Revisão pelos pares na aprendizagem de análise e projeto de sistemas: um estudo de caso
Ano de defesa: | 2005 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Florianópolis, SC
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102231 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
id |
UFSC_24d695f41dcf6d30d5c37b2a420b20b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102231 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
|
spelling |
Revisão pelos pares na aprendizagem de análise e projeto de sistemas: um estudo de casoEngenharia de produçãoProjeto de sistemasAnalise de sistemasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoEsta dissertação apresenta uma proposta de adaptação do método de revisão pelos pares (peer review) usada na avaliação de artigos científicos. O método está sustentado/orientado pela teoria da aprendizagem construtivista, apoiando-se na teoria do aprender fazendo, em que é necessária a participação do aluno em todas as fases da construção/desenvolvimento de um projeto computacional. Este ambiente necessita que os alunos pesquisem alem dos assuntos ministrados em sala, o seu problema/projeto em questão e o dos colegas. O processo inicia com trabalhos individuais e finaliza em trabalhos de grupo, exigindo dos alunos que argumentem, critiquem, participem, se comprometam, aceitem sugestões/criticas e convivam com divergências de opinião. O aluno convive em sala de aula num ambiente semelhante ao de trabalho profissional, onde as soluções não dependem só dele, mas sua participação poderá influenciar toda a equipe e as equipes parceiras. A metodologia foi desenvolvida para alunos da disciplina de Análise e Projeto de Sistemas de um curso de graduação, que desenvolvem como principal tarefa avaliativa um projeto computacional, portanto necessitado documentá-lo. Ela é dividida em 13 fases, 12 delas necessitam da participação direta dos alunos. A proposta possibilita que os alunos entrem em contato com a teoria e a prática, situação que utiliza os trabalhos executados pelos alunos como exemplos práticos, exigindo uma participação direta no acompanhamento e na aprovação dos projetos dos colegas, neste processo, os alunos constróem seus projetos, acompanham e avaliam os projetos dos colegas e executam o projeto desses colegas. Este novo ambiente vincula a teoria com a prática, permitindo ao aluno validar os conceitos apresentados, reinterpretá-los, refletir sobre os resultados, teorizar e generalizar, auxiliando-o na busca por resposta.Florianópolis, SCKern, Vinicius MedinaUniversidade Federal de Santa CatarinaNunes, Luiz Eduardo Perfeito2013-07-16T00:23:21Z2013-07-16T00:23:21Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiii, 123 f.| il., tabs.application/pdf224882http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102231porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-19T02:27:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102231Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:27:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisão pelos pares na aprendizagem de análise e projeto de sistemas: um estudo de caso |
title |
Revisão pelos pares na aprendizagem de análise e projeto de sistemas: um estudo de caso |
spellingShingle |
Revisão pelos pares na aprendizagem de análise e projeto de sistemas: um estudo de caso Nunes, Luiz Eduardo Perfeito Engenharia de produção Projeto de sistemas Analise de sistemas |
title_short |
Revisão pelos pares na aprendizagem de análise e projeto de sistemas: um estudo de caso |
title_full |
Revisão pelos pares na aprendizagem de análise e projeto de sistemas: um estudo de caso |
title_fullStr |
Revisão pelos pares na aprendizagem de análise e projeto de sistemas: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Revisão pelos pares na aprendizagem de análise e projeto de sistemas: um estudo de caso |
title_sort |
Revisão pelos pares na aprendizagem de análise e projeto de sistemas: um estudo de caso |
author |
Nunes, Luiz Eduardo Perfeito |
author_facet |
Nunes, Luiz Eduardo Perfeito |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kern, Vinicius Medina Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Luiz Eduardo Perfeito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Projeto de sistemas Analise de sistemas |
topic |
Engenharia de produção Projeto de sistemas Analise de sistemas |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005 2013-07-16T00:23:21Z 2013-07-16T00:23:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
224882 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102231 |
identifier_str_mv |
224882 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xiii, 123 f.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1785187786843750400 |