Revisão pelos pares na aprendizagem de análise e projeto de sistemas: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Nunes, Luiz Eduardo Perfeito
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102231
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_24d695f41dcf6d30d5c37b2a420b20b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102231
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Revisão pelos pares na aprendizagem de análise e projeto de sistemas: um estudo de casoEngenharia de produçãoProjeto de sistemasAnalise de sistemasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoEsta dissertação apresenta uma proposta de adaptação do método de revisão pelos pares (peer review) usada na avaliação de artigos científicos. O método está sustentado/orientado pela teoria da aprendizagem construtivista, apoiando-se na teoria do aprender fazendo, em que é necessária a participação do aluno em todas as fases da construção/desenvolvimento de um projeto computacional. Este ambiente necessita que os alunos pesquisem alem dos assuntos ministrados em sala, o seu problema/projeto em questão e o dos colegas. O processo inicia com trabalhos individuais e finaliza em trabalhos de grupo, exigindo dos alunos que argumentem, critiquem, participem, se comprometam, aceitem sugestões/criticas e convivam com divergências de opinião. O aluno convive em sala de aula num ambiente semelhante ao de trabalho profissional, onde as soluções não dependem só dele, mas sua participação poderá influenciar toda a equipe e as equipes parceiras. A metodologia foi desenvolvida para alunos da disciplina de Análise e Projeto de Sistemas de um curso de graduação, que desenvolvem como principal tarefa avaliativa um projeto computacional, portanto necessitado documentá-lo. Ela é dividida em 13 fases, 12 delas necessitam da participação direta dos alunos. A proposta possibilita que os alunos entrem em contato com a teoria e a prática, situação que utiliza os trabalhos executados pelos alunos como exemplos práticos, exigindo uma participação direta no acompanhamento e na aprovação dos projetos dos colegas, neste processo, os alunos constróem seus projetos, acompanham e avaliam os projetos dos colegas e executam o projeto desses colegas. Este novo ambiente vincula a teoria com a prática, permitindo ao aluno validar os conceitos apresentados, reinterpretá-los, refletir sobre os resultados, teorizar e generalizar, auxiliando-o na busca por resposta.Florianópolis, SCKern, Vinicius MedinaUniversidade Federal de Santa CatarinaNunes, Luiz Eduardo Perfeito2013-07-16T00:23:21Z2013-07-16T00:23:21Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiii, 123 f.| il., tabs.application/pdf224882http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102231porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-19T02:27:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102231Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:27:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisão pelos pares na aprendizagem de análise e projeto de sistemas: um estudo de caso
title Revisão pelos pares na aprendizagem de análise e projeto de sistemas: um estudo de caso
spellingShingle Revisão pelos pares na aprendizagem de análise e projeto de sistemas: um estudo de caso
Nunes, Luiz Eduardo Perfeito
Engenharia de produção
Projeto de sistemas
Analise de sistemas
title_short Revisão pelos pares na aprendizagem de análise e projeto de sistemas: um estudo de caso
title_full Revisão pelos pares na aprendizagem de análise e projeto de sistemas: um estudo de caso
title_fullStr Revisão pelos pares na aprendizagem de análise e projeto de sistemas: um estudo de caso
title_full_unstemmed Revisão pelos pares na aprendizagem de análise e projeto de sistemas: um estudo de caso
title_sort Revisão pelos pares na aprendizagem de análise e projeto de sistemas: um estudo de caso
author Nunes, Luiz Eduardo Perfeito
author_facet Nunes, Luiz Eduardo Perfeito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kern, Vinicius Medina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Luiz Eduardo Perfeito
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Projeto de sistemas
Analise de sistemas
topic Engenharia de produção
Projeto de sistemas
Analise de sistemas
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-16T00:23:21Z
2013-07-16T00:23:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 224882
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102231
identifier_str_mv 224882
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiii, 123 f.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187786843750400