A invenção (pedagógica) da surdez: sobre a gestão estatal da educação especial na primeira década do século XXI.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Carniel, Fagner
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107413
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2013
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spelling A invenção (pedagógica) da surdez: sobre a gestão estatal da educação especial na primeira década do século XXI.Sociologia politicaSurdezEducação inclusivaEducação especialAspectos políticos2003-2011ParanaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2013Esta tese aborda o contemporâneo movimento de inclusão educacional da surdez, entre os anos de 2003 a 2011, a partir da análise de seus usos e efeitos num setor intermediário da burocracia brasileira, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Para isso, um investimento etnográfico de aproximadamente dois anos (2009 a 2011) foi realizado junto ao Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional dessa Secretaria. O objetivo era compreender como as práticas que historicamente regulamentaram a população surda sob a tutela de concepções clínico-terapêuticas puderam se modificar com a emergência de discursos em defesa do potencial político e pedagógico da ?língua de sinais?. Desse modo, o objeto desta investigação não se refere às vivências e experiências das pessoas surdas em fase de escolarização, mas ao projeto institucional que pretendeu inseri-las nas escolas públicas regulares por intermédio da fabricação de uma categoria pedagógica relativamente estável, homogênea e passível de inclusão. Portanto, este estudo é uma tentativa de apresentar um campo regional de disputas em torno das palavras autorizadas e das interpretações dominantes que estão impondo sentidos práticos às atuais políticas de significação da surdez no interior da ?nova? gramática inclusiva adotada pelo Estado. <br>Silva, Elizabeth Farias daUniversidade Federal de Santa CatarinaCarniel, Fagner2013-12-06T00:03:40Z2013-12-06T00:03:40Z2013-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf319878https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107413porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-19T02:40:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107413Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:40:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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