Do escutar, o ofício

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Brotto, Beatriz Alves de Abreu Mancuso
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173666
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2016.
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spelling Do escutar, o ofícioLiteraturaPoéticaPoesia brasileiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2016.O trabalho propõe a reflexão sobre a voz poética enquanto presença manifesta. A efetividade do eco da poesia é pensada como a poesia da linguagem ou ainda como a poesia da poesia. Portanto, dir-se-ia que o tempo da poesia é o presente e, ainda mais, o instante. Tal instante, aqui será visto como campo fértil para o nascimento da linguagem poética que existirá em um corpo presente em si, em unidade sonora.O movimento da linguagem poética existirá conforme sua manifestação, em um sendo de obra. A poesia, portanto, que se escreve enquanto escreve, posta-se no externo de um ser enquanto tal da linguagem, que diz, e, portanto, existe no dizer- poesia, em sua fala, em sua voz, som e eco.Para tanto, o trabalho se apoia em algumas poesias de João Cabral de Melo Neto, a saber: "Rios sem discurso", "Bifurcados de habitar o tempo", "Uma faca só lâmina", "Alpendre no Canavial", "Discurso do Capibaribe" e "Retrato do Escritor".<br>Abstract : The dissertation proposes a reflexion about the poetic voice in a sense of manifest presence. The effectiveness of the resounding from poetry is thought as the language's poetry or, even still, as the poetry of poetry. Therefore, we could say that the poetry time is the present , and even more, the moment. This moment will be seen here as fertile land for the birth of poetic language which will exist in an itself-present body in terms of a sonority unity.The movement of the language will exist in accordance to its manifestation, in being from the work.The poetry which is written as the same time as writes, thus, stands in the extreme of a being who speaks and exists in its poetry speech, in its voice, sound and echoe.For that, this work is based on some João Cabral de Melo Neto's poems, such as "Rios sem discurso", "Bifurcados de habitar o tempo", "Uma faca só lâmina", "Alpendre no Canavial", "Discurso do Capibaribe" e "Retrato do Escritor".Camargo, Maria Lucia de BarrosUniversidade Federal de Santa CatarinaBrotto, Beatriz Alves de Abreu Mancuso2017-02-21T04:41:59Z2017-02-21T04:41:59Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf344173https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173666porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-21T04:41:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173666Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-21T04:41:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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