A sociologia no ensino médio: a produção de sentidos para a disciplina através dos livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Engerroff, Ana Martina Baron
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187809
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2017.
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spelling A sociologia no ensino médio: a produção de sentidos para a disciplina através dos livros didáticosSociologiaEnsino médioTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2017.Este trabalho tem como enfoque compreender a produção de sentidos para a disciplina de sociologia através dos livros didáticos da área. Em outras palavras, procura entender como as concepções de sociologia contidas nestes materiais estão engendradas nas diversas relações que cercam o ensino das ciências sociais. A pesquisa tem como objeto os seis livros didáticos de sociologia aprovados no Programa Nacional do Livro Didático do ano de 2015 (PNLD 2015), sendo eles: Sociologia para o Ensino Médio ; Tempos Modernos, Tempos de Sociologia ; Sociologia ; Sociologia em Movimento ; Sociologia Hoje ; e Sociologia para Jovens do Século XXI . Estes livros foram aprovados em um contexto em que a sociologia figurava como disciplina obrigatória para o ensino médio em todo o território nacional, em razão da Lei nº 11.684 de 2008, como resultado de lutas acadêmicas, sindicais e sociais. Além disso, a partir da década de 1980, uma série de legislações e documentos foram editados, delineando mais fortemente os currículos na articulação da educação com os conhecimentos sociológicos, que possibilitariam a chamada formação para o exercício da cidadania e da transformação social. No entanto, ao se pensar a sociologia assentada em múltiplos paradigmas, a indefinição da disciplina nos currículos escolares é um processo marcado por contradições e por diferentes interpretações, explicitando assim as disputas em torno da sua organização, propostas e conteúdos. Tomando a sociologia relacional de Pierre Bourdieu e o seu conceito de campo, articulou-se a produção de sentidos de sociologia do subcampo do ensino de sociologia e dos currículos como participantes na produção dos próprios livros didáticos. Internamente, foram analisados os livros didáticos por autoria percorrendo a participação no campo acadêmico e do subcampo do ensino de sociologia e os próprios textos de livros didáticos produzindo, assim, um quadro de propriedades destes. Através desta analise pode-se concluir que os livros didáticos têm funcionado como um forte capital simbólico para a legitimação do ensino de sociologia no ensino médio e para a participação dos seus autores no subcampo do ensino de sociologia. Ante a pouca autonomia do ensino de sociologia enquanto campo próprio, os sentidos para a disciplina conferidos nos livros didáticos têm sido fortemente atravessados pela reafirmação das ciências sociais como ciência e também que a mesma deve objetivar a transformação social, sugerindo modos de intervenção social pelo aluno, demonstrando as contradições das lutas pela legitimação desta área, tanto como disciplina escolar como campo científico autônomo.Abstract : This study aims to understand the production of meanings for the subject of Sociology through the analysis of High School textbooks. In other words, this study seeks to understand how the concepts of Sociology in these materials engender the various relationships that surround the teaching of Social Sciences. This research has as its object of study the six Sociology textbooks approved by the 2015 National Textbook Program (PNLD 2015): Sociologia para o Ensino Médio ; Tempos Modernos, Tempos de Sociologia ; Sociologia ; Sociologia em Movimento ; Sociologia Hoje ; and Sociologia para Jovens do Século XXI . These textbooks were approved by Law no. 11.684 of 2008 in a context in which Sociology was a compulsory subject in High School education in Brazil, as a result of academic, union, and social struggles. Moreover, since the 1980s, many laws and documents have been modified, strongly outlining the curricula to promote the articulation of education and sociological knowledge, which would enable the so-called education for the exercise of citizenship and social transformation. However, considering that Sociology is built upon many paradigms, the lack of definition of the subject in school curricula is a process marked by contradictions and different interpretations, thus clearly evidencing the disputes that surrounded its organization, proposals, and contents. From the viewpoint of Pierre Bourdieu s relational sociology and concept of field, this study articulates the production of meanings in the subfield of Sociology Teaching and its curriculum as participants in the production of the textbooks. The textbooks were analyzed for authorship (the authors participation in the academic area and in the subfield of Sociology Teaching) and content, which were used to generate a table of characteristics. Through this analysis, it was concluded that the textbooks have been a strong symbolic capital for the legitimation of Sociology Teaching in High School and the participation of the authors in this subfield. Given the limited autonomy of Sociology Teaching as a field of study, the meanings conferred to the subject by textbooks have been strongly permeated by the reaffirmation of Social Sciences as a science and by the idea that it must aim to achieve social transformation, suggesting forms of social intervention to students and demonstrating the contradictions of the struggles for the legitimation of Sociology, both as a school subject and as an autonomous scientific field.Oliveira, Amurabi Pereira deUniversidade Federal de Santa CatarinaEngerroff, Ana Martina Baron2018-07-06T04:06:01Z2018-07-06T04:06:01Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis159 p.| il.application/pdf352387https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187809porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-06T04:06:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187809Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-06T04:06:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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