O agir pedagógico dos professores de educação física no ensino técnico federal do estado do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Azevedo, Edson Souza de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Florianópolis, SC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79391
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física
id UFSC_4573599eb65a53608672892e13d61190
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79391
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling O agir pedagógico dos professores de educação física no ensino técnico federal do estado do Rio Grande do SulEducação físicaEstudo e ensinoEducação fisicaEnsino tecnicoPratica de ensinoEscolas tecnicasCurriculosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAtualmente, diversas correntes teóricas estão norteando a matriz intelectual e a prática pedagógica da Educação Física (EF). Neste estudo, o objetivo foi buscar o entendimento do Agir Pedagógico adotado pelos (as) professores (as) de EF (n=41) no Ensino Técnico Federal do Estado do RS (n=12), contextualizando as Abordagens Pedagógicas que norteiam este fazer pedagógico. Este estudo caracteriza-se como sendo um estudo de natureza descritivo-exploratório. Para coleta de dados foram utilizados questionário, entrevista estruturada e a observação. Analisou-se as condições em que acontecem as aulas, a atuação dos(as) professores(as) no processo pedagógico com enfoque nos quadrantes Administrativo-Funcional, Institucional e Pedagógico. Os resultados mostraram que, no quadrante Administrativo, a maioria dos professores(as) de EF têm carga horária de 10 a 15h/a, as aulas são realizadas no mesmo turno das demais disciplinas, os professores(as) envolvem-se, além das aulas, com treinamentos e administração, e muitos consideram que não atendem ou atendem em parte a demanda de turmas e alunos das escolas. Deve-se destacar que os(as) professores(as) de EF consideram as escolas bem estruturadas contando com privilegiado espaço físico, material didático-pedagógico e esportivo para a prática da EF. No quadrante Institucional, quase a totalidade dos(as) professores(as) afirmam que há apoio administrativo às atividades rotineiras da EF no cotidiano escolar e como também aos eventos esportivos. Consideram o status da EF, no cotidiano escolar, normal mas afirmam que a EF deve manter-se na busca da valorização através da conscientização da importância da sua prática, orientando e indicando caminhos. No quadrante Pedagógico, os objetivos das aulas de EF são elaborados a partir da participação dos alunos, os conteúdos da EF são trabalhados individualmente e coletivamente entre os(as) professores(as). A estratégia didática utilizada pelos(as) professores(as) são aulas práticas-expositivas, e muitos dos(as) professores(as) utilizam como orientações os educativos técnicos específicos da disciplina e existem os que trabalham com base em temas geradores. O perfil apontado pelos(as) professores(as) para as aulas de EF é resultante da interação entre as concepções formativa-recreativa e desportiva. No cotidiano escolar, as atividades mais praticadas ligadas a EF são os jogos desportivos, ginásticas e caminhadas, além dos jogos recreativos. As Abordagens Pedagógicas mais adotadas pelos(as) professores(as) na sua prática pedagógica são a Abordagem da Atividade Física e a Abordagem Humanista. Concluiu-se que os(as) professores(as) quanto a sua prática pedagógica, sentem a necessidade de atualização e melhoria da qualificação profissional, preocupam-se também, com a valorização da EF enquanto componente curricular no contexto escolar e buscam mudar a sua prática na direção de uma maior diversidade de conteúdos e menos diretividade nas aulasFlorianópolis, SCShigunov, ViktorUniversidade Federal de Santa CatarinaAzevedo, Edson Souza de2012-10-18T03:11:19Z2012-10-18T03:11:19Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiii, 161 f.| fots.application/pdf178432http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79391porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T21:55:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79391Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T21:55:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O agir pedagógico dos professores de educação física no ensino técnico federal do estado do Rio Grande do Sul
title O agir pedagógico dos professores de educação física no ensino técnico federal do estado do Rio Grande do Sul
spellingShingle O agir pedagógico dos professores de educação física no ensino técnico federal do estado do Rio Grande do Sul
Azevedo, Edson Souza de
Educação física
Estudo e ensino
Educação fisica
Ensino tecnico
Pratica de ensino
Escolas tecnicas
Curriculos
title_short O agir pedagógico dos professores de educação física no ensino técnico federal do estado do Rio Grande do Sul
title_full O agir pedagógico dos professores de educação física no ensino técnico federal do estado do Rio Grande do Sul
title_fullStr O agir pedagógico dos professores de educação física no ensino técnico federal do estado do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed O agir pedagógico dos professores de educação física no ensino técnico federal do estado do Rio Grande do Sul
title_sort O agir pedagógico dos professores de educação física no ensino técnico federal do estado do Rio Grande do Sul
author Azevedo, Edson Souza de
author_facet Azevedo, Edson Souza de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Shigunov, Viktor
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Edson Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estudo e ensino
Educação fisica
Ensino tecnico
Pratica de ensino
Escolas tecnicas
Curriculos
topic Educação física
Estudo e ensino
Educação fisica
Ensino tecnico
Pratica de ensino
Escolas tecnicas
Curriculos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T03:11:19Z
2012-10-18T03:11:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 178432
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79391
identifier_str_mv 178432
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiii, 161 f.| fots.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813725421250805760