Violência escolar no contexto da relação entre biopolítica e educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Gonçalves, Adalgisa Aparecida de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103879
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2013
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spelling Violência escolar no contexto da relação entre biopolítica e educaçãoCiências HumanasViolencia na escolaCuritiba (PR)BiopoliticaEducaçãoCuritiba (PR)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2013Esta pesquisa tem por objetivo analisar a violência escolar no contexto da relação entre biopolítica e educação, com o intuito de se compreender o fenômeno da violência escolar e seus atravessamentos sociais, históricos e culturais, a partir das experiências, dos fatos e discursos dos interlocutores, e de se propor outro olhar que ajude a refletir e a problematizar o fenômeno da violência no ambiente escolar. Para isso, busquei observar e analisar os interstícios, os pontos de fuga, as brechas encontradas na microfísica da violência escolar em relação à violência presente na sociedade, a fim de verificar se a violência escolar é uma forma de expressão biopolítica e de que forma seus dispositivos atuam no ambiente escolar. Pautei-me principalmente nos estudos de Michel Foucault e de Giorgio Agamben, sobretudo os que aprofundam as temáticas relacionadas ao biopoder, à biopolítica e à resistência como potência, podendo, assim, dialogar com outros autores e outros conceitos igualmente importantes. Como se trata de doutorado interdisciplinar, a metodologia se baseia em técnicas de abordagens que se atravessam, como as abordagens antropológica, sociológica, filosófica e educacional. No entanto, a observação participante foi a principal técnica utilizada na coleta de dados, pois permitiu o contato com os principais interlocutores desta pesquisa: os(as) professores(as) e os(as) alunos(as) do 5º ano ao Ensino Médio. A análise dos discursos, das experiências e dos eventos de violência escolar, e a reflexão elaborada em contato com os autores pesquisados me levaram a concluir que a violência escolar é uma forma de expressão biopolítica, mas que precisa sempre ser problematizada, para que se possa distinguir, na multiplicidade de violências dentro do ambiente escolar, aquelas que se caracterizam como expressão biopolítica, pois, tanto na escola quanto na sociedade, os dispositivos biopolíticos atuam, capturando, orientando, interceptando, controlando os gestos, as atitudes e as condutas dos seres vivos de forma sutil e escamoteada em diferentes práticas.<br>Abstract : The main of this research is to analyze the school violence on the relation between the biopolitics and education, in order to understand the school violence phenomenon and its social, historic and cultural crossings, from the experiences, facts and speakers' speeches, and to propose another perspective that helps to think and to discuss the school violence phenomenon. For this purpose, I observed and analyzed the interstices, the leakage points and the found gaps on the school violence microphysics related to the present violence on the society, in order to verify if the school violence is a biopolitic expression way and how it reflects on the school environment. This research is based mainly on the studies of Michel Foucault and Giorgio Agamben, above all the ones who carefully examine the points related to biopower, biopolitics and resistance as power, relating other authors and other conceptions equally important. As this research is related to an interdisciplinary Doctorate, the methodologist based herself in approach techniques that crossed, as the anthropological, sociological, philosophical and educational approach. However, the participants observation was the main technique used on the data collect, because it allowed the contact with the mainly speakers from this research: the teachers and students from the 5th year until high school. The speech, experiences and school violence facts analyses, and the reflection elaborated with the researched authors made me to conclude that the school violence is a biopolitic expression way, which always needs to be discussed to distinguish, on the violence multiplicity inside the school environment, between those which are categorized as biopolitics expressions, because, even at school and on the society, the biopolitics devices act, capturing, advising, intercepting, controlling gestures, attitudes and human being conduct in a light and blurred way in different practices.Assmann, Selvino JoseVaz, Alexandre FernandezUniversidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Adalgisa Aparecida de Oliveira2013-07-24T18:04:10Z2013-07-24T18:04:10Z20132013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf318009https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103879porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:43:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103879Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:43:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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