O uso da informática no ensino fundamental: um estudo de caso em escolas de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Pinto, Maria de Lourdes Moreira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82227
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_4017812ff5088b64f583b77827429a7b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82227
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling O uso da informática no ensino fundamental: um estudo de caso em escolas de Belo HorizonteEngenharia de produçãoTecnologia educacionalEducacao pre-escolarEnsino auxiliado por computadorEnsino auxiliado por computadorAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho aponta algumas questões importantes no que se refere ao uso do computador no processo ensino-aprendizagem. As concepções metodológicas, os métodos utilizados e os efeitos desse uso foram os aspectos abordados para a compreensão de como tem se dado à inserção do computador na escola. Com efeito, a utilização do computador no ensino básico, está cada vez mais presente, impondo um processo educacional diferente dos utilizados anteriormente. Porém, o uso acrítico desse recurso precisa ser evitado. Levantar as bases filosóficas, psicológicas e pedagógicas em conformidade com o uso do computador na escola, constitui o objeto desta pesquisa. Para o alcance dos objetivos propostos neste trabalho, foram apresentados elementos de cunho histórico. Elementos que devem ser internalizados e refletidos para que se tenha visão do projeto social de nova ordem que se articula neste novo milênio, da qual a informática desempenha um papel de relevo. Nesse contorno, alguns entraves se fazem presentes. Ora a fragilidade da estrutura organizacional, ora a precariedade do embasamento teórico do educador que lança mão de novas tecnologias sub-utilizando-as ou desconhecendo as suas reais possibilidades.Florianópolis, SCBastos, Lia CaetanoUniversidade Federal de Santa CatarinaPinto, Maria de Lourdes Moreira2012-10-19T13:14:01Z2012-10-19T13:14:01Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 146 f.| il., tabs., grafs.application/pdf185850http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82227porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T23:42:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82227Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T23:42:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da informática no ensino fundamental: um estudo de caso em escolas de Belo Horizonte
title O uso da informática no ensino fundamental: um estudo de caso em escolas de Belo Horizonte
spellingShingle O uso da informática no ensino fundamental: um estudo de caso em escolas de Belo Horizonte
Pinto, Maria de Lourdes Moreira
Engenharia de produção
Tecnologia educacional
Educacao pre-escolar
Ensino auxiliado por computador
Ensino auxiliado por computador
Avaliação
title_short O uso da informática no ensino fundamental: um estudo de caso em escolas de Belo Horizonte
title_full O uso da informática no ensino fundamental: um estudo de caso em escolas de Belo Horizonte
title_fullStr O uso da informática no ensino fundamental: um estudo de caso em escolas de Belo Horizonte
title_full_unstemmed O uso da informática no ensino fundamental: um estudo de caso em escolas de Belo Horizonte
title_sort O uso da informática no ensino fundamental: um estudo de caso em escolas de Belo Horizonte
author Pinto, Maria de Lourdes Moreira
author_facet Pinto, Maria de Lourdes Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Lia Caetano
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maria de Lourdes Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Tecnologia educacional
Educacao pre-escolar
Ensino auxiliado por computador
Ensino auxiliado por computador
Avaliação
topic Engenharia de produção
Tecnologia educacional
Educacao pre-escolar
Ensino auxiliado por computador
Ensino auxiliado por computador
Avaliação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-19T13:14:01Z
2012-10-19T13:14:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 185850
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82227
identifier_str_mv 185850
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ii, 146 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1785187883354685440