Empreendedorismo em organização pública intensiva em conhecimento: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Willerding, Inara Antunes Vieira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94708
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2011
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spelling Empreendedorismo em organização pública intensiva em conhecimento: um estudo de casoGestão do conhecimentoEmpreendedorismoEducaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2011As organizações adotam uma nova forma de gerir, impulsionadas pela globalização, que estabelece o uso do conhecimento como diferencial competitivo. O conhecimento passa a exercer um papel fundamental para processos organizacionais. Diante dessa perspectiva, o Brasil iniciou mudanças de forma tardia e com deficiência em sua infraestrutura, bem como na área educacional, dado que a minoria da população tem nível universitário. A criação do conhecimento organizacional ocorre em três níveis: indivíduo, grupo e organização, sendo o ser humano o principal sujeito, pois ele é quem processa a informação para gerar o conhecimento. Nesse sentido é possível avaliar que a educação é a forma mais adequada para construir conhecimentos que possam auxiliar no desenvolvimento do comportamento do indivíduo, bem como na compreensão de atividades empreendedoras e suas exigências. Nesse âmbito, o Curso Pré-Vestibular da UFSC - Inclusão para a Vida, organização pública intensiva em conhecimento, foi criado para suprir as necessidades existentes nas camadas desfavorecidas da sociedade, no que se refere a alunos oriundos de escolas públicas, que não dispõem de recursos financeiros para frequentar cursos particulares de preparação para o vestibular, dificultando dessa forma, em virtude da concorrência, o ingresso nas universidades, principalmente nas públicas gratuitas, bem como o desenvolvimento educacional, da cidadania e de um melhor preparo da sociedade para o mercado de trabalho. A presente pesquisa teve como objetivo geral identificar o perfil intraempreendedor do idealizador do projeto. Para tanto, foi utilizado o modelo proposto por Uriarte (2000). A pesquisa classifica-se como qualiquantitativa, exploratória, bibliográfica, documental e estudo de caso. A população entrevistada consistiu de doze sujeitos, o idealizador do curso e mais onze colaboradores, que compõem a equipe. Pelos resultados obtidos, pode-se concluir em linhas gerais que o idealizador possui um perfil intraempreendedor padrão, mas apresenta características intraempreendedoras marcantes e outras que precisam ser mais bem desenvolvidas para que possa ter mais equilíbrio em seu comportamento. Vale ressaltar que através das características marcantes, em seu perfil, desenvolve ações para a expansão do curso, por meio de parcerias, sobretudo em relação à importância da educação, delineando o Pré- Vestibular da UFSC - Inclusão para a Vida como um dos maiores révestibulares sociais do País.Organizations adopt a new way to manage, driven by globalization, which establishes the use of knowledge as a differentiator. Knowledge begins to exert a key role in organizational processes. Given this perspective, Brazil initiated changes so late and with disabilities in its infrastructure and in education, since the minority of the population has college degrees. The organizational knowledge creation occurs in three levels, individual, group and organization, and the human being is the main subject, for he is the one who processes the information to generate knowledge. In this sense it is possible to evaluate that education is the most appropriate way to build skills that can help the development of individual behavior as well as in the understanding of entrepreneurial activities and their demands. In this context, the Pre- College Course UFSC - Inclusion for Life, public knowledge-intensive organization, was created to meet the existing needs in disadvantaged sections of society, with regard to students from public high schools that lack resources funds to attend private courses in preparation for the exam, thus making it difficult for admission to the universities because of competition, especially public ones, as well as educational development, citizenship and a better preparation of the society for the labor market. This research aims at identifying the intrapreneur profile of the founder of Pre-College Course UFSC - Inclusion for Life. For this, we used the model proposed by Uriarte (2000). The research is classified as qualitative and quantitative, exploratory, bibliografical, documentary and case study. The survey population consisted of twelve subjects, the creator of the course and eleven employees, which make up the team. From the results we can conclude in general terms that the creator has a default intrapreneur profile, but has outstanding intrapreneur characteristics and others that need to be developed so that his behavior can be more balanced. It is noteworthy that through the characteristics, in his profile, he develops actions to expand the course, through partnerships, above all regarding the importance of education, outlining the Pre-College UFSC - Inclusion for Life as the country's largest social pre-college.Franzoni, Ana Maria BencciveniFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaWillerding, Inara Antunes Vieira2012-10-25T14:47:35Z2012-10-25T14:47:35Z2012-10-25T14:47:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis134 p.| il., grafs., tabs.application/pdf289536http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94708porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T16:08:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94708Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T16:08:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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