A democratização do acesso ao ensino secundário pela expansão do ciclo ginasial normal em Santa Catarina (1946 - 1969)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Schneider, Juliete
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91498
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
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spelling A democratização do acesso ao ensino secundário pela expansão do ciclo ginasial normal em Santa Catarina (1946 - 1969)EducaçãoEnsino normalSanta CatarinaProfessores -FormaçãoPoliticas publicasSanta CatarinaDemocratização da educaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoO Brasil da segunda metade do século XX passou por importantes transformações econômicas, políticas e educacionais, que ampliaram as oportunidades escolares e exigiram novos modelos de oferta. Nesta pesquisa analisamos o processo de democratização e a dualidade estrutural dos cursos de formação de professores para o magistério das séries iniciais do ensino fundamental catarinense, no período de 1946 a 1969. Para tanto, reconstituimos o processo de ampliação das oportunidades educacionais, particularmente em relação ao Ensino Normal, através do mapeamento do número de estabelecimentos que ofereciam estes cursos e o movimento de matrícula. A democratização do acesso a esse nível de ensino teve um papel importante no contexto das oportunidades de se cursar o ensino secundário. A dualidade estrutural existente nesses cursos ficou evidente através dos dois tipos de curso oferecidos: o ginasial e o colegial. Com diferentes finalidades, cada um deles veiculava determinados saberes pedagógicos que acabavam por definir diferentes esferas de atuação para os profissionais diplomados. Ilustramos esta situação do Ensino Normal no Estado com algumas entrevistas. A pesquisa tem por referência um quadro teórico sobre a educação em geral e sobre a sociologia da educação em particular, tendo por base uma análise sócio-histórica dos dados quantitativos e qualitativos levantados junto às instâncias oficiais.Florianópolis, SCValle, Ione RibeiroUniversidade Federal de Santa CatarinaSchneider, Juliete2012-10-23T23:39:26Z2012-10-23T23:39:26Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il., grafs., tabs.application/pdf251258http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91498porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T18:13:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91498Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T18:13:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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