A visualidade dos sujeitos surdos no contexto da educação audiovisual

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: GUTIERREZ, Ericler Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UnB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188357
Resumo: Este trabalho tem como finalidade investigar a elaboração de narrativas audiovisuais por jovens surdos inseridos em contexto educacional. A interface entre Educação e Comunicação para essa minoria está baseada nas produções audiovisuais que têm desconsiderado as especificidades culturais e linguísticas da comunidade surda. Parte dessa produção cultural tem sido apenas adaptada por meio de legendas ou janelas de interpretação em língua de sinais, mas pouca produção é de autoria de surdos. Assim, a pesquisa analisa as relações entre produção audiovisual de surdos e a modalidade visuoespacial da língua de sinais. São analisados também aspectos da educação, cultura e identidades surdas imbricados neste processo. Adotamos a pesquisa qualitativa e para constituir o percurso investigativo selecionamos a metodologia da pesquisa-ação, com enfoque na criação de dados visuais pelos participantes. O instrumento disparador é um curso de linguagem audiovisual, juntamente ao qual inserimos instrumentos criados no decorrer da aprendizagem dos alunos devido ao caráter heurístico da pesquisa. Os dados evidenciam a urgência em se desenvolver políticas de incentivo à realização audiovisual de alunos surdos, considerando a relevância da visualidade desses sujeitos para a criação de novas estéticas audiovisuais. Concluímos que a educação audiovisual tem papel fundamental ao proporcionar aos sujeitos surdos um espaço de criação, fruição e empoderamento. Consideramos que este trabalho poderá colaborar com o desenvolvimento do conhecimento na interface entre educação, comunicação e educação de surdos. Neste percurso, a maioria ouvinte tem muito a aprender sobre acessibilidade na perspectiva da alteridade.
id UFSC_2118f80b117b4670fb99e43c0f9090f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188357
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling A visualidade dos sujeitos surdos no contexto da educação audiovisualProdução audiovisualEducação de surdosLíngua de sinaisEmpoderamentoEste trabalho tem como finalidade investigar a elaboração de narrativas audiovisuais por jovens surdos inseridos em contexto educacional. A interface entre Educação e Comunicação para essa minoria está baseada nas produções audiovisuais que têm desconsiderado as especificidades culturais e linguísticas da comunidade surda. Parte dessa produção cultural tem sido apenas adaptada por meio de legendas ou janelas de interpretação em língua de sinais, mas pouca produção é de autoria de surdos. Assim, a pesquisa analisa as relações entre produção audiovisual de surdos e a modalidade visuoespacial da língua de sinais. São analisados também aspectos da educação, cultura e identidades surdas imbricados neste processo. Adotamos a pesquisa qualitativa e para constituir o percurso investigativo selecionamos a metodologia da pesquisa-ação, com enfoque na criação de dados visuais pelos participantes. O instrumento disparador é um curso de linguagem audiovisual, juntamente ao qual inserimos instrumentos criados no decorrer da aprendizagem dos alunos devido ao caráter heurístico da pesquisa. Os dados evidenciam a urgência em se desenvolver políticas de incentivo à realização audiovisual de alunos surdos, considerando a relevância da visualidade desses sujeitos para a criação de novas estéticas audiovisuais. Concluímos que a educação audiovisual tem papel fundamental ao proporcionar aos sujeitos surdos um espaço de criação, fruição e empoderamento. Consideramos que este trabalho poderá colaborar com o desenvolvimento do conhecimento na interface entre educação, comunicação e educação de surdos. Neste percurso, a maioria ouvinte tem muito a aprender sobre acessibilidade na perspectiva da alteridade.UnB2018-07-17T18:57:08Z2018-07-17T18:57:08Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUTIERREZ, Ericler Oliveira. A visualidade dos sujeitos surdos no contexto da educação audiovisual. 2011. 182 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade de Brasília. 2011. Orientadora: Dra. Celeste Azulay Kelmanhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188357GUTIERREZ, Ericler Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-17T18:57:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188357Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-17T18:57:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A visualidade dos sujeitos surdos no contexto da educação audiovisual
title A visualidade dos sujeitos surdos no contexto da educação audiovisual
spellingShingle A visualidade dos sujeitos surdos no contexto da educação audiovisual
GUTIERREZ, Ericler Oliveira
Produção audiovisual
Educação de surdos
Língua de sinais
Empoderamento
title_short A visualidade dos sujeitos surdos no contexto da educação audiovisual
title_full A visualidade dos sujeitos surdos no contexto da educação audiovisual
title_fullStr A visualidade dos sujeitos surdos no contexto da educação audiovisual
title_full_unstemmed A visualidade dos sujeitos surdos no contexto da educação audiovisual
title_sort A visualidade dos sujeitos surdos no contexto da educação audiovisual
author GUTIERREZ, Ericler Oliveira
author_facet GUTIERREZ, Ericler Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GUTIERREZ, Ericler Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Produção audiovisual
Educação de surdos
Língua de sinais
Empoderamento
topic Produção audiovisual
Educação de surdos
Língua de sinais
Empoderamento
description Este trabalho tem como finalidade investigar a elaboração de narrativas audiovisuais por jovens surdos inseridos em contexto educacional. A interface entre Educação e Comunicação para essa minoria está baseada nas produções audiovisuais que têm desconsiderado as especificidades culturais e linguísticas da comunidade surda. Parte dessa produção cultural tem sido apenas adaptada por meio de legendas ou janelas de interpretação em língua de sinais, mas pouca produção é de autoria de surdos. Assim, a pesquisa analisa as relações entre produção audiovisual de surdos e a modalidade visuoespacial da língua de sinais. São analisados também aspectos da educação, cultura e identidades surdas imbricados neste processo. Adotamos a pesquisa qualitativa e para constituir o percurso investigativo selecionamos a metodologia da pesquisa-ação, com enfoque na criação de dados visuais pelos participantes. O instrumento disparador é um curso de linguagem audiovisual, juntamente ao qual inserimos instrumentos criados no decorrer da aprendizagem dos alunos devido ao caráter heurístico da pesquisa. Os dados evidenciam a urgência em se desenvolver políticas de incentivo à realização audiovisual de alunos surdos, considerando a relevância da visualidade desses sujeitos para a criação de novas estéticas audiovisuais. Concluímos que a educação audiovisual tem papel fundamental ao proporcionar aos sujeitos surdos um espaço de criação, fruição e empoderamento. Consideramos que este trabalho poderá colaborar com o desenvolvimento do conhecimento na interface entre educação, comunicação e educação de surdos. Neste percurso, a maioria ouvinte tem muito a aprender sobre acessibilidade na perspectiva da alteridade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2018-07-17T18:57:08Z
2018-07-17T18:57:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUTIERREZ, Ericler Oliveira. A visualidade dos sujeitos surdos no contexto da educação audiovisual. 2011. 182 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade de Brasília. 2011. Orientadora: Dra. Celeste Azulay Kelman
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188357
identifier_str_mv GUTIERREZ, Ericler Oliveira. A visualidade dos sujeitos surdos no contexto da educação audiovisual. 2011. 182 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade de Brasília. 2011. Orientadora: Dra. Celeste Azulay Kelman
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UnB
publisher.none.fl_str_mv UnB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785188029925687296