teses e dissertações?
title_fullStr Arte, infância e práticas pedagógicas: o que dizem as teses e dissertações?
title_full_unstemmed Arte, infância e práticas pedagógicas: o que dizem as teses e dissertações?
title_sort Arte, infância e práticas pedagógicas: o que dizem as teses e dissertações?
author Vieira, Érica Rodrigues
author_facet Vieira, Érica Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schlindwein, Luciane Maria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Érica Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Arte
Infância
Prática de ensino
topic Educação
Arte
Infância
Prática de ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:11:30Z
2020-10-21T21:11:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 368285
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214941
identifier_str_mv 368285
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 248 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187771572289536