Atividade física e comportamento sedentário em adolescentes do estado de Pernambuco, Brasil: estudo comparativo de dois inquéritos (2006 e 2011)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Bezerra, Jorge
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136360
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2015.
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spelling Atividade física e comportamento sedentário em adolescentes do estado de Pernambuco, Brasil: estudo comparativo de dois inquéritos (2006 e 2011)Educação físicaAdolescentesAtividade MotoraLazerEstilo de Vida SedentárioTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2015.Apesar de se conhecer que a prática insuficiente de atividade física e o comportamento sedentário têm elevada prevalência na população adolescente, ainda há escassez de informações sobre as variações temporais em relação a esses fatores. Para subsidiar o poder público de Pernambuco com informações referentes à população adolescente, realizou-se estudo de painel repetido, a fim de analisar as alterações no período de 2006 a 2011, na prática de atividade física no lazer (sim/não), no atendimento à recomendação de prática de atividade física de 300 min/semana (sim/não) e exposição a comportamento sedentário por =3 h/dia (exposto/não exposto), bem como nos fatores associados a essas condutas em adolescentes (14 a 19 anos de idade) do estado de Pernambuco (Brasil). O estudo foi baseado na comparação de dois inquéritos epidemiológicos transversais de base escolar e abrangência estadual. Os dados foram obtidos por meio de adaptação ao questionário GSHS, aplicado por entrevista coletiva em uma amostra (n= 4207 em 2006; n= 6264 em 2011), selecionada aleatoriamente mediante amostragem por conglomerados em dois estágios (escola e turma). Nas análises estatísticas, estratificadas por sexo, usou-se teste do Qui-quadrado de Pearson e a regressão de Poisson com análises brutas e ajustadas. As variáveis independentes foram organizadas em três níveis hierárquicos: nível 1 - variáveis demográficas; nível 2 - variáveis econômicas; e nível 3 - variáveis relacionadas à escola. Adotou-se um nível crítico de p=0,20. Considerou-se um nível de significância 5% para identificação das variáveis associadas ao desfecho sob análise, utilizando-se os testes de ?Wald? para tendência linear ou heterogeneidade. Em todas as análises, foi incorporado à sintaxe o prefixo ?svyset? disponível no STATA. De 2006 para 2011, houve: (1) estabilidade na proporção de adolescentes praticantes de atividades físicas no lazer (AFL) tanto entre os rapazes (77,5% versus 78,9%) quanto entre as moças (51,2% versus 54,0%); (2) redução no atendimento às recomendações de prática de atividades físicas moderadas a vigorosas (AFMV), sendo significativa entre os rapazes (de 42,46% para 38,2%) e não, entre as moças (de 29,8% para 27,5%). (3) aumento significativo da exposição ao comportamento sedentário (CS), tanto entre os rapazes (de 44,6% para 50,9%) quanto entre as moças (de 48,2% para 53,9%). Quanto aos fatores associados à AFL, a idade e participação em aulas de educação física aparecem em ambos os inquéritos tanto entre os rapazes quanto entre as moças, e, em 2011, a posse de computador aparece como um fator inversamente associado àAFL entre as moças. Os fatores associados à AFMV foram mesorregiões geográficas, trabalho, idade e participação na educação física escolar. Tais associações foram verificadas tanto entre os rapazes quanto entre as moças, mas com magnitudes diferentes. Os fatores associados ao CS foram a zona de moradia , a situação ocupacional e ter computador, tanto entre os rapazes quanto entre as moças. Concluiu-se que ocorreram variações significativas de 2006 para 2011, nas prevalências de AF e CS, com tendência de estabilidade na AFL, redução da prática de AFMV e aumento de CS entre os adolescentes do ensino médio. De um modo geral, os fatores associados a esses desfechos apresentaram estabilidade no período. Estudos de acompanhamento são necessários para embasar políticas públicas voltadas para essa população e, especialmente, o planejamento de programas de intervenções de saúde e propostas curriculares adequadas às aulas de educação física no contexto da rede pública de ensino médio, no estado de Pernambuco.<br>Abstract : In Spite of knowing that insufficient physical activity and sedentary behavior are highly prevalent in the adolescent population, there is still lack of information on temporal variations in relation to these factors. To support the government of Pernambuco with information regarding the adolescent population, was held panel study repeated in order to analyze the changes in the period 2006-2011 in physical activity during leisure time (yes / no), in compliance with recommendation of physical activity of 300 min / week (yes / no) and exposure to sedentary behavior for =3 h / day (exposed / unexposed) as well as the factors associated with these behaviors in adolescents (14-19 years old ) of the state of Pernambuco (Brazil). The study was based on comparison of two transversal epidemiological surveys of school-based and statewide. Data were obtained through adaptation to GSHS questionnaire applied by a press conference in a sample (n = 4207 2006, n = 6264 in 2011), randomly selected by cluster sampling in two stages (school and class). In the statistical analyzes, stratified by sex, we used Pearson's Chi-square and Poisson regression with crude and adjusted analyzes. Independent variables were organized into three hierarchical levels: Level 1, demographic variables; Level 2, economic variables; and Level 3, variables related to school. It adopted a critical level of p=0,20. It was considered a 5% significance level to identify the variables associated with the outcome being analyzed using the test "Wald" for linear trend and heterogeneity. In all analyzes, they were incorporated into the syntax the prefix "svyset" available in STATA. From 2006 to 2011 there were: (1) stability in the proportion of teenagers practicing physical activities during leisure time (AFL), both among boys (77.5% versus 78.9%) and among girls (51.2% versus 54.0%); (2) care in reducing the practice of recommendations of moderate to vigorous physical activity (MVPA), being significant among boys (from 42.46% to 38.2%) rather than among girls (from 29.8% to 27, 5%). (3) significant increase in exposure to sedentary behavior (CS), both among boys (44.6% to 50.9%) and among girls (48.2% to 53.9%). As for the factors associated with the AFL, age and participation in physical education classes appears in both surveys, both among boys and among girls, and in 2011, the computer ownership appears as a factor inversely associated to the AFL for girls. . Factors associated with MVPA were geographic regions, work, age and participation in school physical education. Such associations were observed both among boys and among girls, but with different magnitudes. Factors associated with CSwere both among boys and among girls, the housing area, occupational status and have computer. It was concluded that there were significant variations from 2006 to 2011, the prevalence of AF and CS, with a tendency of stability in the AFL, reduced MVPA practice and increased CS among high schoolers. In general, the factors associated with these outcomes were stable during the period. Follow-up studies are needed to support public policies aimed at this population, and especially the planning of health interventions programs and curriculum proposals appropriate for physical education classes in the context of public high school in the state of Pernambuco.Lopes, Adair da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaBezerra, Jorge2015-11-10T03:11:20Z2015-11-10T03:11:20Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis179 p.| il., grafs., tabs.application/pdf336135https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136360porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136360Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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