Na encruzilhada: a autonomia de três professores de educação física em uma escola do Sul da Ilha da cidade de Florianópolis - SC

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Gonçalves, Vitor da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219366
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
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spelling Na encruzilhada: a autonomia de três professores de educação física em uma escola do Sul da Ilha da cidade de Florianópolis - SCEducaçãoProfessores de educação fisicaPrática de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.Essa dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Deferal de Santa Catarina. Entendemos aqui que a autonomia de professores é o modo como estes se reconhecem e interagem com o mundo, com a sociedade, no cotidiano escolar em suas práticas educativas. Tratamos também dos modelos de profissionalidade docente, os quais representam diferentes formas de autonomia de professores e os envolvem como racionais técnicos, profissionais reflexivos e intelectuais críticos. Levando em consideração esse campo teórico, o estudo buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: como é construído o processo de autonomia de três professores de Educação Física em uma escola do sul da ilha da cidade de Florianópolis-SC na perspectiva do imprinting cultural em suas interações com a cultura escolar? Para responder a essa questão, propusemos o seguinte objetivo geral: compreender como é construído o processo de autonomia de três professores de Educação Física em uma escola do sul da ilha da cidade de Florianópolis-SC na perspectiva nas suas interações com a cultura escolar. Neste sentido, para buscar responder à problemática do estudo, foi realizada uma pesquisa com modelo teórico-metodológico etnográfico. Participaram da pesquisa três professores de Educação Física selecionados a partir da participação espontânea. A interpretação dos dados se deu por meio da análise de conteúdo pelo método da triangulação dos dados destinados a construir o entendimento sobre a autonomia dos professores de Educação Física. A partir das investigações, foram criadas as seguintes categorias para compreender a construção do processo de autonomia dos sujeitos: a) Imprinting cultural: interações entre a cultura escolar e a autonomia dos professores de Educação Física; b) Autonomia de professores: da noção de liberdade às formas de ser e agir; c) Autonomia da prática educativa: aproximações aos modelos de profissionalidade docente. Foi possível compreender que a construção da autonomia de cada professor foi distinta e que cada um a exerce na cultura escolar à sua maneira. Chamou atenção a potência com o que o imprinting cultural influenciou a autonomia dos docentes investigados, visto que as primeiras experiências e marcas vindas da infância foi o que levou esses professores para o campo da Educação Física. Além disso, a formação inicial dos sujeitos potencializou ainda mais os imprintings culturais que consolidaram as perspectivas de Educação Física dos professores, refletindo diretamente em sua autonomia.Abstract: This dissertation is part of the Graduate Program in Education at the Deferal University of Santa Catarina. We understand that the autonomy of teachers is the way in which they recognize and interact with the world, with society, in the school routine in their educational practices. We also deal with teaching professional models, which represent different forms of teacher autonomy and involve them as rational technicians, reflexive professionals and critical intellectuals. Taking this theoretical field into account, the study sought to answer the following research problem: how is the autonomy process of three Physical Education teachers built in their interactions with school culture in a school in the south of the island of the city Florianópolis-SC at cultural imprinting perspective? To answer this question, we proposed the following general objective: to understand how the process of autonomy of three Physical Education teachers is built in a school in the south of the island of the city of Florianópolis-SC at cultural imprinting perspective in their interactions with school culture. In this sense, in order to seek to answer the study problem, a research was carried out with an ethnographic theoretical-methodological model. Three physical education teachers selected from spontaneous participation participated in the research. The interpretation of the data took place through content analysis using the data triangulation method designed to build understanding about the autonomy of Physical Education teachers. From the investigations, the following categories were created to understand the construction of the subject's autonomy process: a) Cultural imprinting: interactions between school culture and the autonomy of Physical Education teachers; b) Teachers' autonomy: from the notion of freedom to the ways of being and acting; c) Autonomy of educational practice: approaches to teaching professional models. It was possible to understand that the construction of the autonomy of each teacher was different and that each one exercises it in school culture in his or her own way. The strength with which cultural imprinting influenced the autonomy of the investigated teachers called attention, since the first experiences and marks coming from childhood was what led these teachers to the field of Physical Education. In addition, the initial training of the subjects further enhanced the cultural imprintings that consolidated the Physical Education perspectives of teachers, directly reflecting on their autonomy.Conceição, Victor Julierme Santos daUniversidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Vitor da Silva2021-01-14T18:08:35Z2021-01-14T18:08:35Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis215 p.| il.application/pdf370934https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219366porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:08:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219366Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:08:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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