Princípios para o desenvolvimento da competência em informação de mulheres rurais sob a perspectiva do empoderamento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Pellegrini, Eliane
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234847
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2022.
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spelling Princípios para o desenvolvimento da competência em informação de mulheres rurais sob a perspectiva do empoderamentoCiência da informaçãoCompetência em informaçãoMulheres do campoEmpoderamentoVulnerabilidadeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2022.Esta pesquisa propõe uma discussão sobre a importância da competência em informação para o processo de empoderamento de mulheres rurais. A abordagem teórico-metodológica advém da intersecção de conhecimentos das áreas de Ciência da Informação, Ciência Política, Sociologia, Psicologia, Filosofia, Educação e Ciências Agrárias, tem como alicerce as dimensões técnica, estética ética e política da competência em informação e considera questões sociais in loco. O objetivo geral consiste em estabelecer princípios para o desenvolvimento da competência em informação das mulheres rurais sob a perspectiva feminista do empoderamento. Para isso: descreve o movimento da competência em informação alinhado ao sentido de empoderamento, sob o foco das dimensões técnica, estética, ética e política; apresenta as características históricas, econômicas e sociais das mulheres rurais brasileiras; e, revela, por meio de dados empíricos, aspectos relacionados ao desenvolvimento da competência em informação e do empoderamento. Do ponto de vista da abordagem do problema, trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujas bases teórico-metodológicas são a epistemologia social da Ciência da Informação e a crítica feminista da ciência. Quanto aos seus objetivos, caracteriza-se como exploratória. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, refere-se a uma pesquisa bibliográfica e de levantamento. Envolve revisão de literatura e coleta dos dados empíricos por meio de entrevistas em profundidade realizadas com dez mulheres engajadas no Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) de Santa Catarina. A análise temática dos dados empíricos foi feita com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). As categorias de análise foram definidas previamente com o auxílio do modelo denominado Acesso à Informação e Empoderamento para a Igualdade e a Cidadania (INFORMENTO). Como resultados, estabelece princípios à elaboração de estratégias, ações e programas de competência em informação sob quatro aspectos principais: técnicas de ensino e aprendizagem apropriadas às mulheres rurais; condições físicas do ambiente; abordagem teórico-prática; e, diretrizes nacionais e internacionais para a construção de programas. Conclui que a competência em informação pode ser desenvolvida em qualquer fase da vida das mulheres rurais e em ambientes informais de aprendizagem, mas requer um olhar atento aos aspectos contextuais, sociais e culturais, bem como a escolha de uma abordagem teórico-prática adequada. A competência em informação qualifica a ação das mulheres ao desenvolver aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais, contribui para minimizar a vulnerabilidade e transformar as estruturas sociais que sustentam as relações de poder, especialmente, quando o Estado cumpre suas funções. Ela deve ser considerada, além de um direito humano, uma necessidade para o empoderamento individual e coletivo de mulheres rurais. Compreendê-la nesta perspectiva a coloca como aliada da justiça social.Abstract: This research proposes a discussion about the importance of information literacy for the rural women empowerment process. The theoretical-methodological approach comes from the intersection of knowledge from the areas of Information Science, Political Science, Sociology, Psychology, Philosophy, Education and Agricultural Sciences, and it is based on the technical, ethical aesthetics and political dimensions of information literacy and considers social issues in situ. The main objective is to establish principles for the development of rural women's information literacy from a feminist perspective of empowerment. For this purpose: it describes the movement of information literacy aligned with the sense of empowerment, under the technical, aesthetic, ethical and political dimensions; presents the historical, economic and social characteristics of Brazilian rural women; and reveals, through empirical data, aspects related to the development of information literacy and empowerment. From the point of view of approaching the problem, it is a qualitative research, whose theoretical-methodological bases are the social epistemology of Information Science and the feminist critique of science. In relation to its objectives, it is characterized as an exploratory study. From the perspective of technical procedures, it refers to a bibliographic research and survey. It involves a literature review and empirical data collection through in-depth interviews with ten women engaged in the Peasant Women's Movement (MMC) in the state of Santa Catarina. The thematic analysis of the empirical data was based on the content analysis Bardin?s technique (2016). The categories of analysis were previously defined based on the model called Access to Information and Empowerment for Equality and Citizenship (INFORMENTO). As a result, it establishes principles for the elaboration of strategies, actions and information literacy programs in four main aspects: teaching and learning techniques appropriate to rural women; physical conditions of the environment; theoretical-practical approach; and, national and international guidelines for building programs. It concludes that information literacy can be developed at any stage of rural women's lives and in informal learning environments, but requires an attentive look at contextual, social and cultural aspects, as well as the choice of an adequate theoretical-practical approach. Information literacy qualifies women's actions by developing cognitive, affective and behavioral aspects, it contributes to minimizing vulnerability and transforming the social structures that sustain power relations, especially when the State fulfills its functions. It must be considered, in addition to a human right, a necessity for the individual and collective empowerment of rural women. Understanding it under this perspective places it as an ally of social justice.Vitorino, Elizete VieiraHerrera, Karolyna MarinUniversidade Federal de Santa CatarinaPellegrini, Eliane2022-05-19T14:50:31Z2022-05-19T14:50:31Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis323 p.| il., gráfs.application/pdf375922https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234847porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T14:50:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234847Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:50:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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