Educação especial em Santa Catarina: gênese da institucionalização (décadas de 1950 e 1960)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Martins, Marcela Barbosa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86301
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
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spelling Educação especial em Santa Catarina: gênese da institucionalização (décadas de 1950 e 1960)EducaçãoEducação especialSanta CatarinaEducaçãoHistóriaEducação e EstadoSanta CatarinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Este trabalho investiga o movimento de institucionalização da educação especial no âmbito do Estado de Santa Catarina, que ocorreu no período das décadas de 1950-1960. O objetivo inicial constituiu-se em pesquisar as primeiras iniciativas de sistematização e organização desta modalidade de ensino, que tiveram início no interior da esfera pública e que devem ser entendidas como a busca pela inserção dos portadores de necessidades especiais na sociedade entendida mais amplamente. Esta dissertação também tem como foco compreender a criação da primeira iniciativa privada de educação especial no território catarinense, as características, idéias e influências desta instituição. Todos estes dados são trabalhados na perspectiva da ampliação do processo de democratização, do desenvolvimento da esfera do direito e da política governamental, que evidenciava um caráter marcadamente assistencialista e que representou significativos avanços em relação ao atendimento aos portadores de necessidades especiais, ao mesmo tempo em que firmou a segregação desses sujeitos em dadas instituições.Florianópolis, SCAuras, MarliUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Marcela Barbosa2012-10-21T05:36:46Z2012-10-21T05:36:46Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis112 f.| tabs.application/pdf191452http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86301porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T19:44:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86301Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-07T19:44:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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