Arquitetura pedagógica: estratégias, estruturas e ferramentas para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Sorato, Maria Helena Machado
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230935
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2021.
id UFSC_2975545f4a5e2290ee17959ca953b6c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230935
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Arquitetura pedagógica: estratégias, estruturas e ferramentas para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicaçãoTecnologias da informação e comunicaçãoProfessoresCiênciaTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2021.O presente estudo desenvolveu uma recomendação metodológica de Arquitetura Pedagógica (AP) que proporcione a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Ciências da Natureza, no contexto da escola pública. Para atender o objetivo desta pesquisa adotou-se como metodologia a pesquisa participativa, diagnosticando o problema e aplicando as ações necessárias junto ao grupo pesquisado. O estudo dividiu-se em quatro fases: a primeira fase destinada à elaboração da pesquisa bibliográfica; na segunda fase a elaboração da pesquisa, na ação, e na última fase tem-se as conclusões do trabalho. A pesquisa bibliográfica foi realizada no contexto de artigos científicos, nas bases de dados Scopus, Scielo e Web of Science, utilizando-se como gestor de referências o programa StArt. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário aos professores de Ciências da Natureza da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) no mês de maio de 2021. A ação foi desenvolvida com a aplicação de um curso de formação a professores da mesma CRE, para aplicação do protótipo de Arquitetura Pedagógica que proporcionasse a inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação, incluindo também, nessa etapa, outros componentes curriculares. Na estruturação do curso para a formação não presencial dos professores, com carga horária de 20 horas, utilizou-se como recurso digital o AVEA Moodle, do LABMIDIA do Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina. As conclusões apartem de dois questionários aplicados após formação, destacando pontos positivos e relevantes em relação ao curso e a indicação do uso da AP como uma alternativa viável e interessante para ser aplicado nas escolas, já que todo processo de planejamento até a ação da AP proporciona condições para potencializar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com o uso das tecnologias digitais. A Arquitetura Pedagógica desenvolvida, após sua aplicação, pode ser considerada como uma possibilidade para planejamentos escolares que visem a integração da tecnologia e dos conteúdos, apresentando de maneira organizada todos os aspectos que serão utilizados na atividade desenvolvida, propiciando uma ação didática contemporânea, voltada às necessidades atuais e digitais, fazendo assim, uso de novas estratégias pedagógicas, auxiliando no desenvolvimento social e intelectual dos estudantes e professores.Abstract: The present study developed a methodological recommendation of Pedagogical Architecture (PA) that provides the insertion of the Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) in the teaching of Natural Sciences, in the context of the public school. To meet the objective of this research, participatory research was adopted as a methodology, diagnosing the problem and applying the necessary actions with the researched group. The study was divided into four phases: the first phase aimed at the elaboration of the bibliographic research; in the second phase the elaboration of the research, in the action, and in the last phase there are the conclusions of the work. The bibliographic research was carried out in the context of scientific articles, in the Scopus, Scielo and Web of Science databases, using the StArt program as a reference manager. Data collection took place through a questionnaire to the teachers of Natural Sciences of the 20th Regional Education Coordination (CRE) in May 2021. The action was developed with the application of a training course to teachers of the same CRE, for the application of the Pedagogical Architecture prototype that would provide the insertion of digital information and communication technologies in education, also including, at this stage, other curricular components. In structuring the course for the non-face-to-face training of teachers, with a workload of 20 hours, the AVEA Moodle, from LABMIDIA of the Araranguá Campus of the Federal University of Santa Catarina, was used as a digital resource. The conclusions come from two questionnaires applied after training, highlighting positive and relevant points in relation to the course and the indication of the use of AP as a viable and interesting alternative to be applied in schools, since the entire planning process until the action of the AP provides conditions to enhance the teaching and learning process of students with the use of digital technologies. The Pedagogical Architecture developed, after its application, can be considered as a possibility for school planning that aim at the integration of technology and contents, presenting in an organized way all the aspects that will be used in the developed activity, providing a contemporary didactic action, focused on the current and digital needs, thus making use of new pedagogical strategies, helping in the social and intellectual development of students and teachers.Fiuza, Patricia JantschGiacomazzo, Graziela FátimaUniversidade Federal de Santa CatarinaSorato, Maria Helena Machado2022-02-14T13:29:58Z2022-02-14T13:29:58Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 p.| il., gráfs.application/pdf374362https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230935porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:29:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230935Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:29:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Arquitetura pedagógica: estratégias, estruturas e ferramentas para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação
title Arquitetura pedagógica: estratégias, estruturas e ferramentas para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação
spellingShingle Arquitetura pedagógica: estratégias, estruturas e ferramentas para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação
Sorato, Maria Helena Machado
Tecnologias da informação e comunicação
Professores
Ciência
Tecnologia educacional
title_short Arquitetura pedagógica: estratégias, estruturas e ferramentas para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação
title_full Arquitetura pedagógica: estratégias, estruturas e ferramentas para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação
title_fullStr Arquitetura pedagógica: estratégias, estruturas e ferramentas para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação
title_full_unstemmed Arquitetura pedagógica: estratégias, estruturas e ferramentas para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação
title_sort Arquitetura pedagógica: estratégias, estruturas e ferramentas para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação
author Sorato, Maria Helena Machado
author_facet Sorato, Maria Helena Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiuza, Patricia Jantsch
Giacomazzo, Graziela Fátima
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sorato, Maria Helena Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
Professores
Ciência
Tecnologia educacional
topic Tecnologias da informação e comunicação
Professores
Ciência
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-14T13:29:58Z
2022-02-14T13:29:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 374362
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230935
identifier_str_mv 374362
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785188017116282880