"Museu" afetivo e ensino de história: práticas de memória na educação escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Sutil, Nair
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177343
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2016.
id UFSC_1ade44df023d2f652141ba55f32af2ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177343
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling "Museu" afetivo e ensino de história: práticas de memória na educação escolarHistóriaEstudo e ensinoMuseus -Aspectos educacionaisHistoria localDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2016.O trabalho "Museu Afetivo e Ensino de História: práticas de memória na educação escolar" analisa os percursos da construção do Museu Afetivo criado juntamente com alunos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Prefeito Antônio Teodoro de Oliveira, localizado na cidade de Campo Mourão, Paraná, entre os anos de 2014 e 2015.O trabalho com o Museu Afetivo ambiciona tornar o ensino de história mais interessante para os alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Pesquisar, problematizar e refletir sobre a construção do conhecimento histórico, a partir de documentos do universo familiar e afetivo dos alunos, ampliou a noção de fonte oferecida pelo livro didático utilizado na prática cotidiana da sala de aula e as potencialidades para o trabalho com a memória. O objetivo inicial da proposta foi mapear fontes históricas e narrativas acerca das histórias de vida dos alunos, seus familiares e comunidade. As reflexões em sala de aula mobilizaram discussões acerca dos objetos bem como das memórias despertadas por eles que se tornaram um dispositivo para a conexão com inúmeras narrativas acerca da história individual e coletiva dos alunos. A construção de um Museu Afetivo se deu a partir da pesquisa dos objetos e elaboração das narrativas sobre si. Assim, o trabalho reflete o percurso no qual os alunos tornaram-se protagonistas no processo de agenciamento do passado que procurou valorizar as suas experiências de vida e suas práticas sociais de referência na construção do conhecimento histórico, afirmando que a educação histórica que acontece no espaço escolar pode se relacionar com outros espaços como o familiar, onde esses alunos/pesquisadores passam a investigar suas histórias e seus pertencimentos. Os objetos bem como as narrativas se tornaram instrumentos poderosos na medida em que conferiram significado à pesquisa e à história ensinada.<br>Abstract : The paper "Affective Museum and History Teaching: memory practices in school education", analyzes the pathways of construction of Affective Museum created with elementary school students of State College Mayor Antonio Teodoro de Oliveira, located in Campo Mourão, Parana from 2014 to 2015. The paper with Affective Museum aims to make History teaching more interesting to students on 6th and 7th grades of elementary school. Searching, discussing and reflecting on the construction of historical knowledge from documents of family and affective universe of students, expanded the source of concept offered by the textbook used in everyday practice in the classroom and the potential to work with memory. The initial objective of the proposal was to map historical sources and narratives about the life stories of the students, their families and community. The reflections in the classroom mobilized discussions about and the memories brought by objects that they have become a device to connect to countless stories about the individual and collective history of the students. The construction of an Affective Museum took from the research of objects and preparation of narratives about themselves. Thus, the paper reflects the way in which students become protagonists in the management process of the past that sought to value their life experiences and their social practices of reference in the construction of historical knowledge, stating that historical education that takes place in space school can relate to other areas such as family, where these students / researchers are now investigating their stories and their belongings. The narratives and objects have become powerful tools in that it gave meaning to research and the taught history.Silva, Mônica Martins daUniversidade Federal de Santa CatarinaSutil, Nair2017-07-11T04:21:05Z2017-07-11T04:21:05Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis141 p.| il.application/pdf346859https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177343porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-11T04:21:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177343Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-11T04:21:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv "Museu" afetivo e ensino de história: práticas de memória na educação escolar
title "Museu" afetivo e ensino de história: práticas de memória na educação escolar
spellingShingle "Museu" afetivo e ensino de história: práticas de memória na educação escolar
Sutil, Nair
História
Estudo e ensino
Museus -
Aspectos educacionais
Historia local
title_short "Museu" afetivo e ensino de história: práticas de memória na educação escolar
title_full "Museu" afetivo e ensino de história: práticas de memória na educação escolar
title_fullStr "Museu" afetivo e ensino de história: práticas de memória na educação escolar
title_full_unstemmed "Museu" afetivo e ensino de história: práticas de memória na educação escolar
title_sort "Museu" afetivo e ensino de história: práticas de memória na educação escolar
author Sutil, Nair
author_facet Sutil, Nair
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Mônica Martins da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sutil, Nair
dc.subject.por.fl_str_mv História
Estudo e ensino
Museus -
Aspectos educacionais
Historia local
topic História
Estudo e ensino
Museus -
Aspectos educacionais
Historia local
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-07-11T04:21:05Z
2017-07-11T04:21:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 346859
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177343
identifier_str_mv 346859
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187743155879936