A revista Mito: fragmentos de uma modernidade contraditória

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Agredo, Gustavo Adolfo Osorio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192113
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2018.
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spelling A revista Mito: fragmentos de uma modernidade contraditóriaLiteraturaLiteratura colombianaPeriódicosModernidadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2018.Este trabalho realiza um estudo da revista colombiana Mito Revista bimestral de cultura, fundada por Jorge Gaitán Durán e Hernando Valencia Goelkel, que se configurou como uma das mais importantes publicações literárias e culturais dentro da Colômbia e da América Latina. Suas reverberações dentro do âmbito da crítica literária e artística levou a revista a ser valorizada pelo cânone. Esta leitura, embora reconheça a grande importância que teve a revista dentro do processo de canonização, e faça uma detalhada resenha de tal processo, tem como principal objetivo gerar novas discussões e pontos de vista que possam emergir a partir de reinterpretações da leitura da revista, pensada como arquivo. Com base nos preceitos sobre a modernidade que Perry Anderson coloca, este trabalho de pesquisa aborda uma leitura da revista Mito a partir de seus fragmentos, isto é, através de alguns de seus textos escolhidos aleatoriamente, tentando incorporar uma perspectiva analítica que dê conta tanto da modernidade como uma experiência vital quanto da revista como cenário de estéticas e posturas contrapostas. Por sua vez, a noção de progresso defendida em seus textos pelos escritores que nela colaboraram é debatida à luz do conceito de progresso que Walter Benjamin destaca em seu livro Passagens. Desta maneira, este trabalho de dissertação aspira a situar-se numa tentativa de estabelecer novos debates de leitura, nos quais o levantamento do arquivo seja percebido como uma constante descoberta, como uma abertura que arroje novos sentidos que tirem do esquecimento o baluarte cultural que representam.Camargo, Maria Lucia de BarrosUniversidade Federal de Santa CatarinaAgredo, Gustavo Adolfo Osorio2018-12-08T03:05:48Z2018-12-08T03:05:48Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis136 p.| il.application/pdf355575https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192113porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-08T03:05:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/192113Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-12-08T03:05:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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