Práticas educativas parentais, crenças parentais, estresse parental e funcionamento familiar de pais de crianças com desenvolvimento típico e atípico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Minetto, Maria de Fatima Joaquim
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94159
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010
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spelling Práticas educativas parentais, crenças parentais, estresse parental e funcionamento familiar de pais de crianças com desenvolvimento típico e atípicoPsicologiaPratica de ensinoAvaliaçãoStress (Psicologia)Pais e filhosCrianças deficientesEducaçãoFamilias com problemasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010Ao assumirem a função paterna, pais e mães enfrentam o desafio de educar. Diante das adversidades que podem afetar o sistema familiar está a chegada de um filho com deficiência intelectual. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi comparar as práticas educativas utilizadas por pais de filhos com desenvolvimento típico e atípico (deficiência intelectual e síndrome de Down) e relacioná-las às crenças sobre práticas, ao estresse parental e ao funcionamento familiar. O método incluiu análises descritivas e inferenciais, com a participação de 120 pais, cujos resultados confirmaram as hipóteses de que há diferenças na escolha de práticas educativas entre os diferentes grupos de pais e que pais de filhos com deficiência intelectual são mais estressados. Além disso, refutou-se a hipótese de que a idade dos filhos influencia nas práticas parentais e confirmou-se que as crenças sobre práticas, o nível de estresse paterno e o funcionamento familiar influenciam na seleção das estratégias educativas. Também verificou-se que as crenças sobre as práticas têm maior contribuição. A partir da pesquisa realizada, pode-se concluir que pais de filhos com desenvolvimento atípico precisam de redes de apoio eficientes que orientem suas práticas educativas. Também deve-se investir em novas pesquisas e na organização de programas estruturados para trabalhar com pais e filhos, a fim de minimizar o nível de estresse parental e favorecer práticas educativas eficientes.By assuming the parental role, parents face the challenge of educating. One of the adversities that can affect the family system is the birth of a child with intellectual disabilities. Objective Compare the educational practices used by parents of children with typical and atypical development (intellectual disabilities and Down#s syndrome) and relate them to the beliefs on practices, parental stress and family behavior. Method Descriptive and inferential analysis. 120 parents participated in the research. Results It confirms the hypothesis that different parental practices are chosen by different groups of parents, and that parents of children with intellectual disabilities are more stressed than the other parents. The hypothesis that the age of the children influences the parental practices was contradicted. The parental stress level, the family behavior and, mainly, the practices beliefs influence on the choice of the educational strategies. Conclusion Parents of children with intellectual disabilities need a support network to guide their educational practices. New researches and programs to deal with these families should be done in order to minimize the stress level and support efficient educational practices.Crepaldi, Maria AparecidaBigras, MarcUniversidade Federal de Santa CatarinaMinetto, Maria de Fatima Joaquim2012-10-25T07:09:12Z2012-10-25T07:09:12Z2012-10-25T07:09:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis149 p.| grafs., tabs.application/pdf289938http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94159porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T10:05:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94159Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T10:05:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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