Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Ostrowski, Simone Andrea de Oliveira França
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83784
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
id UFSC_3f25393e5765ff2c22ef57759f9dc534
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83784
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógicaInformaticaCiência da computaçãoEducaçãoEnsino auxiliado por computadorInovações tecnológicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.Mudanças significativas para a sociedade ocorreram no fim do século passado, entre elas, as inovações tecnológicas que cada vez estão mais velozes, fazendo com que a humanidade repense e reformule seus hábitos e procedimentos. E neste contexto percebe-se que a educação também está mudando e que os educadores já começam a perceber a importância da ferramenta informática, para a transformação dos modelos e estruturas sociais. Com destaque para a informática na educação, esta dissertação objetiva chamar a atenção para um dos ramos que mais evolui atualmente. A introdução dos computadores na escola, utilizados como ferramenta cognitiva, tornou-se mais um elemento para expandir o conhecimento humano, tendo como ponto positivo, sua grande flexibilidade de adaptação ao ritmo da aprendizagem individual de cada aluno. Dentro desta ótica a educação, na era da informática, exige um novo paradigma: pensar, analisar, concluir, inferir, interpretar. Este paradigma traz a perspectiva de aproximar a educação do novo perfil do aluno, que é a valorização não só da aquisição do conhecimento, mas, principalmente, das habilidades do pensamento. Esta dissertação avalia quali-quantitativamente um modelo de implantação do computador no ensino fundamental em unidades escolares no município de Lages-SC, identificando as principais dificuldades e as vantagens advindas desta implantação.Florianópolis, SCRodrigues Filho, Ilson WilmarUniversidade Federal de Santa CatarinaOstrowski, Simone Andrea de Oliveira França2012-10-20T03:21:44Z2012-10-20T03:21:44Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisiii, 65 f.| il., tabs., grafs.application/pdf188850http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83784porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T05:39:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83784Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T05:39:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógica
title Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógica
spellingShingle Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógica
Ostrowski, Simone Andrea de Oliveira França
Informatica
Ciência da computação
Educação
Ensino auxiliado por computador
Inovações tecnológicas
title_short Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógica
title_full Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógica
title_fullStr Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógica
title_full_unstemmed Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógica
title_sort Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógica
author Ostrowski, Simone Andrea de Oliveira França
author_facet Ostrowski, Simone Andrea de Oliveira França
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues Filho, Ilson Wilmar
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ostrowski, Simone Andrea de Oliveira França
dc.subject.por.fl_str_mv Informatica
Ciência da computação
Educação
Ensino auxiliado por computador
Inovações tecnológicas
topic Informatica
Ciência da computação
Educação
Ensino auxiliado por computador
Inovações tecnológicas
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T03:21:44Z
2012-10-20T03:21:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 188850
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83784
identifier_str_mv 188850
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv iii, 65 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187901910286336